Entrevista à Comissão de Luta aqui
Partilho um texto do jornalista Marcio Candoso (via António Paço)
Nunca tive a menor ilusão sobre as razões que levaram o Governo a chamar António Borges para o ‘dirty job’ de conselheiro para as privatizações… É a função dele, a sua razão de estar na vida, estragar tudo onde toca para transferir fundos de onde os há para quem lhe paga… E então se as tramóias puderem ter o aval estatal de uma democracia, melhor ainda, é limpinho!
Mas, dito isto, o negócio/e…squema hoje apresentado para a RTP roça as raias da loucura, de alguém cuja falta de vergonha atingiu todos os limites…
A RTP é cara, dizia-se… Mas cara vai continuar a ser, porque eu, você e toda a gente vamos continuar a pagar uma taxa de 140 milhões de euros por ano, por conta – claro – dos encargos do serviço público… Mas há uma mudança: o dinheiro não entra nos cofres do Estado, vai direitinho para o bolso do felizardo que ganhar a licença de concessão… O feliz contemplado poderá ainda continuar a transmitir publicidade.
Mas só na RTP 1… Porque a RTP 2 é para fechar, custa muito dinheiro – lá está – e quase não tem audiência (e eu que julgava que uma parte da taxa de serviço público era para pagar a RTP-2)… Nem os ‘rednecks’ dos EUA se atrevem a fechar a PBS (televisão pública), mas Borges vai sempre um passo à frente!
A RTP, por outro lado, dá ao novo proprietário tudo o que lá tem dentro, material do melhor, equipamentos de milhões e funcionários… Mas alto: nem todos os funcionários, porque – como qualquer gestor privado que se preze – o vencedor do euromilhões erre-tê-pÃcio poderá despedir umas centenas! Para quê?… Par aquilo ficar mais barato, claro!
E, ao que tudo indica, o Estado (a gente) ainda vai ficar com o serviço da dÃvida, que não é pequeno!
Querem coisa mais limpinha?
tão-se borrifando para a empresa e cagando para o serviço público, querem é manter o emprego, o que é legÃtimo, mas escusavam de ser tão envergonhados a dizê-lo.
Este faz-de-conta-que-é-ministro sem o ser e sem se sujeitar às consequências das suas actitudes,é,de facto,o manda chuva oligárquico nomeado pelo banco onde trabalhou,ou ainda trabalha.
É o presidente da comissão liquidatária.
É necessário e urgente recuperar a independência nacional e a legalidade democrática de um estado de direito,ANTES QUE NÃO SOBRE NADA.
mário
Mas porque é que em todos os posts que leio sobre a defesa da RTP, nunca dizem quanto desses 140 milhoes são para pagar salarios….
Não sei se só eu acho estranho….mas sabendo que dos 140 milhoes, 2/3 são para pagar salarios….não será muito?
Independentemente se o dinheiro entra no Estado ou irá entrar nos privados, como é que um empresa consegue viver com esta carga salarial?
Só faltava uma campanha para denegrir os trabalhadores da RTP, que ganham muito! E eu que achava que quem ia ganhar muito é quem vai ficar com a TV, nossa, e mais as taxas, pagas por nós.
Fico satisfeito pelo facto do pessoal de esquerda não considerar que um salário de 30 mil euros mensais para apresentar um qualquer concurso televisivo seja elevado ou ofensivo para o comum dos trabalhadores.
Desta forma, colocando a bitola nos 30 mil euros mensais como o que será um salário normal e justo, podemos então considerar que a maioria dos administradores de empresas, públicas e privadas, são demasiado mal pagos.
Acho mal um salário dessa dimensão seja em que sector seja, seja para fazer o que for. O efeito perverso dos salários muito grandes é mais que evidente.
Mas na lógica instalada por partidos que como o PSD anos após ano tem prejudicado o Serviço Público (saqueando e minando património construÃdo, escolhendo administrações para minar a programação, promiscuindo a informação, etc.) para depois se poder dizer que a RTP não faz Serviço Público possivelmente esses salário até serão um investimento pelo que trazem de espectadores e com eles em publicidade..
O Pacheco Pereira não estaria a levar dez mil euros pela coluna do Público – ao qual nem garante exclusividade – com um avo das audiências do Fernando Mendes?
E só faltava o idiota de serviço a querer provar que o salário que só umas 5 pessoas ganham é o que ganha a generalidade dos trabalhadores da RTP. Era bom, era!
Acabem com os salários milionários de Malatos, Mendes, e Furtados, isso sim!
Engraçado, quem defende a RTP tem esta dificuldade em olhar para os números….
Ninguem está a denegrir nada, os numeros são factos…
Eu percebo que na sua cabecinha se sinta mais confortavel em agarragar-se à celebre frase: “os privados vão ficar com 140 milhoes pagos por nós”…..e o resto não se fala????
Que acham da ideia de a querida RTP acabar com a transmissão das touradas?!