Muitas coisas me dividem e separam da Fernanda. Algumas serão equÃvocos que o tempo (e as más lÃnguas) foram sedimentando, outras são olhares diferentes sobre as coisas, estratégias diversas, etc… mas este texto que “linko” abaixo arruma qualquer arrufo pela minha parte. Não que subscreva o texto no seu tudo, mas porque relembra uma parte da história perdida algures, e acima de tudo, salienta que na festa que hoje fazemos pela aprovação da igualdade no acesso ao casamento de pessoas do mesmo sexo continua a luta. Continua essa luta necessária que todos faremos contra a homofobia, a transfobia e a heteronormatividade como elementos constituitivo da sociedade portuguesa!
Como afirma:
culpar quem lutou e continua a lutar por tudo — casamento, parentalidade, igualdade total — por termos ainda só igualdade parcial é tão completamente estúpido, contra-producente e destrutivo, tão desnecessariamente negativo e derrotista e sobretudo tão injusto e inútil. não estão satisfeitos? surpresa: ninguém está completamente satisfeito. mas quando se obtém uma vitória importante, mesmo que parcial, costuma-se festejar e não começar a desconsiderar a vitória e a acusar quem se alegra com ela de ter atrasado ou comprometido ou ‘vendido’ a luta ou lá que raio de idiotia passa por essas cabeças. só faz isso quem está muito menos preocupado com o resultado do que com quem festeja ou quem surge publicamente como associado à vitória. sucede que é quem se auto-exclui da vitória que a atribui aos outros, para fazer disso uma vitimização. cena doentia, essa. e tão, tão infeliz.
tags
15O 19M bloco de esquerda Blogues CGTP Constituição da República Portuguesa cultura democracia desemprego educação eleições Esquerda EUA Europa FMI greek riot greve geral grécia Guerra-ao-terrorismo humor i intifada mundial irão israel jornalismo liberdade Lisboa luta dos trabalhadores media música NATO new kid in the blog... Palestina parque escolar pcp Portugal presidenciais 2010 presidenciais 2011 PS psd repressão policial Revolução Magrebina Sócrates VÃdeo youtubearquivo
- Julho 2013
- Janeiro 2013
- Dezembro 2012
- Novembro 2012
- Outubro 2012
- Setembro 2012
- Agosto 2012
- Julho 2012
- Junho 2012
- Maio 2012
- Abril 2012
- Março 2012
- Fevereiro 2012
- Janeiro 2012
- Dezembro 2011
- Novembro 2011
- Outubro 2011
- Setembro 2011
- Agosto 2011
- Julho 2011
- Junho 2011
- Maio 2011
- Abril 2011
- Março 2011
- Fevereiro 2011
- Janeiro 2011
- Dezembro 2010
- Novembro 2010
- Outubro 2010
- Setembro 2010
- Agosto 2010
- Julho 2010
- Junho 2010
- Maio 2010
- Abril 2010
- Março 2010
- Fevereiro 2010
- Janeiro 2010
- Dezembro 2009
- Novembro 2009
- Outubro 2009
- Setembro 2009
- Agosto 2009
- Julho 2009
- Junho 2009
- Maio 2009
- Abril 2009
- Março 2009
- Fevereiro 2009
- Janeiro 2009
- Dezembro 2008
- Novembro 2008
- Outubro 2008
- Setembro 2008
- Agosto 2008
- Julho 2008
- Junho 2008
- Maio 2008
- Abril 2008
- Março 2008
- Fevereiro 2008
- Janeiro 2008
- Dezembro 2007
- Novembro 2007
- Outubro 2007
- Setembro 2007
- Agosto 2007
- Julho 2007
- Junho 2007
- Maio 2007
- Abril 2007
- Março 2007
- Fevereiro 2007
- Janeiro 2007
- Dezembro 2006
- Novembro 2006
- Outubro 2006
- Setembro 2006
Paulo, o Sérgio Vitorino (que a Fernanda Câncio cita nesse post como uma das duas pessoas que “melhor [a] ajudou a pensar sobre a luta lgbt”) denunciou aqui mesmo neste blogue o “casamento de segunda do PS” e a discriminação adicional introduzida com a exclusão da adopção, “uma estratégia de afunilamento do conjunto da agenda LGBT à reivindicação do casamento” defendida pela ala socialista LGBT ao arrepio da maioria dos activistas.
