Soluções na ponta da língua

O 5 dias junta-se ao combate nacional em torno da competitividade e da qualificação, colocando aos seus leitores um problema matemático complexo.

Um carro desce a avenida da liberdade a 98km hora em direcção aos Restauradores, com destino ao Terreiro do Paço, onde deve tomar posse o Ministro da Administração Interna. Passa vários semáforos vermelhos, enquanto as suas luzes azuis protocolares piscam incessantemente.

Um outro carro desce a rua do telhal, segue para a rua das pretas, onde vira à esquerda, para descer a avenida da liberdade, em direção aos Restauradores. O seu destino é o Terreiro do Paço e a sua velocidade são os 87 km hora.

O primeiro carro é da secreta portuguesa. O segundo é da assembleia da república.

Ambos seguem para um evento importantissimo, do qual depende a segurança nacional.

Qual é a probabilidade de chocarem a alta velocidade colocando em perigo todas as pessoas que passam pelo local, apenas para não perderem os primeiros canapés do beberete?

Qual é a probabilidade de apenas ficarem feridos meia dúzia de idiotas do aparelho de Estado, alguns dos quais possuidores de identidades fictícias?

Quanto custa ao Estado, num período de crise e forçosa austeridade, a imbecilidade deste protocolo e as ridículas figurinhas que o protagonizam?

Quem se sente mais seguro tendo por protectores estes indivíduos obecados com a velocidade que o cargo lhes permite?

Qual o contributo do SIS para a «salvaguarda da segurança colectiva»?

Qual o grau de veracidade (de 1 a 10) da seguinte afirmação: “Pretende-se assegurar a possibilidade de o SIS ser servido por pessoas altamente qualificadas, com elevado nível intelectual e cultura superior, nos mais diversos campos das ciências sociais, dotadas de bom senso e de apurado sentido de equilíbrio, capazes de produzirem análises fundamentadas, isentas, objectivas e esclarecidas dos fenómenos que se inscrevem nas específicas atribuições do SIS.”

Envie a solução deste problema para o 5 Dias e habilite-se a ganhar prémios e menções honrosas oferecidas pelo sistema integrado de informações e segurança. Os primeiros a responder receberão um peluche em tamanho real de um agente secreto do SIS.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

10 Responses to Soluções na ponta da língua

  1. Pingback: cinco dias » Soluções na ponta da língua – achega

Os comentários estão fechados.