Devidamente censurado quanto a um dos participantes…

… para evitar ferir as susceptibilidades que os leitores mais modestos possam ter, em relação ao que lhes possa parecer auto-promoção, aqui fica o anúncio de um debate a ocorrer no próximo sábado.

Afigura-se-me que o tema (descrito pelos organizadores da coisa como adiante transcrevo) é de algum interesse para os leitores deste blog. Se acharem que não, desculpem qualquer coisinha…

«A partir dos mais diversos pontos, de Roma a Tunes, do Cairo a Oakland, de Londres a Beirute, de Buenos Aires a Atenas, de Maputo a Sana, um conjunto muito significativo de lutas, manifestações, greves, ocupações tem vindo a ter lugar. Um elemento comum, além da assinalável capacidade de mobilização, parece ser o facto de muitas dessas acções assumirem, formal e substancialmente, não só o questionamento da ordem estabelecida, mas também o padrão normalizado de luta política legal e confinada aos limites do poder de Estado. Num contexto de crise do capitalismo global, a ordem pública é confrontada com uma desordem comum que toma as ruas como o seu espaço, resgatando palavras como «revolução», «revolta», «motim». O debate que propõe a UNIPOP passa por procurar identificar que outros pontos de contacto têm estes diversos focos de luta, bem como quais são os seus limites, e perceber em que medida é que um certo efeito de arrastamento pode ou não ter como consequência a constituição de uma resposta emancipadora à crise de capitalismo global, ou seja, que articulação têm estes movimentos com o paradigma de «revolução» e de que forma o reconfiguram.»

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged . Bookmark the permalink.

22 Responses to Devidamente censurado quanto a um dos participantes…

Os comentários estão fechados.