en torno dos debates!

homossexualidades

Na véspera de mais um Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, a associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais organiza o lançamento da obra “Homossexualidades” – uma psicologia entre ser, pertencer e participar, da autoria de Nuno Santos Carneiro. O evento terá lugar no próximo dia 16 de Maio, sábado, no Galeria Bar Santa Clara, em Coimbra, às 18h.
Com apresentação de Cecília MacDowell dos Santos (investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e comentário de Paulo Jorge Vieira, esta iniciativa contará ainda com uma sessão de autógrafos com a presença do autor.
No prefácio ao livro, Daniel Sampaio, Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa escreve:
As aspas do título deste livro de Nuno Carneiro como que traduzem as dificuldades e imprecisões de todos os debates em redor do tema da orientação sexual. O livro de Nuno Carneiro inicia-se com a ligação entre o tema das “homossexulidades” e as questões da cidadania, demonstrando como o termo gay e lésbica se revelam emancipadores e se inscrevem no território das identidades e não das patologias, encerrando a primeira parte com a análise do desenvolvimento psicológico nos contextos “opressivos” em que ocorreram. A segunda parte ilustra algumas vivências “homossexuais” em Portugal, a partir de um estudo empírico realizado junto de gays e lésbicas portugueses: sem nunca abandonar o rigor científico, a investigação demonstra com clareza a discriminação a que foram submetidos os sujeitos do estudo e constitui-se como “grito de libertação”, ao reclamar uma “cidadania de amor igual”.

Lançamento do livro “Homossexualidades” – uma psicologia entre ser, pertencer e participar, de Nuno Santos Carneiro.
Galeria Bar Santa Clara, Coimbra, 16 Maio 2009, 18h

Uma iniciativa da não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, com o apoio do Galeria Bar Santa Clara.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

1 Response to en torno dos debates!

  1. Pingback: cinco dias » (psi)debates

Os comentários estão fechados.