“O quanto vai custar ao movimento nos próximos anos a imposição de um foco exclusivo no casamento, está claro na já certa exclusão da adopção por casais do mesmo sexo”, dizia ele num post cuja leitura te recomendo. Fazer de toda a gente que discorda da ala mediática do movimento LGBT estúpidos, doentes ou derrotistas é que me parece uma cena doentia, e de uma intolerância pela opinião alheia pouco recomendável.
http://5dias.net/2009/12/16/o-milk-derramado-ou-o-casamento-de-segunda-do-ps/
http://5dias.net/2009/12/21/e-quem-mandatou-o-ps-para-discriminar
Parece-me, sinceramente, é que a f. considera que havemos sempre de nos dar por contentes com aquilo que temos. Pobrezinhos, mas contentes, na habitual casa portuguesa. A forma como a f. cita o sérgio vitorino é por demais mau gosto, porque f. sabe que está tão comprometida com o poder, que por sua vez influencia e condiciona a ilga, que chega a ter receio que lhe apontem isto mesmo. se f. está satisfeita com um casamento discriminatório isso é lá com ela, nao venha é armar-se em em heroina, porque não é. escreve uns artigos? ah ok. mas no terreno andam dezenas de activistas a suar a camisola para que esse casamento, com o qual f. já se sente satisfeita pelo seu ps, tenha consigo a adopção e a homoparentalidade. não há paciencia para alegadas divas
O Sérgio Vitorino é um escritor e pensador culto e inteligente, o oposto do que por aqui se lê. Isto é canalha e cobardolas: citar Câncio (??), evitando a frontalidade, para polemicar com um colega de blogue.
carlos polemizar com quem?
não percebo!
Deve ser com a Câncio, pá.
Carlos
tenho diferenças de opinião com a Fernanda.
não concordo com a lei tal como foi aprovada mas desconsiderar a mesma como se fosse o pior dos mundos é tão mau como alinhar com o Cavaco and friends. esta alteração legislativa terá que nos levar para a festa e para a luta… nos dois sentidos que são na realidade o mesmo. acho que qualquer activista LGBT concordará com a importância deste momento!
O que eu disse nada tem a ver com a Câncio.
Você continua um pouco tapado.
Não há uma foto melhor ou maior da dita cuja?
Paulo,
Não conheço ninguém que tenha desconsiderado o casamento gay “como se fosse os pior dos mundos”. De quem falas? Do Sérgio? De mim?
Seria bom que esclarecesses. Para a gente perceber que não estás a chamar doentios e idiotas aos teus camaradas de blogue.
Carlos devo ser mesmo tapado. Peço desculpa por nao ser um iluminado!
Nuno não estou a chamar doentio a ninguém. E muito menos idiota. O texto da Fernanda – e é nisso que concordo com ela! – chama a atenção de que este é um momento especial de festa mas ao ressaltar as criticas á lei indica também a luta que se advinha! Pessoalmente acho exagerado achar que a homofobia terminou com este passo, mas acho pior achar que nada mudou…
Outra coisa: este blog tem 30 escrivas que sobre milhares de coisas não concordam entre si (por exemplo apoio ao Alegre). Porque será que temos de estar de acordo neste assunto?
Não percebes, Paulo?
Então eu vou tentar explicar-te:
diz o que tens a dizer de caras, com hombridade, com lhaneza;
se não concordas com o post de um colega de blog, escreve-o;
não uses para o fazer, e a posteriori, um texto de uma terceira pessoa, que para mais utiliza uma linguagem que desconsidera o teu colega de blog.
