Uma dúvida que talvez me possam esclarecer o Sr. Ministro, o Sr. Comandante-geral ou aquele lobby que se chama “Observatório” para parecer académico ou oficial

Não estou nada interessado em ajudar a alimentar as tentativas de redução da última Greve Geral à carga policial no Chiado.

Mas a verdade é que há uma dúvida que me tem andado a atazinar desde esse dia, voltando a moer-me o juízo a cada novo conjunto de imagens que é divulgado.

Coloco-a aqui para ver se alguma alma caridosa ma esclarece e me vejo livre dela, pois pode ser que o Sr. Ministro da Administração Interna, ou o Sr. Comandante-geral da PSP ou, à falta de melhor, aquele lobby securitário privado com o mui académico e oficial nome de “Observatório”, sejam capazes de me dar uma tranquilizadora mãozinha para ultrapassar este transe.

E a dúvida é esta:

Conforme bem me lembro, a manifestação convocada pela CGTP-IN foi direccionado pelas forças policiais para fora da zona de esplanadas do Chiado, circundando-a através da rua paralela. O pessoal perguntava-se o porquê daquela voltinha de sobe-e-desce, mas de facto a coisa até fazia sentido, caso se pretendesse evitar qualquer foco de confusão ou tensões que pudesse resultar do brusco estreitamento da rua disponível, devido ao espaço ocupado pelas esplanadas cheias de simpáticos turistas.

Pouco tempo depois, aquilo que se vê nas imagens é o direccionamento da manifestação convocada pelo 15O para essa zona de esplanadas, sendo inclusivamente tapadas por cordões policiais as ruas que permitiriam fazer o desvio anteriormente realizado.

Ora expliquem-me lá:

Foi descoberta e adoptada, nesse par de horas, uma nova doutrina de actuação das forças policiais para o evitamento de confrontos? (mal sucedida, como se nota…)

O comandante das força no terreno teve, durante esse período, um curto-circuito nos neurónios e ninguém deu por nada?

Houve um elevado grau de incompetência por parte dos comandos policiais no local?

Ou houve deliberação em criar as condições mais propícias a um incidente?

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged . Bookmark the permalink.

11 Responses to Uma dúvida que talvez me possam esclarecer o Sr. Ministro, o Sr. Comandante-geral ou aquele lobby que se chama “Observatório” para parecer académico ou oficial

Os comentários estão fechados.