Este foi um dos vÃdeos usados pela oposição para acusar o governo sÃrio de massacre contra a população de Houla. É realmente estranho que se acredite que um Estado que tenta amenizar as crÃticas e combater o isolamento internacional pudesse patrocinar um acto bárbaro a poucas horas da chegada do emissário da ONU Kofi Annan. Não tenho qualquer dúvida de que rejeitarei e condenarei tal violação dos direitos humanos se isso vier a ser provado. Mas o comportamento da comunicação social não contribui para o esclarecimento dos factos. Ela é uma arma ao serviço do imperialismo. O melhor exemplo disso é a fotografia de centenas de mortos iraquianos que a BBC usou para ilustrar o que aconteceu em Houla. Tiveram azar porque o fotógrafo não achou piada e denunciou a situação. Outros, como o The Washington Post, já não conseguem disfarçar o indisfarçável. Os Estados Unidos financiam o terrorismo na SÃria e diariamente explodem bombas e são assassinadas dezenas de civis que não recebem qualquer interesse por parte dos mercenários da informação. Naturalmente, serei criticado por não alinhar com a propaganda imperialista. Muitos desses crÃticos são os mesmos que abriram caminho à entrada do medievalismo no Afeganistão e da barbárie na Jugoslávia. E a esta hora, para contentamento de todos, já se exploram as possibilidades de uma intervenção militar externa na SÃria – com o beneplácito desse herói do falso socialismo François Hollande – enquanto se expulsam embaixadores sÃrios nas capitais europeias.
tags
15O 19M bloco de esquerda Blogues CGTP Constituição da República Portuguesa cultura democracia desemprego educação eleições Esquerda EUA Europa FMI greek riot greve geral grécia Guerra-ao-terrorismo humor i intifada mundial irão israel jornalismo liberdade Lisboa luta dos trabalhadores media música NATO new kid in the blog... Palestina parque escolar pcp Portugal presidenciais 2010 presidenciais 2011 PS psd repressão policial Revolução Magrebina Sócrates VÃdeo youtubearquivo
- Julho 2013
- Janeiro 2013
- Dezembro 2012
- Novembro 2012
- Outubro 2012
- Setembro 2012
- Agosto 2012
- Julho 2012
- Junho 2012
- Maio 2012
- Abril 2012
- Março 2012
- Fevereiro 2012
- Janeiro 2012
- Dezembro 2011
- Novembro 2011
- Outubro 2011
- Setembro 2011
- Agosto 2011
- Julho 2011
- Junho 2011
- Maio 2011
- Abril 2011
- Março 2011
- Fevereiro 2011
- Janeiro 2011
- Dezembro 2010
- Novembro 2010
- Outubro 2010
- Setembro 2010
- Agosto 2010
- Julho 2010
- Junho 2010
- Maio 2010
- Abril 2010
- Março 2010
- Fevereiro 2010
- Janeiro 2010
- Dezembro 2009
- Novembro 2009
- Outubro 2009
- Setembro 2009
- Agosto 2009
- Julho 2009
- Junho 2009
- Maio 2009
- Abril 2009
- Março 2009
- Fevereiro 2009
- Janeiro 2009
- Dezembro 2008
- Novembro 2008
- Outubro 2008
- Setembro 2008
- Agosto 2008
- Julho 2008
- Junho 2008
- Maio 2008
- Abril 2008
- Março 2008
- Fevereiro 2008
- Janeiro 2008
- Dezembro 2007
- Novembro 2007
- Outubro 2007
- Setembro 2007
- Agosto 2007
- Julho 2007
- Junho 2007
- Maio 2007
- Abril 2007
- Março 2007
- Fevereiro 2007
- Janeiro 2007
- Dezembro 2006
- Novembro 2006
- Outubro 2006
- Setembro 2006
Realmente esse xuxa do Hollande não perde tempo em baixar as calças e curvar-se perante o imperialismo quando vem a público dizer que uma intervenção armada na SÃria é uma hipótese.
Então a China e a Rússia também participam no imperialismo americano?
A Rússia acaba de pedir uma investigação independente.
O azar da SÃria é o de não possuir a bomba
O azar da jugoslávia foi o de não ter a bomba
O azar da LÃbia foi o ter-se esquecido da bomba
O azar do Iraque foi o não serem rápidos a fazer a bomba
O Irão irá ter azar se não fabricar a bomba rapidamente
O imperialismo só respeita a bomba
Ninguem pensa em invadir a Coreia
Convinha que se indicasse a fonte do fotógrafo que reclama a autoria da foto. Interessava mais que o boneco.
http://www.telegraph.co.uk/culture/tvandradio/bbc/9293620/BBC-News-uses-Iraq-photo-to-illustrate-Syrian-massacre.html
Quando se quer vender uma guerra a verdade é a primeira a ser sacrificada. Foi sempre assim.
Nunca me esquecerei da imagem do Collin Powell de frasquinho na mão em pleno CS da ONU a jurar a pés juntos que aquilo era uma amostra das tais armas de destruição maciça que o Iraque não tinha.
Nem nunca me esquecerei da idiota da Amampour da CNN a falar do genocÃdeo em curso na Jugoslávia.
Ou do idiota do Simpson da BBC a “libertar” Cabul, ou do tipo da Fox News histérico em Bagdade.
Bush foi-se e Obama continuou as suas guerras e bombardeou durante longos 8 meses o paÃs que estava em 1º lugar no Ãndice de Desenvolvimento Humano de toda a Ãfrica.
Sarkozy foi-se e de pronto Hollande agarrou as suas guerras. E copia os anglo-saxónicos – Austrália, EUA, Canadá, Grã-Bretanha – expulsando a embaixatriz da SÃria em França! Sem sequer se dar ao trabalho de cortar as relações! Para de novo tentar o golpe da divisão, que Sarkozy, desenvolveu com sucesso contra a LÃbia e Costa do Marfim.
