À atenção dos outros blogues

Venho por este meio dirigir-me a todos os outros blogues que, tal como o «5 Dias», têm comentários moderados.
Pois bem: proponho que se comece a estudar, com a maior urgência, a criação de uma Base Nacional de Comentadores de Blogues. Nessa Base, todos os bloggers deverão ter acesso ao IP de cada comentador, aos seus e-mails e aos diferentes nomes que os comentadores usam em cada comentário que fazem e em cada blogue. Um poderoso motor de pesquisa filtrará em breves segundos todos os resultados desejados.
Assim se dará um passo, quiçá decisivo, para acabar com essa verdadeira chaga social que é a dos comentadores que falsificam nomes e e-mails e que, em cada comentário que fazem, utilizam um nome diferente. Isso já é possível fazer a nível do próprio blogue, mas não a nível da blogosfera em geral. Todos nós iremos descobrir, certamente, coisas muito interessantes com esta metodologia. Não conheço bem a legislação, mas penso que será necessário pedir autorização à Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Paralelamente, penso que devíamos pensar na criação de um Livro de Estilo da Blogosfera. O que se deve e o que não se deve fazer na publicação de «posts» e na aprovação de comentários. O tipo de «posts» a publicar. Os procedimentos a adoptar após a saída de bloggers. A relação com os diferentes poderes. A dicotomia blogue individual versus blogue colectivo. A criação de uma entidade para dirimir eventuais conflitos entre blogues.
Peço-vos que acolham esta ideia com amizade. A bem de todos nós. Juntos, seremos mais fortes.
Dentro em breve, voltarei à vossa presença para lançar uma outra ideia: a criação de uma Associação Nacional de Blogues com Comentários. Temos de nos distinguir daqueles blogues que não têm coragem de dar voz aos seus leitores. Que exibem, no final de um «post», um silêncio ensurdecedor. Que têm medo.
Agora, vou entrar em estágio para o sempre delicioso Jornal de Sexta da TVI. E depois de ver o programa, ou ainda antes, vou ler os comentários que, estou crer, sobre ele vão aparecer (é tão inevitável como a morte) num blogue perto de vós.
E lembrem-se: blogosfera unida jamais será vencida!

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

36 Responses to À atenção dos outros blogues

  1. Pingback: Aventar » Cá estou eu outra vez

  2. Pingback: r. |

Os comentários estão fechados.