Se procuram uma alternativa, o que estão a fazer no PS? Que contributo esperam do troikista austeritário do António José Seguro e o que pretendem com o convite que lhe foi endossado? Que alternativa é essa que não tem como objectivo mobilizar para as lutas concretas, afasta o cenário de servir para lançar uma candidatura presidencial e recusa a estratégia de fundar um novo partido? Para lá do chá das cinco e de lavar a imagem de uma mão cheia de convictos dirigentes do Largo do Rato, alguns socráticos de primeira linha, o que é que move, precisamente, todos os outros nesta valente trapalhada?
tags
15O 19M bloco de esquerda Blogues CGTP Constituição da República Portuguesa cultura democracia desemprego educação eleições Esquerda EUA Europa FMI greek riot greve geral grécia Guerra-ao-terrorismo humor i intifada mundial irão israel jornalismo liberdade Lisboa luta dos trabalhadores media música NATO new kid in the blog... Palestina parque escolar pcp Portugal presidenciais 2010 presidenciais 2011 PS psd repressão policial Revolução Magrebina Sócrates VÃdeo youtubearquivo
- Julho 2013
- Janeiro 2013
- Dezembro 2012
- Novembro 2012
- Outubro 2012
- Setembro 2012
- Agosto 2012
- Julho 2012
- Junho 2012
- Maio 2012
- Abril 2012
- Março 2012
- Fevereiro 2012
- Janeiro 2012
- Dezembro 2011
- Novembro 2011
- Outubro 2011
- Setembro 2011
- Agosto 2011
- Julho 2011
- Junho 2011
- Maio 2011
- Abril 2011
- Março 2011
- Fevereiro 2011
- Janeiro 2011
- Dezembro 2010
- Novembro 2010
- Outubro 2010
- Setembro 2010
- Agosto 2010
- Julho 2010
- Junho 2010
- Maio 2010
- Abril 2010
- Março 2010
- Fevereiro 2010
- Janeiro 2010
- Dezembro 2009
- Novembro 2009
- Outubro 2009
- Setembro 2009
- Agosto 2009
- Julho 2009
- Junho 2009
- Maio 2009
- Abril 2009
- Março 2009
- Fevereiro 2009
- Janeiro 2009
- Dezembro 2008
- Novembro 2008
- Outubro 2008
- Setembro 2008
- Agosto 2008
- Julho 2008
- Junho 2008
- Maio 2008
- Abril 2008
- Março 2008
- Fevereiro 2008
- Janeiro 2008
- Dezembro 2007
- Novembro 2007
- Outubro 2007
- Setembro 2007
- Agosto 2007
- Julho 2007
- Junho 2007
- Maio 2007
- Abril 2007
- Março 2007
- Fevereiro 2007
- Janeiro 2007
- Dezembro 2006
- Novembro 2006
- Outubro 2006
- Setembro 2006
Eu e muitos outros estamos á espera que o Renato nos diga qual é a maneira tipo “Bayer” de fazer as coisas, para tomarmos o poder em seguida.
Entretanto por mim fico sentado, porque esta coisa da convenção democrática não me convence.
Mas, ó Renato, veja se não demora a apresentar alternativas que tenham pernas para andar senão a malta que está á espera ainda cria raizes.
Obrigado
K
A paciência é uma virtude revolucionária.
Fui ver o texto linkado, no vermelhos.net.
Bom , cada vez mais se me afigura que os maiores inimigos da esquerda da Esquerda estão na propria esquerda. Não é a direita, infelizmente, que se dedica a denegrir a imagem da Esquerda. Nós próprios nos encarregamos disso.
Esta opinião sobre a convençao das alternativas é um exemplo disso: há pessoas de diferentes sensibilidades politicas que num dado momento têm interesses convergentes relativamente a uma determinada questão. Qual é o problema de se juntarem/discutirem/organizarem/ etc.? Pessoalmente nao vejo problemas; nao vou pedir ao Galamba, por exemplo, que saia do PS se quer que eu discuta seja que questão for com ele. Seria um absurdo. E quem diz Galamba diz outros quaisquer. No fundo o que Vermelhos.net faz é editar a velha formula do PC de que só alinha em coisas se os potenciais aliados abdicarem de alguma coisa caso contrario nem pensar.