Já percebeste agora?
Carlos
O meu texto não é nenhuma crÃtica a ninguem. Nem ao Sérgio, e muito menos ao Nuno que foram duas das pessoas que escreveram sobre isso. Quando li o texto do Nuno gostei bastante dele porque colocava algumas questões que me pareceram importantes. Cito: “Não quero menorizar o feito, acho até que pode ser um passo no combate ideológico contra a discriminação, mas sinceramente penso que há questões muito mais importantes para combater a discriminação dos homossexuais e lutar contra a situação insustentável que vivem todos os portugueses.”
Há coisas com que estou menos de acordo: toma o movimento LGBT como uno o que demonstra o quando o discurso da hegemonia está presente mesmo num espaço alternativo como este blog.
Por fim acho que temos que nos dar menos importância…
peço desculpa… era para o António o ultimo comentário!
O pior é que a imbecilidade é imcompatÃvel não só com a inteligência, mas também com a coragem.
E há aqui alguém que levou com o rótulo de “completamente estúpido” via Câncio.
Carlos
peço moderação no modo como te diriges e mim…
E outro alguém (o mesmo de sempre) que nem sequer é capaz de assumir aquilo que cita.
Paulo,
eu escrevi isto: “Tenho a impressão que o mainstream do movimento LGBT só pensou em casamentos nos últimos tempos.”
Como vês, não tomei o movimento LGBT como um todo. O que não implica que considere que, em todos os movimentos plurais, há dinâmicas que canibalizam as outras. Basta ler a notÃcia do público de hoje e ver que a ILGA se propõe casar pessoas no Arraial, para preceber que esta deriva casamenteira que coloca uma organização a promover casamentos como polÃtica moral, não acabou. Para mim, o mais grave é a identificação de todo o movimento e o arraial com esta imitação das noivas do santo antónio.
Nuno o teu texto começa com: “Acabada a novela do casamento das pessoas do mesmo sexo, espero que o movimento LGBT consiga sair da sua deriva “império das noivas†e regressar à s questões mais amplas da luta contra a discriminação” Falas depois do mainstream do movimento o que começa por criar alguma diferenciação é certo…
Quanto ao Arraial (26 de Junho), espero que nao estejas a fazer a confusão tÃpica com a Marcha (dia 19 de Junho à s 17horas no PrincÃpe Real. A Marcha é organizada por um colectivo de 17 organizações. O Arraial pela ILGA Portugal com o apoio da CML. Quanto à s actividades que o arraial irá ter elas sao decisao da ILGA. Entram pelos caminhos da construção de uma polÃtica moral? Ate pode ser que sim. Não sei… depende do modo como a coisa estiver construida!
Por mim até seria giro que o 5 dias se juntasse todo para ir à Marcha… com uma faixa pela mudança da legislação da homoparentalidade. Querem vir?
PS: acho que é bom que se dissipem as teorias da perseguição. de vez afirmo que o meu post sobre este texto da Fernanda não surge como uma reacção ao teu texto, pois a fazer uma crÃtica ao mesmo seria pela pouca clareza quanto ao movimento!
Paulo,
Estou esclarecido. O meu texto começa sobre aquilo que foi a dinâmica vÃsivel do movimento LGBT. E afirma na citação que te coloquei no comentário anterior, a dizer que essa situação deve-se a parte do movimento. É concordante com esta opinião do Sérgio:
“uma estratégia de afunilamento do conjunto da agenda LGBT à reivindicação do casamento†defendida pela ala socialista LGBT ao arrepio da maioria dos activistas. Espero que tenhas agora ficado esclarecido.
Nuno
Esse afunilamento de que o Sérgio fala foi sentido como real… tudo agora passou… e como tu mesmo referes “há questões muito mais importantes para combater a discriminação dos homossexuais” que agora têm de saltar para a agenda do movimento e dos media.
veja-se por exemplo os textos ontem publicados pelos DN sobre a questão da transsexualidade, a reportagem recente da SIC sobre familias gays e lesbicas com filhos, ou a da TVI sobre os pais de gays e lésbicas.
o combate contra a discriminação é imenso e até os casamentos, que possivelmente se realizarão por aà nos próximos meses, se terão que transformar em momentos de luta contra a heteronormatividade reinante na sociedade portuguesa!
