E tu, já deste nome a uma estação?

Baixa-Chiado PT Bluestation é novo nome da antiga estação Baixa-Chiado, uma obra de Siza Vieira, usada por mais de onze milhões de pessoas/ano. Percebendo o quão digno e nobre este espaço é, a Portugal Telecom não foi de modas: decidiu “comprar” a estação e mudar-lhe o nome.

O que antes era espaço público de todos, agora é da PT e é a montra onde, nos próximos 4 anos, a PT vai promover as suas marcas comerciais: TMN, MEO, SAPO, PT Negócios, PT Prime e Portal SAPO.

O governo acha muito bem e enviou o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações à inauguração, para elogiar a acção publicitária. O presidente do Metropolitano de Lisboa está radiante e já anunciou que a próxima estação a ser “vendida” é a do Marquês de Pombal.

O M12M considera esta acção de marketing um ESCÂNDALO e uma OFENSA a todas as pessoas, em especial as lisboetas.

É inaceitável que a administração do Metro decida mudar o nome de uma estação por causa de uma marca. As estações têm o nome dos locais onde se implementam, fazem parte da cidade, da sua identidade, são uma referência para todos os que nela se movimentem e habitam.

Foram construídas e pagas com dinheiro público para servir as pessoas e não para servir os interesses publicitários de empresas privadas.

Chegámos a este ponto de desespero por duas razões: falta de investimento do Estado em serviços públicos de transporte e gestão danosa das administrações do Metropolitano de Lisboa. Tudo isto está escrito há anos em relatórios do Tribunal de Contas. Ninguém foi alguma vez responsabilizado.

Por isso, é agora fácil ceder a qualquer migalha de uma empresa privada e vender o espaço que é de todos, dando-se a ideia de que se gere muito bem o erário público.

Se a PT pode ser dona de uma estação, o M12M também pode. 

E tu, já deste nome a uma estação?

 

Manifestação 15 DE OUTUBRO

15h00 | Marquês de Pombal

A DEMOCRACIA SAI À RUA. SAI TU TAMBÉM!

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

13 Responses to E tu, já deste nome a uma estação?

Os comentários estão fechados.