O Renato também; a tal convençaõ só lhe serviria se os gajos do PS e outros que lá estão se mudassem de armas e bagagens para…onde? Talvez o MAS?
O problema da politica é que é mesmo dificil de se fazer especialemnte quando toca á necessidade de se fazerem alianças. Enquanto nao reconhecermos um estatuto de igualdade para todos os potenciais aliados em projectos pontuais, e repito mesmo que transitorios, podemos esperar sentados.
K
Onde há PS não há alternativa. Bem pelo contrário. Toda a esquerda que lhes dê cobertura estará a contribuir para mais uma amnésia e para mais uma voltinha no carrocel do bloco central.
Parte desses do PS que estão na coisa ainda agora se abstiveram numa moção de censura contra o governo (que, está bem, também referia o passado do PS, mas quem construiu esse passado foram os próprios, estão lá enfiados por demérito próprio) tendo levado uma semana e uma intervenção do silva pereira a atacar os proponentes, seu principal adversário polÃtico.
Com as abstenções violentas, ou seja darem o caminho livre para o PSD e o CDS fazerem o que querem, conclui-se que não é tão Passado quanto isso, mas é mais Presente que outra coisa.
quando dizia passado referia-me ao passado no executivo.
claro que existe dissociação entre prática e algum verbo mas na oposição sempre vão dizendo uma ou outra coisa de esquerda, quanto mais não seja para apelar ao voto (in)útil.
Desculpe lá kirk, mas o boy Galamba era um dos maiores entusiastas do governo que levou Portugal à falência e que negociou com a troika. Se ele aparece agora nesta convenção contra a troika é evidente que a convenção não pode ser levada a sério.
Pela minha parte aguardo a convenção com elevada expectativa: Espero que dê para eu me rir bastante.
Caro Sr, ria mas não vá, fique em casa e aproveite para ver a nova Telenovela.
O tipo que escreveu no vermelhos.net manda dizer que quando os deputados do PS, agora “alternativos”, votarem favoravelmente uma moção de censura, ou qualquer outra proposta anti-troika apresentada pelo BE ou PCP, pedirá desculpas públicas pelo seu sectarismo precipitado.
Até lá, deixe-me presumir que, ancorado na história recente, sou bem capaz de ter razão.
bom, a avaliar pelas contradições entre reformistas e revolucionários, cujos arautos não se cansam de comparar, pese os quase 100 anos e as diferenças que separam as duas épocas,,
pode muito bem acontecer que daqui saia (à semelhança do que aconteceu com a Liga Espartaquista que renegou a social-democracia) uma cisão que funde um novo partido que crie uma união de facto com os Comunistas, dispostos a concretizar um programa objectivo de classe
(`tão a ver o Galamba nessa, não estão?,, hoje acordei com a costela a dar para o gozo)
Conclusão, o Ricardo Teixeira não foi convidado assinar.
Veremos o que este Congresso vai dar, para já parece-me a Comissão de Candidatura Carvalho da Silva á Presidência, se fôr esse o objectivo tem desde já o meu apoio.
Leia oh Augustus. É o próprio Carvalho da Silva a descartar esse propósito.
Pois ele será um candidato do PS ou do PSD!
Isso é tremendamente injusto com Carvalho da Silva.
O Carvalho da Silva está tremendamente disponÃvel para dar cobertura a carreiristas do PS.
A vida é para viver agora e não no passado (deve dizer ele ao espelho pela manhã). Eu não podia estar mais de acordo.
Para o mal e para o bem, a luta de classes é agora, por isso cada qual escolha o seu lado e assuma as responsabilidades pelos seus actos. Eu ao PS – e ao contrário do Carvalho da Silva – só dou uma coisa: combate!
Se acho que o PS seja de aproveitar? Não, não acho.