O que não percebo deste post, é a espécie de saudosismo tradicional, que não parece nada comum na sua autora. Há 11 anos atrás não tinhamos nada. Hoje temos mais um pouco. Mas o que temos é o suficiente para que o movimento se tenha multiplicado, tornado mais plural, e tenha permitido que não precisasse-mos todos defender as mesmas coisas, ao mesmo tempo.
O casamento reforça uma descriminação na lei, descriminação essa que havia ficado já explÃcita na lei das uniões de facto em 2001, e mais tarde na portaria das famÃlias de acolhimento e agora no casamento. (a PMA a meu ver tem um cariz de omissão na lei). Essas alterações embora nos tenham dado direitos reforçaram descriminações, e foi na lei das uniões de facto que pela primeira vez ficou explicito numa lei (desde a descriminalização da homossexualidade em 1982) uma descriminação explicita com base na orientação sexual.
O avanço dos movimentos LGBT tornaram-nos com agendas e timings distintos. E se neste momento há uns que festejam o casamento como um grande avanço civilizacional. A meu ver foi mais um passo. Isso não impede que não se possa defender o fim, ou a não introdução das descriminações que com ele foram acentuadas. (muito mal estaria isto se todos batessemos palmas ao governo)
Para uma pessoa trangénero, pode ser mais prioritário o fim da castração (no sentido fÃsico do termo) e do doloroso processo médico-jurÃdico do que própriamente o casamento. Para alguém que não pretende casar, mas que quer adoptar uma criança pode ser mais importante a adopção do que o casamento. Para jovens que são vÃtimas de homofobia e transfobia na escola pode ser mais prioritário a educação.
O poder polÃtico é que nos garante a desigualdade, seja por omissão, ou por regulamentação, e enquanto isso acontece somos sempre vistos como doentes. Deste modo não compreendo que se diga que os movimentos se estão a fracturar, quando se devia elogiar a sua pluralidade de reinvindicações, e de agendas. Quando existem movimentos que se põem do lado das pessoas (de todas sem exclusão, inclusive daquelas que vêm outras formas de exclusão mais atendedoras á sua identidade do que o facto de não poderem casar, sem descurar a importância simbólica do casamento ao nÃvel do discurso e da lei).
O que se deve entender é que o poder polÃtico/partidário é que deve seguir a agenda dos movimentos LGBT, e não os movimentos a seguir a agenda polÃtica/partidária. Por este motivo, não vou estar a agradecer, ou a comememorar ter-me sido dado meio direito, porque se me deram meio direito é porque o direito é meu por completo. E isto principlamente quando o partido polÃtico que tinha a maioria para o consenso numa alteração que não provocasse reforços de discriminações o fez deliberadamente e conscientemente.
Ainda bem que existem e existiram pessoas que tornaram o movimento visÃvel, que permitiram a sua consolidadação e o seu avanço. Mas ainda bem que este avanço se fez de uma forma plural, que permitiu a chegada de outros, dar voz a muitxs mais, e poder-mos reinvindicar muitas coisas, mostrando que as prioridades podem não ser sempre as mesmas que um grupo pensou. E que há espaço para outras reivindicações quando também surge espaço para outros excluÃdos as reinvidicarem.
bem não era minha intenção escrever um post. mas só depois de publicar e que vi o tamanho do bicho. 🙂
Isto de dar troco ao P J Vieira e à Câncio é estranho. Muito estranho.
Pingback: cinco dias » GAY: CASA E CALA? E força lá 1 sorriso na cara! pá!
respondo aqui
http://5dias.net/2010/05/26/gay-casa-e-cala-e-forca-la-1-sorriso-na-cara-pa/