Desta vez os BRICS não vão permitir uma nova LÃbia na SÃria. Vai sair do lombo dos patriotas sÃrios que estão há 16 meses sob fogo mas que vão persistir porque amam o seu paÃs inclusivo, tolerante e secular. E querem que assim continue e soberano e independente.
É má construção de hipertexto. Este link devia estar no post. Assim, a informação ficava logo disponÃvel sendo por isso mais transparente e facilmente verificável. Nem toda a gente vem aos comentários.
As duas fotos que não passam da mesma.
A informação da “austera e respeitável” BBC
Chocante.
http://o-companheirovasco.blogspot.pt/2012/05/fox-news-114-quando-o-feitico-se-volta.html
Bruno,
Faz falta que escrevas mais vezes aqui. És dos pouquÃssimos que aqui se atrevem a abordar temas complexos como os da SÃria. A foto da BBC também me intrigou e sei que há meses que grupos terroristas na SÃria são financiados e têm apoio logÃstico de potências ocidentais. Há imenso cinismo no meio disto tudo que importa esclarecer. E há um silêncio de chumbo na imprensa ocidental sobre a opinião dos sÃrios, para não falar da versão oficial do governo sÃrio.
Se há coisas sem o mÃnimo de complexidade para entender é esta. Desde há 16 meses que assistimos ao profundo envolvimento dos EUA, França, Grã-Bretanha, Qatar, Arábia Saudita, Turquia, etc., para desestabilizar a SÃria, pagando a mercenários de toda a região, cometendo todos os tipos de crimes e atentados. Com todo o envolvimento dos media ocidentais e das ONG’s habituais. Mas a SÃria, apesar do tremendo sofrimento imposto aos seus 26 milhões de habitantes resiste, fez progressos, realizou as suas primeiras eleições locais multipatidárias, depois referendou a nova Constituição, realizou eleições nacionais multipartidárias, elegeu o seu Parlamento, formou o seu novo governo.
Mas são centenas de milhões em armas, munições e mercenários que despejaram contra o paÃs e que continuam a despejar. Armamento cada vez mais sofisticado e em maior quantidade que lá continua a chegar pago pelo Qatar e Arábia Saudita, vindo de Israel, EUA, paÃses da NATO. Desde muito antes disto ter começado já por lá andavam todos os serviços secretos ocidentais e operacionais da Blackwater a treinar, a operar, a coordenar e por lá continuam. Treinaram mercenários na LÃbia, Turquia, agora no Kosovo, à s escâncaras.
Mas o povo sÃrio resiste e não é só porque tem o apoio dos BRICS. É porque em primeiro lugar quer manter o seu paÃs com as mesmas caracterÃsticas. Mas também é porque tem com ele os BRICS e o seu apoio diplomático e comercial. A SÃria não está sozinha perante a barbárie.
Leo,
…e apenas vens confirmar que o caso da SÃria é complexo.
Sim é complexo para os sÃrios mas bestialmente simples de entender para quem defende que não deve haver ingerências nos assuntos internos dos sÃrios.
Enquanto isto, o resto da malta “de esquerda” entretém-se a malhar no KKE.
Realmente agora faziam falta os habituais paladinos da “oposição”/bando de mercenários sÃrios virem cá comentar.
Curioso video. Nem uma única bandeira da oposição sÃria (a verde e preta, muito ao estilo da “nova” bandeira da LÃbia, esse paÃs que regressou ao feudalismo até nos sÃmbolos).
Só se vê bandeiras do regime pan-árabe, socialista árabe e bathista, entre os que estão a ser alvejados. Onde estarão as bandeiras opositoras/mercenárias? Será do lado dos que estão a disparar sobre a população?
Patriotas sÃrios assassinados por terroristas.
Inteiramente de acordo. Resta saber quem são os terroristas: os da oposição ou os do regime.
Para o Bruno não há dúvidas, já que vê a situação a preto-e-branco, sendo a oposição a fonte de todo o mal, apenas mercenários ao serviço do imperialismo, estando do outro lado um regime democrático e tolerante, apenas se defendendo dos terroristas estrangeiros fanáticos.
Diante das imagens, nem sequer lhe passa pela ideia que se possa tratar de ataques das tropas/milÃcias governamentais, sobretudo se forem mesmo imagens de Houla.
Que parte de eu condenar todo aquele que tenha executado o massacre é que você não compreende? De resto, o vÃdeo que postei é claro. Quem é alvejado é gente apoiante do governo que anda com a bandeira constitucional.
Três dias após a colocação deste post corajoso e oportuno do Bruno, venho aqui com uma finalidade.O da denúncia de meios e métodos
Por múltiplas vezes,em variados posts, a propósito de tudo e de nada, aparecem comentários escritos em que se refere explicitamente a SÃria.
A fuga ao tema em debate é um hábito por parte de alguns.E o recurso aos métodos sujos, para ocultar o essencial na altura, é apanágio de 2 ou 3 “comentadores”.
Quem assim procede não pretende debater ou dialogar.Pretende sim agitar papões e chavões.E usa slogans replicados dos media e das centrais de comunicação do poder instituÃdo.Usando métodos preconizados por essas mesmas agências de comunicação.
A histeria das palavras que se tornam histéricas pelo histerismo nada inocente de quem produz os cenários e as notÃcias
Entretanto quando a notÃcia é mesmo a SÃria, estes “comentadores” desaprecem.Não em combate,mas sim porque o esclarecimento dos factos e a análise das situações nunca foi o objectivo de tal gente