Quando voam alto até as pombas parecem bonitas

Vamos lá pensar o assunto mais a sério.

Primeiro o Paulo. Que encanto poderá provocar Serra, pelo simples facto de ter combatido a ditadura? Aplique-se a mesma lógica a Portugal. Quantas figuras da oposição ao fascismo causariam emoções fortes como candidatos à gestão democrática? Freitas? Sá Carneiro? Quem seria o Serra lusitano para nos arrepiar a espinha?

Depois o António. Porque é que Dilma é mais fixe que o Soares? Ou que o Alegre? Não são eles os que por cá levantam muros nas favelas? Que aplicam as propinas nas universidades? Que reprimem o movimento dos trabalhadores? Que se aliaram ao FMI, à OMC, ao G8 e ao G20? Que foram a correr para Davos quando o mandato que tinham vinha de Porto Alegre e do Fórum Social? Que mandaram tropas para o Afeganistão e para o Haiti? Que ao contrário do que disse o Chico no comício de encerramento, tratam melhor Washington do que os pobres da sua própria terra?

E finalmente o Carlos. Estamos parcialmente de acordo. É preciso pressionar, é certo. A questão é pelo quê e por quem. Em suma, por que políticas. Aqui de Londres, no Wireless da University College, pude ver o jubilo dos tais Sem Terra, que ocuparam, diga-se, menos terra com Lula do que com Fernando Henrique Cardoso ou do que com Collor de Melo. Mas porque será que quando procuramos pela Conlutas, ou pelos Trabalhadores Sem Tecto, a mensagem que aparece é esta:

 

 “Web Page Blocked

You have tried to access a web page which is in violation of your internet usage policy.
URL: www.mtst.info/
Category: Advocacy Organizations
To have the rating of this web page re-evaluated please click here.

Powered by FortiGuard.”

Estes podem nem saber quem são os universitários pelo voto nulo, mas seguramente não vão festejar a vitória de quem tem segurado o bastão que os reprimiu na última década. Aumentaram o PIB, é certo, mas foram eleitos para fazer crescer coisas mais lindas.

Celebro, portanto, outra coisa:

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

28 Responses to Quando voam alto até as pombas parecem bonitas

  1. Pingback: “As pessoas ricas foram as que mais ganharam dinheiro no meu governo” | cinco dias

Os comentários estão fechados.