120.000


Confesso que esperava que o 5dias atingisse as 120.000 visitas no mês de Dezembro. Servir-me-ia de pretexto para falar no antigo Estádio da Luz. 120.000 era mesmo muita gente.
Inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e projectado pelo arquitecto João Simões (1908-1994), antigo futebolista do clube, comunista e figura histórica do sindicato dos arquitectos.
Contaram-me há alguns dias uma história engraçada sobre a qual ainda tenciono escrever mais umas linhas. Parece que o Ministro das Obras Públicas de então, julgo que Cancela de Abreu, havia determinado que o projecto fosse feito pelo Mestre Carlos Ramos, que já estaria a trabalhar no projecto do Estádio do Restelo. João Simões estaria a desenvolver outro projecto público. Ao que me contaram, João Simões, contactou Carlos Ramos e, invocando o seu benfiquismo, pediu-lhe para trocarem os projectos.
Esta participação de João Simões no projecto do Estádio da Luz e a sua consequente colaboração com um dos três “F”‘s do regime foi muito criticada pelos seus camaradas. Ainda estávamos a alguns anos de Zeca Afonso, Adriano, Ary e outros, darem uma nova vida ao fado de Coimbra.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

12 Responses to 120.000

  1. A famosa “Catedral da Luz”… durante toda a minha adolescência tive de ouvir piadas: a Catedral da Luz e as Ruínas de Alvalade! O Terceiro Anel foi inaugurado em 1986 e era o orgulho dos benfiquistas, em contraste com o velhinho (mas muito bonito) Estádio de Alvalade, com os problemas na pala e não só.
    Com uma honestidade tipicamente sportinguista, José Roquette admitiu francamente aos sócios do Sporting que era inevitável a construção de um estádio novo: a manutenção do antigo era bem mais cara. E foi assim que o Sporting se lançou na construção do Alvalade XXI. ANTES DE SE SABER QUE HAVIA EURO 2004.
    Depois foi o que se sabe… Apesar de ter um estádio que era o orgulho da nação benfiquista, inaugurado com pompa e circunstância para ser o segundo maior da Europa, não era admissível que o Sporting tivesse um estádio mais novo que o Benfica. Sendo assim, toca de deitar abaixo um estádio com quinze anos, e que (ao contrário do de Alvalade) nada indicava que estivesse obsoleto, e fazer um novo (e já agora, com uns apoios do Estado à pala do Euro 2004). O Benfica é assim. A inveja do Sporting, e só isso, ditaram o fim do teu estádio projectado por um comunista, Tiago. Será que quem projectou a nova Luz ao menos também é comunista?

  2. Tiago Mota Saraiva diz:

    Filipe, na democracia portuguesa os projectos dos estádios estão incluídos dentro de uma nebulosa que se chama operação económica. De qualquer forma, é sempre estúpido ver dois estádios a 500m de distância.
    Ricardo, não te conhecia a veia Malato…

    • Ricardo Santos Pinto diz:

      É verdade, nem me lembrei desse! 🙂 Mas juro que fui muito feliz no Estádio da Luz das três vezes que fui lá ver o Porto jogar. Ganhámos sempre!

  3. Marxista diz:

    ó Filipe, mas que conversa é esta? Inveja do Sporting?? 🙂 Os benfiquistas só se preocupam com o slb, aliás repara bem, há um post a falar do SLB e aparece logo um sportinguista a mandar abordoadas.
    Filipe, concentrate no teu clube, e deixa-te de delirios.

  4. Vista panorâmica de um Lego-monocromático …

  5. O Estádio é tão monótono, n é? É! ( Auto-censuros as piadas que me ocorreram … LOL …)

  6. Ricardo SP, Eu ontem tb fui muito feliz 😉

  7. Lagartos e andrades acima. Chou. Desinfectem.
    Este post fala de coisas sérias muito para além do vosso alcance.
    Largai os vossos comentários nos posts sobre ciganos e abranhos.

    E sabes tiago, que o estádio foi em grande parte construído com sacas de cimento e tijolos comprados pelos sócios, e de muito trabalho voluntário. Parecia uma festa do Avante antes do tempo.
    Não foi como os estádios da aristocracia e da burguesia.

  8. miguel dias bichaninho… não esperes pela Senhora Morte para ficares Verde 😉 Isso dese vemelho é coisa de vivo iludido…
    “que o estádio foi em grande parte construído com sacas de cimento e tijolos comprados pelos sócios F-se! Até escravizam os sócios … ceguetas …

  9. helderega diz:

    O velho estádio da Luz projectado por um arquitecto comunista? Então não foi o Salazar que o construiu? Ai que já estou baralhado!

Os comentários estão fechados.