Se acho que o Carvalho da Silva alguma vez deixou de dar combate ao PS? Não, não acho.
Obviamente, alvo errado.
Enquanto se achar que o PS é um interlocutor à esquerda vamos bater com os cornos na parede uma e outra vez. O PS não é o partido mais à direita mas foi o que mais contribuiu para o avanço da contra-revolução e para a destruição dos direitos da classe trabalhadora. Entre o PS e o PSD, pulula a escória de administradores bancos e grandes empresas. São partidos do capital. O BE, uma vez mais, cria ilusões de que com o PS é possÃvel abrir caminhos para a esquerda.
Pingback: Contra a impunidade… e a amnésia. | cinco dias
O PS tem sempre gente preparada para dizer uma coisa e o contrário assim lhes dê jeito, como diz alguém por aqui, só falta o poeta e está o ramalhete completo
Já agora podiam ter juntado no manifesto o discurso do jornaleiro armado em ministro e agora feito ex-ministro, dava mais sainete
Uma pergunta como fica aquela coisa do Tavares que abichou o lugarzinho do BE lá por fora e se mudou para o Sportem daquele parlamento ? Também é para colar ?
Estiveste bem Ricardo
Essses do PS e os do PC, como se diz aqui no Alentejo, só lá vão dar fé e cavalgar a onda numa de ver se controlam a coisa. Há uma desconfiança impossÃvel de vencer.
Os do Bloco…bem…são utópicos. Eu acredito, que eles acreditam que a coisa é possÃvel.
Acho até, que os primeiros a bater com a porta são so do PC.
O PS não vai levar a coisa a sério e retira essa espécie de estado-maior aos poucos.
Os do Bloco estão lá para arrumar a sala e fechar a porta e tentar fazer a ponte de maneira a apresentar o Carvalho da Silva candidato a presidente.
Não acredito que o PS apoie o Carvalho da Silva embora a raposa do Soares possa dar a entender que simpatiza com a ideia.
Ver para controlar a coisa.
Mais uma análise certeira de Rui F, a ter em conta o comunicado partidário. Ou quando a realidade sistemática e sucessivamente trama ideias feitas e pré-conceitos.
Estes novos Partidos de Esquerda nascem sobre a alçada do PS para tirar votos ao PCP!
Baresi88
O PC encarrega-se ele mesmo de fazer encolher o partido. Não precisa neste e noutros casos de ajudas externas.
o chato nas suas useiras contas é que nem ele encolhe nem você acerta.
Ah ja me esquecia.
Ganha sempre.
Não, não ganha sempre, nem eu disse isso. Nem aqui, nem em lado nenhum. Mas esse discurso do PCP nem é aliás assunto para aqui chamado pelo que não percebo porque desconversa.
Uma das coisas chatas na sua argumentação é que é complicado atribuir-me coisas que eu nunca disse.
Ao passo que você anda há anos a sonhar com o esvaziamento e desaparecimento do PCP (na linha do PS e da linha social-democratizante – mas não só – do BE), em tempos em nome da vitória do BE e agora já nem isso.
Basta ser intelectualmente honesto (o que o desvio supra mais uma vez evidencia que não é) e comparar sucessivos resultados eleitorais que sejam compráveis, o que você também não sabe fazer pois teima em ir buscar os resultados da Constituinte.
Julga que servem a sua teoria bebida nos jornais – em escribas como Pedro Correia ou ao estilo Raquel Alexandra para efeitos de cumprimento de determinado comissariado polÃtico – que pouco se coadunam com a realidade embora ajudem a formatá-la.
A sua análise amputada e falaciosa é do foro do combate polÃtico e da conquista do poder (agora sem uma dama que se veja) e não da historiografia.
Antónimo:
clap!clap!clap!
peço desculpa..Ricardo!
Renato lol
Pois é senhor bruno foi o ps que participou na santa aliança não foi?tenham mas é vergonha.
A Santa Aliança da Moção de Censura ou no Código de Trabalho ou a da Santa Aliança dos PEC I, II e III?
