Se olhares para uma mapa do mundo no qual a área do paÃs é proporcional ao PIB, os EUA surge inchado que nem um balão.
Este outro mapa faz uma equivalência entre o PIB de cada um dos 50 estados e um paÃs com correspondente PIB. A California destaca-se como tendo um dos PIBs mais altos dos EUA. Caso fosse um paÃs independente seria o paÃs com o 8º PIB.
Mas como sempre quando se fala em Ãndices de riqueza de um paÃs, há que ter em conta a distribuição dessa mesma riqueza. Nos EUA vivem 49.7 milhões de pessoas abaixo do limiar de pobreza (16.1%). Em 2006, era apenas (?!) 12.5%. A Califórnia, um dos estados com maior desigualdade, tem uma taxa de pobreza de 23.5%. O rendimento médio familiar tem vindo a cair, e neste momentos está (ajustado para inflacção) ao nÃvel de 1995.
O Estado está a ajudar cada vez menos os desempregados e mais desfavorecidos. Em 2010, 2/3os dos desempregados recebiam subsÃdio de desemprego. Esse valor desceu para 54% em 2011, e situa-se este ano nos 45%.
Qual é o peso da venda de material belico no PIB Americano? Alguém sabe?
Uma excelente pergunta. Se bem entendo, é saber qual o contributo das empresas Estadunidenses fabricantes de material militar (como a Lockheed Martin, a Boeing, Northrop, etc.) para o PIB dos EUA. Efectivamente nunca pensei nesse lado da pergunta, e (depois de um pequeno esforço) não encontro dados que permitam facilmente responder. Mais frequente é vermos dados sobre as despesas do orçamento federal em armamento (que devem incluir também os apoios directos às companhias que as produzem). Eis um texto de Abril deste ano sobre despesa militar, e como a própria crise económica tem afectado a despesa pública nesta área. (http://www.globalissues.org/news/2012/04/17/13375)
André!
Era precisamente isso que eu desejava saber. A fatia do orçamento anual dos EUA para defesa é + – conhecida , há outras verbas escondidas que não são divulgadas.
O valor da exportação de material bélico também é conhecido.
Não encontro dados que indiquem qual é o contributo da industria de armamento no PIB.
Em tempos li qualquer coisa se não estou em erro, rondava os 30 % .
Obrigado.