A primeira conta que fizemos no Quem Paga o Estado Social em Portugal? foi esta:
Qual é o Rendimento dos Trabalhadores? Qual a percentagem de impostos arrecadados pelo Estado pagos pelos trabalhadores?
«Posto que o rendimento dos trabalhadores é cerca de 50% do PIB1 (Tabela 1) e que, na mesma escala do PIB, eles têm pago cerca de 25% dos impostos arrecadados nos últimos anos (Tabela2), conclui-se que metade do rendimento dos trabalhadores é entregue ao Estado». Corresponde isto a  75% do total de todos os impostos pagos! Hoje, antes desta medida que, se tudo correr bem, nunca irá para a frente,  os trabalhadores portugueses já pagam 75% dos impostos que o Estado arrecada.
Fonte: cálculo feito a partir dos valores do Eurostat: Main national accounts tax
aggregates e Structure of taxes by economic function.
E pq será que os jornalistas não pespegam nesta evidência, matematicamente Verdade,nas folhas impressas ou nos Media electrónicos?Pq são os doutrinadores do ‘empreendedorismo’,ou seja,capitalismo que agora,despe-se de tralhas, e vem ao q lhes interessa:EXPLORAR!
eu até tinha interesse em ler o seu livro, mas está a acabar com esse interesse.
então se mais de 50% dos trabalhadores não pagam IRS, pouquÃssimos são os que pagam 50%, como é que chega a essa soma maravilhosa?
Muito bem. Eu estive a dois dedos de fazer um reparo no mesmo sentido, so que não encontrei palavras assim tão brandas e receei ser mal interpretado. Até admito a hipotese de o que se diz no titulo ertar certo, mas a explicação do post é completamente surrealista !!!
Assim não vamos la, tenho pena mas não vamos.
Boas
Caro Rafael,
Vou fingir que a sua pergunta é uma pergunta e que não percebeu mesmo, mas tenho dúvidas, porque o seu comentário pode levar-me a ponderar se não é iletrado ou simplesmente quer gozar. Aconselho-o vivamente a ler e estudar. De todos os modos aqui vai:
Não pagam 50% de impostos, pagam mais. Recebem o equivalente a 50% do PIB em rendimento.
Da massa total de impostos pagos aos Estado 75% são pagos pelos trabalhadores e 25% pelos empresários/capitalistas.
Cumprimentos