EXPLIQUEM-ME a diferença entre a democracia socratista-jugular e a “democracia singular” de Pinochet

Vejamos: o primeiro suspendeu o estado de direito, a lei e todo e qualquer processo eleitoral, instaurou um estado de excepção permanente e governou na sua paz desejada (produzindo uma nova lei estática) durante mais de quinze anos.

O segundo e os seus APOIANTES julgam instaurar e sustentar um estado de direito, julgam governar segundo uma lei, que é somente a eleitoral (com 4 anos de duração). Logo, trata-se de uma outra forma de estado de excepção, porque se sustenta numa única lei, a da maioria dita parlamentar, e essa é a lei excepcional (ÚNICA). A lei é uma entidade estática e una em ambos os casos. Trata-se de duas formas de valores absolutos, com a mesma finalidade: o governo da obediência e da paz sem oposição nem bloqueios. É indisputavelmente o desejo de ambos – idêntico.

Não há nenhuma diferença, pois ambos pretendem a excepção: a suspensão das liberdades no primeiro é tão estática quanto a sociedade do segundo e seus apoiantes. Pinochet tinha fervorosos e legítimos apoiantes (cada um é o que é) :

O segundo apoia-se nesta casa  (MAS, MUITO IMPORTANTE: note-se que os apoiantes de Pinochet, em relação a Pinochet, eram tão ACRÍTICOS quanto os representantes na casa em baixo são ACRÍTICOS para o primeiro-ministro que suportam, neste caso J. Sócrates; só que os deputados de Sócrates não fazem a figura triste e vestem-se talvez melhor que a senhora de cima) :

 DIFERENÇAS ??

O primeiro tratou de organizar uma vida sem “problemas” durante mais de quinze anos.

Os defensores do segundo, pretendem uma vida e governação sem “problemas” em espaços de quatro em quatro anos. Em teoria, se eu pegar em 4 anos do primeiro e em 4 anos como desejados (e forçados) pelo segundo encontrarei diferenças? QUAIS ?

Para Pinochet, a contestação de rua (reprimida) era ILEGAL. Para J. S. a contestação de rua é ILEGÍTIMA.

QUAL A DIFERENÇA? A PERGUNTA DIRIGE-SE SOBRETUDO A PESSOAS AMIGAS (para evitar conflitos desnecessários – EU ESTOU A APRENDER COM OS RETRATADOS E CENSURO COMENTÁRIOS !!)

Post-scriptum: repare-se como o actual governo português lida com a “crise internacional” – é a sua forma de criar, obviamente, um estado de excepção.

PS 2: atenção que este post não diz que Sócrates é igual a Pinochet. Este post pretende sublinhar a forma como os apoiantes jugulares de Sócrates tentam ILEGITIMAR qualquer contestação que não seja sujeita a voto. É essa malta que é perigosa, tornariam a vida numa PAZ INFERNAL.

Um último PS, o 3 (a 8/12): a propósito das duas fotos acima, alguém me sabe dizer, objectivamente, onde é que o governo foi buscar o modelo de avaliação dos professores ???? Não quero boatos, quero coisa objectiva, objectiva !

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

131 Responses to EXPLIQUEM-ME a diferença entre a democracia socratista-jugular e a “democracia singular” de Pinochet

Os comentários estão fechados.