120.000


Confesso que esperava que o 5dias atingisse as 120.000 visitas no mês de Dezembro. Servir-me-ia de pretexto para falar no antigo Estádio da Luz. 120.000 era mesmo muita gente.
Inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e projectado pelo arquitecto João Simões (1908-1994), antigo futebolista do clube, comunista e figura histórica do sindicato dos arquitectos.
Contaram-me há alguns dias uma história engraçada sobre a qual ainda tenciono escrever mais umas linhas. Parece que o Ministro das Obras Públicas de então, julgo que Cancela de Abreu, havia determinado que o projecto fosse feito pelo Mestre Carlos Ramos, que já estaria a trabalhar no projecto do Estádio do Restelo. João Simões estaria a desenvolver outro projecto público. Ao que me contaram, João Simões, contactou Carlos Ramos e, invocando o seu benfiquismo, pediu-lhe para trocarem os projectos.
Esta participação de João Simões no projecto do Estádio da Luz e a sua consequente colaboração com um dos três “F”‘s do regime foi muito criticada pelos seus camaradas. Ainda estávamos a alguns anos de Zeca Afonso, Adriano, Ary e outros, darem uma nova vida ao fado de Coimbra.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

12 Responses to 120.000

Os comentários estão fechados.