Ciclo sobre George Orwell em Lisboa

Organizado por José Nuno Matos e Ana Mafalda Graça, vai ter lugar um ciclo Recordando George Orwell, que decorrerá nas instalações do ICS  (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa), na Av. Prof. Aníbal Bettencourt, 9 (junto à Biblioteca Nacional). Eis o programa do ciclo, e a nota de apresentação que expõe as razões da iniciativa:


Recordando George Orwell

No dia 21 de Janeiro de 2010 passam 60 anos sobre a morte de George Orwell, um dos ícones emblemáticos da literatura, política e história do século XX. O seu percurso e produção literária continuam a ter uma relevância incontestável na actualidade: vários desenvolvimentos sociopolíticos recentes recuperaram algumas das suas ideias centrais, lembrando-nos da importância de uma postura conscientemente crítica e intelectualmente honesta. Por isso, neste ciclo de seminários homenageamos o homem e a sua obra, já que em Portugal, Orwell e as suas ideias não têm sido alvo de merecida discussão.

Recordando George Orwell

21/01/2010 – 16:00 – 18:00

Sala Polivalente – ICS

Dias da Birmânia, Nuno Domingos (ICS-UL/CESNOVA)

Homenagem à Catalunha,  Miguel Serras Pereira (Escritor e Tradutor)

O Triunfo dos Porcos, Pedro Aires de Oliveira (FCSH-UNL/IHC)

1984, José Luís Garcia (ICS-UL)

Moderação: Tiago Saraiva (ICS-UL)

Conversas sobre…

18:00 – 19:00 – Sala 1 – ICS

28/01/2010

Na Penúria entre Paris e Londres, Rahul Kumar (ICS-UL)

04/02/2010

Ensaios de Orwell, Luís Bernardo (ICS-UL)

11/02/2010

O Vil Metal, José Nuno Matos (ICS-UL)

18/02/2010

O Caminho para Wigan Pier, Ana Mafalda Graça (UNL)

Por mim, lá estarei no dia 21 próximo para trocar ideias com quem aparecer sobre o livro Homenagem à Catalunha e aquilo a que poderíamos chamar as “lições” da revolução e da guerra civil em Espanha (1936-1939), bem como sobre a importânciaque assumiria  na formação do pensamento do Orwell “maduro” a sua experiência de combatente, integrado nas milícias do POUM. Para já, ficam duas recomendações de leitura – para quem apareça ou nem tanto:  George Orwell,Homenagem à Catalunha, Lisboa, Antígona, 2007, e Recordando a Guerra Espanhola, Lisboa, Antígona, 2006; sobre Orwell. Uma boa introdução ao seu pensamento e recepção é o livro de Christopher Hitchens, La victoria de Orwell (trad. castelhana de Why Orwell Matters), EMECE, 2003.


Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

4 Responses to Ciclo sobre George Orwell em Lisboa

Os comentários estão fechados.