EL PAIS: O público e o privado

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“La pregunta no es lo que pasa o ha pasado en Villa Certosa, sino lo que habría ocurrido en Estados Unidos si se hubiera sabido que Obama ha pasado las vacaciones de Navidad con 30 vedettes de 18 años y sin su mujer, o en Alemania si se descubriera que Angela Merkel veranea con 30 gigolós macizos”. Paolo Flores d’Arcais

A revelação , por parte do diário El Pais, que Berlusconi organiza férias muito coloridas, com raparigas esculturais e políticos e empresários entradotes, usando meios do Estado italiano, veio relançar a discussão das fronteiras entre o que é público e o que é privado. Ferreira Fernandes, numa crónica inteligente, defendeu que se o assunto era o uso e abuso dos aviões oficiais, o EL PAIS devia ter publicado uma fotografia desses, em vez de espraiar o seu voyeurismo, para atingir o máximo das audiências. Tenho dúvidas em relação a esse ponto de vista, parece-me que a questão não se esgota nisso. Berlusconi é um político conservador que defende uma moral familiar católica para os outros, enquanto, organiza , à conta do erário público, bacanais com menores. Estou-me a borrifar se os primeiros-ministros snifam coca, andam com gajas ou com meninos ou com os dois ao mesmo tempo, mas a coisa torna-se política quando espelha as contradições entre os vícios privados e as públicas virtudes. Para além disso, as fotos parecem-me bastante mais ilustrativas deste leve odor a decadência do que a tromba de um Falcon. No fundo, na estratégia do jornal e na contestação daqueles que criticam EL PAIS, nota-se uma coisa em comum: para muito boa gente, um par de mamas continua a ser mais ameaçador do que qualquer outra foto, mesmo uma que mostre o horror de uma guerra.  Estranho mundo, em que a “vida privada” se tornou a coisa mais importante do mundo, e ,como tal, indiscutível.
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Para reflexão, junto um artigo de opinião do El Pais:

La publicación en el periódico El País de las fotografías del primer ministro italiano Silvio Berlusconi en sus fiestas sardas ha desatado un debate político y periodístico de gran magnitud en el mundo. Uno de los elementos de esa polémica va al corazón del oficio de periodista y tiene que ver con los límites que deben mantenerse en el tratamiento de la vida privada.

Es una cuestión delicadísima, vieja como el propio oficio, y difícil de agarrar con cuatro palabras. En primer lugar, los hombres públicos, en efecto, tienen vida privada; los hombres públicos y los hombres (o mujeres) famosas. Otra cosa, y esto se dice habitualmente, cuando los políticos o los famosos, o los políticos famosos, exhiben su vida privada en público, o hacen ostentación de la vida privada en su discurso público.
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Una boda, por ejemplo, o un bautizo, es una cuestión privada que generalmente se hace en público, y además se informa de ello de manera general, casi como si fuera, exactamente, de interés general. Hay bodas de parientes de personajes públicos (políticos o no) que alcanzan la notoriedad de un acontecimiento sin cuyo conocimiento público parece que no podría vivir la gente.

En el caso de Berlusconi, la presencia pública de su vida privada ha sido en los años en que ha mandado en Italia verdaderamente intensa. Y no sólo en lo que respecta, como ahora, a sus problemas matrimoniales, hechos públicos por su mujer y por él mismo en entrevistas de prensa, radio o televisión, en denuncias cruzadas que han convertido su relación en un rompecabezas político cuya procedencia es similar a las diatribas que la prensa del corazón suele tomar como carnaza para aumentar sus audiencias.

Esa frecuencia de la figura de Berlusconi (y los suyos) en el espacio público con elementos privados ha sido noticia exhaustiva, y nadie se ha rasgado las vestiduras; él mismo ha hecho crónica (por decirlo así) de los sucesos que ocurrían en su casa de veraneo, en Cerdeña, y la casa ha llegado a ser un elemento público de su discurso político. Allí se reunía con mandatarios extranjeros, con sus ministros; a la isla llegaba en aviones oficiales, cambió una ley para hacer más ágil ese tráfico personal y convertirlo en tráfico público… Y se sabía de antiguo que esas visitas eran fotografiadas…, hasta que las fotos fueron a salir, y entonces fueron judicialmente prohibidas.

Lo siguiente ya se sabe. Y aquí ha venido a producirse el debate entre lo público y lo privado. Es difícil trazar la línea, sobre todo si las personas que reclaman privacidad para su actividad privada convierten en pública esa propia actividad privada. No son excursiones íntimas, de unos cuantos, en torno a una figura cuya discreción es inexistente por otra parte; él, Berlusconi, fue quien reveló la identidad de algunos asistentes a sus fiestas, y él mismo ha dicho ahora que las fotografías son inocentes.

