Es.Col.A. do Alto da Fontinha – AUX ARMES!

A Câmara Municipal do Porto prepara-se para, a qualquer momento, arrasar com uma das mais bem sucedidas ocupações populares. Que a resistência ao despejo salvaguarde um espaço que foi recuperado do povo para o povo e que só o povo pode defender.

Rui Rui e os bantustões da especulação imobiliária devem saber que qualquer ataque não será ripostado apenas de quem tem construído A Es. COl.A. do Alto da Fontinha, mas que a resposta será nacional.

“Es.Col.A. do Alto da Fontinha
CARTA ABERTA

Face à intenção da Câmara Municipal do Porto de desalojar o projeto Es.Col.A. – Espaço Coletivo Autogestionado do Alto da Fontinha, declara-se o seguinte:

Devoluta e em degradação durante mais de cinco anos, a antiga escola do Alto da Fontinha foi ocupada a 10 de abril de 2011 com o propósito de devolver ao bairro o espaço público abandonado. O gesto desde logo atraiu simpatizantes e reuniu um grupo crescente de voluntários/as, movidos/as pela ideia de criar um projeto de dinamização social e cultural, autónomo de subsidios financeiros, autogestionado, construído com e para a população local.

O equipamento começou a ser recuperado e iniciaram-se atividades várias. Um mês depois, a 10 de maio, um enorme dispositivo policial despejou, violentamente e sem prévio aviso, o que começava a ser um projeto comunitário. A mando da autarquia, o edíficio voltou a ser emparedado e assim permaneceu mais de dois meses, até que, perante uma forte mobilização popular, a Câmara Municipal do Porto se comprometeu a ceder o equipamento ao Es.Col.A, começando por assinar, a 25 de julho, um contrato de promessa, que, 40 dias úteis depois, deveria dar lugar a um contrato de cedência.”

Ler o resto da Carta Aberta e assina o abaixo-assinado no blogue da ES. COL. A da Fontinha.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

13 respostas a Es.Col.A. do Alto da Fontinha – AUX ARMES!

  1. Olha um excelente exemplo de uma assembleia que decide por consenso. E tem dado excelentes resultados.

  2. mortalha diz:

    de todo um 12 de março parece-me que este é o único movimento que realmente mostrou trabalho

  3. Luis Almeida diz:

    Onde é que se assina a petição? Já visitei o blogue e não descubro sítio para assinar…

  4. subcarvalho diz:

    Es.Col.A queima judas no terreiro da câmara do Porto
    http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/6772

  5. subcarvalho diz:

    casaviva – Solidários com Es.Col.A do Alto da Fontinha
    http://casa-viva.blogspot.com/2012/02/casaviva-solidaria-com-escola-do-alto.html

Os comentários estão fechados.