O problema da “democracia” é este, é isto que lhe dá péssima imagem


( Sol LeWitt )

São posts como este do SIMplex (neste caso de uma sra. chamada Irene Pimentel), que dão a medida da democracia que hoje comentei aqui duas vezes e, de certo modo, rejeitei. Porque o que este post evidencia é que, na democracia destes senhores e senhoras, há pensamentos que são interditos, há transformações que não se podem sequer enunciar, há realidades congeladas; na democracia SIMplex deve sempre persistir e predominar o real quotidiano tal como ele é e sempre foi, ou seja, o mundo (“em que mundo vivem estes revolucionários?”) deve permanecer como em Altamira: homem caçador (no caso actual trabalhador) e arte/mito (neste caso votar bem e responsavelmente na “realidade”) para quem quer e gosta. Quem não quer não fantasie, mude de mundo, que este é dos SIMplexes (agora em franca recuperação económica!); vamos ao post:

«As Forças Armadas portuguesas foram transformadas numa espécie de corpo expedicionário ao serviço das estratégias imperiais e agressivas da NATO e dos EUA, sendo que o essencial das suas missões, do seu equipamento e funções são, na verdade, definidos por centros de decisão onde elas não participam senão subsidiariamente e orientadas por critérios totalmente estranhos e contrários aos interesses do povo português»

Entre as medidas que o BE se propõe adoptar a curto prazo contam-se as seguintes:

«• Portugal deve sair da NATO e pugnar pela extinção deste e de todos os blocos militares.
• Portugal deve defender o desarmamento geral e universal, e opor-se, como membro da UE, à constituição de uma força armada europeia.
• Portugal deve bater-se pelo encerramento de todas as bases militares estrangeiras na Europa e pôr termo à cedência da Base das Lajes, nos Açores, aos EUA.»

Pergunto:
– em que mundo vive o BE?
– que quer o BE para Portugal?
– será que os candidatos a votantes no BE conhecem este programa?

E agora termino perguntando também, sra. I. Pimentel: e porque é que os “democratas” acham que certas ideias nem no “papel” podem ser postas?

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

17 Responses to O problema da “democracia” é este, é isto que lhe dá péssima imagem

  1. carlos graça diz:

    A sra Pimentel deve ser apologista da Teoria do Bom Selvagem ( Jean-Jacques Rousseau), cujo princípio é o de que as pessoas nascem boazinhas, e a sociedade é que as transforma em “monstros” ( numa das suas letras, Gainsbourg tem este verso:”il faut croîre qui c’est la societé/qui ma définitivement abîmé”). Pois desengane-se, que na essência, o ser humano tem maldade e muita, e para a domesticar existem as Leis, a socialização/educação, a tecnologia, e o Poder Armado, entre outras coisas…

  2. manuela t. diz:

    Que chato! Então não é que a gaja se deu ao trabalho de ler o programa, coisa que a maior parte dos “votantes revolucionários” não faz, e ainda por cima resolve “avisar a malta”!!!
    Que chato! Olha Vidal se é chato…coça!

  3. Luís Antunes diz:

    Cassete Vidal , a ” democracia ” versão PCP foi um “flop ” por tudo onde passou . Onteontem , comprei uma gravação do Barbeiro de Sevilha , com PLACIDO DOMINGO no papel de Fígaro . Este ano , o PCP vai apanhar uma tareia tão grande !

  4. Carlos Vidal diz:

    Raciocínio muito inteligente, o desta manuela t., talvez comparsa e companheira de aventuras democráticas da historiadora premiadíssima. A sra. Pimentel, percebe manuela t. (claro que não percebe), não disse discordar do programa do BE ou do PCP ou da saída da NATO ou das nacionalizações. Não. A sra. Pimentel, premiadíssima e consagradíssima, disse que há pensamentos e teses e ideias que em democracia devem ser excluídas antes de apresentadas e explicadas às pessoas, e isso é grave.
    De resto, se você não entende, experimente coçar a cabecinha.

  5. Carlos Vidal diz:

    Cassete Antunes, experimente agora de Rossini “La Cenerentola” com a Bartoli. Verá que vale a pena. Apareça sempre.

  6. CN diz:

    Tirando o “desarmamento geral”, parecem-me tudo pontos válidos.

    Não há dúvida que a NATO deixou para trás o seu carácter defensivo, para se tornar em ofensivo de uma nova mentalçidade de império colectivo do bem, sendo o mais estúpida o encirclement da Rússia e servir de instrumento para a tentativa de levar a Democracia e Direitos Universais (sei lá, podemos transofrmar aquilo numa Suiça Confederal) a sociedades tribais (Afganistão).

    Os “Blocos militares” e a teoria da segurança colectiva foi precisamente o que desencadeou a “WWI”, transformando um problema local numa guerra mundial.

    Um Exército Europeu é mais um passo para um Estado Europeu…onde pequenos países passam a ser vassalos de uma forma ou outra.

