Sobre os posts de ontem

Ainda a propósito das diatribes em torno da entrevista da Rita Rato ao Correio da Manhã, ontem, postei dois textos. O primeiro é um excerto da Resolução Política do XV Congresso do PCP em 1996. O segundo é parte do discurso de encerramento do referido congresso, realizado por Álvaro Cunhal.
Desde 1990, XIII Congresso em Loures – congresso para o qual a Rita (e bem) remete, que o PCP analisa, re-analisa e reescreve sobre a mais importante experiência de socialismo do séc. XX, com especial enfoque sobre os erros cometidos e expectativas goradas.
Os anti-comunistas, depois de procurarem forçar uma certidão de óbito à ideia de uma sociedade mais livre, justa e igualitária procuram, por todo o mundo, reduzir as diferentes experiências do séc. XX à história dos seus erros. Parece que é irrelevante a transformação da Rússia czarista e medieval num país capaz de derrotar a ofensiva nazi, parece que são irrelevantes as expressões artísticas e culturais que resultaram da revolução de 1917, parece que é irrelevante processos como os da alfabetização, parece que é irrelevante o trabalho realizado na formação técnica e científica de grandes camadas da população…
Certamente que muitos erros terão acontecido, mas transformá-los no centro aglutinador da análise ou encará-los como um desvio de uns quantos traidores, não nos permite aprender nada.

P.s. – … e só agora vejo o post do Carlos.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

21 Responses to Sobre os posts de ontem

Os comentários estão fechados.