Finalistas de Pintura 2008 da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL) – A visitar no Palácio Galveias


Juntam-se aqui duas turmas de alunos finalistas, os alunos do antigo curso de 5 anos (que eu sempre defendi e defendo, mas Bolonha ganharia sempre) e os do actual de 4 anos (já imposta Bolonha). A licenciatura de 5 anos fora gerada na reforma do ensino artístico de 1974 (na então ESBAL), aquando muitas disciplinas novas, a nível do pensamento e experientação foram criadas, nomeadamente a hibridez de “Artes Plásticas” (disciplina sem fronteiras, que agora passa a semestral, 6 rápidos meses contra o meu gosto, enfim), e os cursos de Design (Comunicação e Equipamento). Agora, os cursos de Design e Escultura (mais os novos de Multimédia), conformes a Bolonha, foram reduzidos para 3 anos, e Pintura conseguiu impor os seus preferenciais 4 anos. Esta reforma realizou-se há 4 anos, portanto, e esta 1ª turma “de Bolonha” aqui chega ao fim, ao mesmo tempo que a última turma da licenciatura de 5 anos. São cerca de 80 artistas que aqui mostram uma selecção dos seus trabalhos; como eu lecciono esta disciplina de Pintura III (estive de sabática em 2008, mas já trabalho de novo com os alunos-artistas deste ano para a próxima expo de finalistas), dizia eu como lecciono esta disciplina finalista, sei que o nível de maturidade alcançado por quase todos não me aconselha muito a chamar-lhes “alunos”, são colegas de várias andanças (individuais e colectivas) e artistas de pleno direito e qualidade, como esta magnífica exposição revela com toda a evidência. (E parabéns aos meus colegas Isabel Sabino, Ilídio Salteiro, Lima Carvalho, Pedro Fortuna e Manuel Botelho.)
Serve pois esta grande colectiva (e estas expos de finalistas realizam-se todos os anos no mesmo sítio: Palácio Galveias, ao Campo Pequeno) para mostrar a quem queira visitá-la (toda a gente, espero!) o que se faz na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e o que por lá entendemos por Pintura, o que nos leva da pintura à fotografia, e da instalação ao vídeo. Numa equivalência entre liberdade e maturidade. Até princípios de Setembro, a não perder.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

15 Responses to Finalistas de Pintura 2008 da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL) – A visitar no Palácio Galveias

Os comentários estão fechados.