Será que é legítimo o governo usar o meu dinheiro, dos meus impostos, do meu trabalho, para ter policias à paisana, disfarçados, nas manifestações pacíficas e democráticas a incitar à violência e a tentar provocar a violência? E a espancar manifestantes?

Eu hoje venho falar dum filme recente, um vídeo feito com um telemóvel que mostra um grupo de pessoas que espancava um rapaz, primeiro sem armas e depois utilizando bastões extensíveis. (…) O que está aqui em causa, é que só depois deste vídeo se espalhar rapidamente pelas redes sociais, pela internet e ser mandado para as televisões e no vídeo ser claro que há agentes “infiltrados”, “à paisana” a bater repetidamente com um bastão num manifestante é que a psp se vê obrigada a dizer que sim.
Eu estive na manifestação. Eu vi. Ninguém me contou. Vi homens não fardados e não identificados entre os manifestantes, que incitaram à violência por palavras e acções e horas mais tarde encontrei-os na rua de são bento no escuro duma entrada duma garagem a mudarem de roupa em animada conversa com os polícias.
Eu pergunto: Será que é legítimo o governo usar o meu dinheiro, dos meus impostos, do meu trabalho, para ter policias à paisana, disfarçados, nas manifestações pacíficas e democráticas a incitar à violência e a tentar provocar a violência? E a espancar manifestantes?
Não há dinheiro para a educação, para a saúde, para as reformas, para os passes sociais, mas há para pagar a policias que se disfarçam de manifestantes para provocar a violência a todo o custo e tentar passar a falsa imagem de que as pessoas que se manifestam não são pacíficas?
Eu pergunto: isto não é uma tentativa falhada mas intencional de abafar o sucesso da Greve Geral Nacional e da grande manifestação ocorrida nesse dia?
(…) Eu estive lá. As pessoas manifestaram-se pacificamente. Havia pessoas infiltradas a tentar atiçar a violência, havia, bem tentaram, mas não conseguiram. Nem vão conseguir. Porque as pessoas estão cada vez mais atentas e vigilantes e não se vão deixar enganar.
(crónica semanal nas manhãs da antena 1.)

crónica antena 1 este tempo raquel freire 29/11/2011 da greve e da polícia (mp3)

Este artigo foi publicado em luta dos trabalhadores, Política Nacional, Sistema Económico e Financeiro, TV and tagged , . Bookmark the permalink.

3 respostas a Será que é legítimo o governo usar o meu dinheiro, dos meus impostos, do meu trabalho, para ter policias à paisana, disfarçados, nas manifestações pacíficas e democráticas a incitar à violência e a tentar provocar a violência? E a espancar manifestantes?

  1. Muito bom esse testemunho. Já saltamos dos limites da democracia para um estado fascista e policial. Não permitiremos isso. Os fascistas que nos governam vão destruir de alto a baixo toda a vida de um digno povo mas uma coisa tenho a certeza, “eles” também vão sair muito mal desta história!

    João Martins

  2. José Gonçalves Cravinho diz:

    O velho Ditado popular diz:-Se queres conhecer o vilão,põe-lhe uma vara na mão.
    Onde é que os Governantes vão recutar os Agentes da Polícia que como cães de guarda os
    protegem e espancam o Povo?Pois como se sabe,é de entre o Povo.Só me resta dizer:
    -Mas,porém,todavia,contudo…….Com populismo e demagogia/muita mentira,verdade
    parece/mas em liberdade e democracia/o Povo tem o Governo que merece.

  3. De diz:

    Clap!Clap!Clap!

Os comentários estão fechados.