Quando os rosinhas falam fico confundido (acho que eles também, mas têm de passar a ideia de que têm uma ou outra convicção e não mero apego ao poder).
Quais aquela(s) que aprovaram os PEC`s, a entrega do paÃs à Troika, a eleminação de direitos do trabalho, a nacionalização dos prejuizos provocados pelo roubo no BPN, etc, etc ?
O que nós precisamos mesmo é de uma vanguarda bacteriologicamente pura que não faça nenhuma cedência, nem à direita, nem ao PS, nem aos novos sociais democratas do BE, nem ao Carvalho da Silva que é um vendido, nem ao Vasco Lourenço que estava no grupo dos 9, nem ao vale de Almeida que só pensa nos gays, nem ao Mário Ruivo que só pensa nas pescas, nem à Manuela Silva que foi próxima de Pintassilgo que foi empossada por Eanes, logo é burguesa, nem a nenhum dos subscritores.
Renato Teixeira e Bruno Carvalho têm toda a razão. Só há um ligeiro problema: é que vanguarda há só uma e parece-me que há aqui dois galos para um só poleiro. MSE ou MDM? PCP ou MAS? Rubra ou Avante? Jerónimo ou Gil Garcia?
Amiguinhos:
Vejam lá se se entendem que a minha avançada idade não se coaduna com estes ardores curiosos e quero continuar a ler (e a divertir-me!, pois então) com as vossas prosas durante mais uns anitos.
Atenciosamente
A Direita é o PS. E se você gosta tanto do PS e dos seus amiguinhos xuxialistas vá lá para dentro.
Eu vou me rir quando acontecer ao PS o que aconteceu ao PASOK. Esses canalhas vão ter medo de sair à rua!
A minha esperança está num futuro em que a burguesia será expropriada da sua riqueza obscena. A burguesia inclui seus amigos e amigas xuxas.
http://www.pcp.pt/esclarecimento-sobre-um-anunciado-congresso
Vamos lá!
Vamos lá salvar os bancos!
Vamos lá salvar o euro!
Vamos lá salvar o capitalismo!
Vamos lá salvar o PS!
Vamos lá salvar a burguesia!
Vamos lá que qualquer turba de fato e gravata é um congresso de esquerdas!
Vai haver tachos para dar e vender!
Vai haver promessas de um futuro radiante!
O Sócrates vai tirar os 150 mil empregos da gaveta!
O Soares vai tirar o socialismo da gaveta!
O céu é o limite!
No final da farra, depois da bebedeira, não vai sobrar uma migalha para o povo comer…
Mas como dizia o outro: “vota no tiririca porque pior não fica”.
Já percebi que nunca haverá um partido polÃtico que congregue toda a esquerda, desde os PS que ainda são esquerda ao PCTP/MRPP, passando pelo PCP, pelo BE e pelo MAS. Nem vale a pena tentar. Mas nada impediria uma larga coligação eleitoral desses mesmos partidos e movimentos, talvez sob a designação de Frente Democrática, para por via eleitoral tirar o poder à oligarquia. Cada partido mantinha as suas idiossincracias ou manias, mas trabalhando em conjunto para mudar a sério o sistema. Só com muita falta de imaginação se não conseguiria encontrar uma plataforma programática consensual.
Caminhando o Pais p/ o desastre (ou Abismo) não se compreende, não haver
entendimento á esquerda, que de forma abrangente, pudesse congregar um entendimento, com vista á criação de uma Frente Democratica, de forma a combater a Direita de forma mais eficaz, com vista ao seu derrube!!! È pena que
não se alcance esse entendimento!!!
Viva a Liberdade!!!!
Viva o 25 de Abril!!!
Depois de ler os comentarios a começar por:
Kirk says:
27 de Junho de 2012 at 8:22
Até ao:
Rocha says:
27 de Junho de 2012 at 17:40
Só tenho isto para dizer : Está tudo muito bem assim, pois o paÃs tém o governo que merece.