El caso entraña polémica, como es natural, y algunos motivos importantes de reflexión. El suceso, que ha desatado un enorme escándalo en Italia, sobre el uso público de lo privado por parte de Berlusconi, ha tenido ahora un correlato gráfico; lo que extraña es que se pueda contar todo, hasta que aparecen las fotos, que parecen servir de argumento gráfico, como de pie de foto, valga la paradoja, de todo lo que se ha ido contando. Sin duda, las razones del debate -éticas, periodísticas, humanas? están servidas, y son legítimas. Es legítimo también alertar a los servidores públicos de que la supuesta intimidad de sus acciones puede llegar a ser relevante si en medio está lesionándose el interés público.

Los periodistas estamos en medio, mirando a un lado y al otro; cuando el periodista publica un mensaje, siempre hay quienes ven el dedo y no la luna, o el sol; en este caso, muchos han visto en la publicación de las fotografías el dedo, y no el sol, o la luna; si lo pensamos bien, todos tenemos razones para pensar cuánta hipocresía hay en los que se escandalizan cuando ellos mismos mezclan lo privado con lo público como si la gente no tuviera derecho a saber qué hacen los políticos con el uso personal de sus prerrogativas públicas.

JUAN CRUZ 07/06/2009

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TERÇA | Nuno Ramos de Almeida
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3 Responses to EL PAIS: O público e o privado

  1. «Estou-me a borrifar se os primeiros-ministros snifam coca, andam com gajas ou com meninos ou com os dois ao mesmo tempo, mas a coisa torna-se política quando espelha as contradições entre os vícios privados e as públicas virtudes.»

    Se andam com meninos menores, não me estou a borrifar. Agora se os «meninos» e «meninas» forem adultos com capacidade de dar consentimento, aí sim, estou-me a borrifar e portanto estou solidário com Berlusconi (aquelas «donnas» não são menores em nada, nem sequer, suspeito, nas necessidades materiais…).

    Mas indo ao sumo do seu argumento: então não existe o direito de contradizer em privado o que se diz em público? É que se não houver esse direito, então vai acabar a defender o direito de escrutínio da vida privada de todas as figuras públicas. Ou seja, saber se os católicos conservadores não vão às p…, saber se os heterossexuais são mesmo hetero, se os homo são mesmo homo, se os que são contra a legalização das drogas não snifam coca, se os vegetarianos se abstêm mesmo de carne, se os que são contra a poluição não deixam cocó de cão no meio da rua, se os anticapitalistas não têm acções na bolsa ou dinheiro no BCP e no BPN, e etc. Se vai por aí vamos mais longe do que no 1984. Mesmo muito mais…

  2. Cirineu Ferreira diz:

    A fronteira entre o publico e o privado e muito tenue, e mais tenue se torna, quando se trata de condutas de pessoas consideradas personalidades publicas, como um primeiro ministro.
    Ora, parece – me que independentemente da ideologia de um politico, ha em todas as nacoes leis que impoem codigos de conduta aos titulares de cargos governativos. Nao podemos ficar indiferentes a isso. Afinal de contas, a etica conta para as nossas escolhas no momento de votar e escolher.
    Esses titulares de cargos governativos, que criaram essas mesmas leis, devem saber cumpri – las e devem esforcar – se por servir de exemplo a toda uma sociedade.
    Nao podemos ficar indiferentes. Nao e toleravel que aqueles que se comprometem a guiar nacoes inteiras, que dizem preocupar – se com o bem comum, que se apresentam como exemplo, deixem de estar do lado da moral e da lei, passando a posicionar – se do lado da imoralidade, do crime e do pecado, se quisermos.
    E como se nao bastasse, arrastam criancas, jovens e adultos para esse lado.
    Que seria de uma nacao, se todos se passassem para o lado da imoralidade e da ilegalidade?
    Os titulares de cargos governativos, devem ter presente que, ao assumirem essas posicoes, uma parte da sua privacidade e sempre sacrificada dentro dos limites do razoavel, pelo que devem aceitar esse sacrificio em nome da transparencia e dos valores mais nobres da humanidade.

    Abracos.

  3. Cirineu Ferreira diz:

    ha ainda um outro problema na questao do publico e do privado. ha o bem publico, ha o interesse publico, e deste depende o primeiro. Porem acho importante que o interesse publico por exemplo so se considere viavel sempre que nao colida com o individual e sempre que nao sacrifique o individual, porque nao havera satisfacao publica se os individuos nao estiverem satisfeitos ou realizados. E importante que nao se abuse muito destas figuras sob o pretexto de materializar agendas inconfessadas.

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