Há pouco mais de um ano, no Terreiro do Paço, o movimento social descobria uma nova forma de actuação, passando a intervir politicamente a partir de assembleias. A acção colectiva, até ai sob monopólio absoluto das organizações tradicionais, passava agora a ser, também, testada além do conforto das salas de reuniões, raras vezes capazes de reunir além das fronteiras das supra-estruturas dos sindicatos e dos partidos polÃticos. Do Terreiro do Paço para o Rossio, dos bairros à Primavera Global no Parque Eduardo VII, aos vários milhares da Assembleia realizada na escadaria de São Bento, a lógica dos vários movimentos que ai confluÃram passou a arriscar mais vezes a democracia de base e a diversificar as suas formas de acção e pensamento. A reunião em assembleia de pessoas de diferentes sectores sociais e profissionais, dos estudantes aos reformados, dos precários no contrato aos do contrato precário, o potencial das assembleias vem sobretudo do facto de ter mais cabeças a pensar do que aquelas que insistem em continuar a decidir tudo de costas. Nem sempre se pensa melhor, é verdade, mas quase sempre se decide bem.
Daqui a pouco, às 17h, no Rossio, volta a tomar a palavra, a proposta e o voto, contraria o medo que por aà anda a ser espalhado e, como propõe a Plataforma 15 de Outubro, vem derrotar a precariedade e o desemprego. Às 19h, há também assembleia à frente de São Lázaro, e entre uma e a outra piquetes de colagens do MSE.
“ASSEMBLEIAS POPULARES – Uma ferramenta fundamental para ajudar a derrubar o governo.”
Esse tÃtulo parece saÃdo da twilight zone. Ou então é uma peça de humor refinado.
Pelo menos.
ASSEMBLEIAS POPULARES – Uma ferramenta fundamental para ajudar a derrubar o governo.???
Tenho-te um respeito enorme mas: enquanto o Rock in Rio estiver a abarrotar a selecção as ser bajulada apesar da vergonha do futebol que vai jogando, Fatima queimar mais não sei quantas toneladas de velas do que anos anteriores e o Banco Alimentar conseguir mais não sei quantas toneladas de comida comprada nas grande grande empresas distribuidoras sem que esta descontem meio centimo, munca mai lá vamos.
Já reparaste que estamos a repetir os 3 Fs??? Fatima, Futebol e Fatima, quando deviamos estar na era dos 3 Ds. DESCOLONIZAR, DEMOCRATIZAR e DESENVOLVER.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2583071&page=-1
Olhe que vai adiantando alguma coisa, Bolota.