    As Bases americanas na Europa são um legado do péssimo resultado da WWII: a vitória total de Estaline.

  7. jpt diz:

    E na democracia que o Vidal defende não há ideias que são interditas?

  8. Justiniano diz:

    Caro Vidal.
    Se os deixares à solta a coisa passava de Altamira e só parava em Olduvai. Deve ser isto que a Sra. queria dizer ou que o Vidal pensou mas não disse.

  9. Luís Antunes diz:

    E comprei também uma biofrafia do arquiteto OTTO WAGNER .

  10. Corvo diz:

    Irene Pimentel , Prémio Pessoa, e uma historiadora respeitável, parece que se esqueceu totalmente, da sua militância anti-fascista dos tempos da ditadura, e da sua militância na esquerda revolucionária nos idos 70 do século passado.

    E é pena, se para fazer um frete ao Socrates, e sabe-se lá contar com um lugar de ministra da Cultura , no próximo governo Socrates, está disposta, a mandar ás ortigas aquilo que durante anos defendeu, é porque o apelo ao TACHO é mais forte do que as ideias que sempre defendeu.

  11. Fosca-se diz:

    O q há a contrapor aos argumentos ‘democratas’ é q esta gente são conventes com a Corrupção,compadrio,delapidação do erário público,plutocracia,q o Medina Carreira admitiu urbi et orbe e,q eles têm nome:vitor constãncios,jorge coelhoss,fatima felgueiras ,mata carceres,outros gabirús empoleirados em empresas,o armando vara,as sinecuras par os filhos do presidente cabeça de lâmpada e todas as sinecuras para estes falhados,ladrõezecos ao serviço dos grandes capos!Ah!e, superioridade moral ,a cereja do bolo:pedófilos, ao belo estilo do Império decadente de Roma.A politica levada a sério,é um caso de policia!!!34 anos a governarem-se, e todos estão bem na vida,só o país dos votantes imbecis é que lhes dá o Poder.Votam nos corruptos,faltosos à Ar(vitória do PSd,esse partido de gente responsável duma craveira dum oliveira costa,dias loureiro,etc…O novo veto do presidente,o 12º(!)(lembram-se qdo o palhaço q estava como 1º responsável do ‘ao quisto chegou’,bufava acerca das forças de bloqueio(o Soares só vetou 5!,em 2 mandatos!) sobre a libertação de presos por diretores prisionais(+/-isso).Dve estar a pensar como é q os amigos dele(banksters,lavadores de dinheiro) estão cá fora,e os pilha-galinhas estão dentro.Ele pensa?

  12. i.tavares diz:

    Será o regresso do Bloco ás origens?
    Já não se lembram das palavras de ordem da UDP e PSR já para não falar
    do MRPP,aqui parece estar em minoria.E o que dirão os sempre “ex”.

  13. portela menos 1 diz:

    da sra Pimental retiro esta frase , referindo-se a um comentador:

    (…) É com pessoas como tu, com quem partilho (quase) todas as mesmas ideias e tenho muitíssimo em comum, que gosto de debater (…)

    ié, é todo um “programa” de democracia participativa onde só entram os que estão de acordo comigo e votam sócrates!

  14. i.tavares diz:

    Só gostava de saber em que época a NATO teve carácter defensivo.Só para rir.

  15. Luís Antunes diz:

    COM O CUNHAL , EM VEZ DA PIDE , TERÍAMOS KGB.

  16. Tuga Muga diz:

    Por falar de democracia – e aos seus conceitos díspares e coloridos que podemos “adquirir” aqui no blogue, de acordo com a prateleira ideológica onde arruma e cataloga a sua visão da realidade – não o tenho visto falar nem promover o último modelo avançado de “democracia”, “à venda” na sua mercearia de bagatelas modelares – quiçá inspiradoras, modernistas, dinâmicas – esquerdistas: Venezuela e Hugo Chavez?????????? Já agora, também, podia birndar-nos com uma prosa inspiradora sobre Raul Castro, porque não consigo ver nenhum saldo a promover o produto!
    Esqueceu-se? Amnésia? Falta de Inspiração? O que se passa no seu minimercado de ideologias nutritivas, modelares e salvíficas? Esgotamento de Stocks? Concorrência desleal? Ou, quem sabe, algum embaraço e vergonha depois dos últimos desenvolvimentos – previsíveis, tão previsíveis que até chateia – ocorridos no seu destino favorito de férias sul americano? Podia, passo a passo autoritário, desmando a desmando oligárquico, loucura a loucura ditatorial, ir dando notícias para os pobres e torpes “consumidores” como eu de forma a esclarecer-nos das vantagens daquele produto tão bom, tão especial, tão baratucho que até nem parecia ser possível existir nos dias de hoje?

    Por favor não nos deixe assim sem orientação e sem luz … porque já não sei o que pensar neste mundo de saldos tão confuso. Mil obrigados.

  17. Luís Antunes diz:

    Esse HUGO CHAVEZ , NUNCA ME ENGANOU……………

Os comentários estão fechados.