Carlos, estás quase completamente enganado, mas nada como levar o debate, como o voto, até à s urnas do Aventar. À excepção da evidência, que aqui ninguém reclamou, de que este blogue “não é nem oficial nem oficiosamente trotskista”, nenhuma conversa séria virá de dois dos cinco dirigentes que chamas a terreiro. A Estaline e a Mao devemos o enterro do projecto socialista, a degeneração do sonho revolucionário por várias gerações de lutadores e a traição das aspirações emancipatórias da classe. As credenciais que apresentam, quer do ponto de vista histórico quer na contemporaneidade, não abriram caminho, sendo que o destino onde chegaram ninguém, nem tu, o reclama. Como saberás também a história é madrasta, “repete-se, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.†Hoje, como ontem, a tradição que reivindicas acabou seduzida pelo fogo fátuo da social-democracia radical e a errar, profundamente, o seu sentido de voto. Outros, infelizmente, rumaram para outras vias e passaram a professar a fé na multidão, dando-lhe muito pouco em troca. Outros ainda, deixaram-se ficar na mesma, aguardando, como os relógios parados, pelas duas vezes que acertam a hora a cada dia e, fiéis ao seu dogmatismo, agarraram-se à âncora que os leva ao fundo ao mesmo tempo que gritam: “vitória!”. O 5dias, espero, vai continuar a ser de tudo um pouco à esquerda das ilusões liquidatárias, e o convÃvio entre as diferentes tendências, no campo da resistência, superará as tentações expurgatórias, a desistência e a capitulação, mas terá sempre respeito pela divergência. A revolução que vem é portadora da experiência colectiva de todo o processo, de todas as experiências, e, para nosso mal – por razões diferentes é certo – de todos os dirigentes. Cabe a cada um de nós escolher quais os que mantemos na mesa de cabeceira do futuro.
tags
15O 19M bloco de esquerda Blogues CGTP Constituição da República Portuguesa cultura democracia desemprego educação eleições Esquerda EUA Europa FMI greek riot greve geral grécia Guerra-ao-terrorismo humor i intifada mundial irão israel jornalismo liberdade Lisboa luta dos trabalhadores media música NATO new kid in the blog... Palestina parque escolar pcp Portugal presidenciais 2010 presidenciais 2011 PS psd repressão policial Revolução Magrebina Sócrates VÃdeo youtubearquivo
- Julho 2013
- Janeiro 2013
- Dezembro 2012
- Novembro 2012
- Outubro 2012
- Setembro 2012
- Agosto 2012
- Julho 2012
- Junho 2012
- Maio 2012
- Abril 2012
- Março 2012
- Fevereiro 2012
- Janeiro 2012
- Dezembro 2011
- Novembro 2011
- Outubro 2011
- Setembro 2011
- Agosto 2011
- Julho 2011
- Junho 2011
- Maio 2011
- Abril 2011
- Março 2011
- Fevereiro 2011
- Janeiro 2011
- Dezembro 2010
- Novembro 2010
- Outubro 2010
- Setembro 2010
- Agosto 2010
- Julho 2010
- Junho 2010
- Maio 2010
- Abril 2010
- Março 2010
- Fevereiro 2010
- Janeiro 2010
- Dezembro 2009
- Novembro 2009
- Outubro 2009
- Setembro 2009
- Agosto 2009
- Julho 2009
- Junho 2009
- Maio 2009
- Abril 2009
- Março 2009
- Fevereiro 2009
- Janeiro 2009
- Dezembro 2008
- Novembro 2008
- Outubro 2008
- Setembro 2008
- Agosto 2008
- Julho 2008
- Junho 2008
- Maio 2008
- Abril 2008
- Março 2008
- Fevereiro 2008
- Janeiro 2008
- Dezembro 2007
- Novembro 2007
- Outubro 2007
- Setembro 2007
- Agosto 2007
- Julho 2007
- Junho 2007
- Maio 2007
- Abril 2007
- Março 2007
- Fevereiro 2007
- Janeiro 2007
- Dezembro 2006
- Novembro 2006
- Outubro 2006
- Setembro 2006
Grande poste! Viva o 5 Dias!
Grande post! Viva o Arrastão!
(É só comparar as respectivas páginas.)
Olha a defensora do socialismo channel-para-todos com assento no Diário Económico – viva Lenin, p’cebe? (se comentasse isto num post dela, era o publicavas)
Bonito, bonito, era mostrar um estalinista, um único, a defender na TV algo mais leninista do que defendeu a Raquel no Económico.
Atenção, lapso: é ‘credenciais’, não ‘credências’…
Obrigado. Vou rectificar.
Boa! O seu post já mereceu os aplausos de outra anti-comunista deste blog, a Raquel Varela.
E o seu comentário: «A Estaline e a Mao devemos o enterro do projecto socialista, a degeneração do sonho revolucionário por várias gerações de lutadores e a traição das aspirações emancipatórias da classe» suscitam os vivos aplausos dos admiradores do neo-liberalismo e capitalismo. Alguns leitores e votantes em partidos, como o PSD, o PS e o CDS-PP também vão gostar de ler estes comentários.
São maravilhosos, estes posts, que unem os ditos «Trotskistas» aos neo-liberais da direita.
E para parafrasear a grande timoneira do anti-comunismo neste blog:
«Grande poste! Viva o 5 Dias!»
É curioso que os maiores anti-comunistas que conheço são os que mais vezes têm que gritar a dizer que são comunistas.
Ser comunista para esta “antÃtese” do meu substantivo, é ser um valente estalinista que andou aà a matar camaradas a tiro e a picareta. Isso sim é ser magnânimo!
Concordo com a expressão «Grande poste! Viva o 5 Dias!».
Aliás, ao ver as cinco fronhas foi oq ue me ocorreu de imediato. Esta iconografia já causou danos suficienetes à luta dos trabalhadores.
Obrigado por ser realista camarada!!
Entretenham-se com posts divisionistas , que outros se encarregam de organizar a luta contra esta quadrilha neoliberal que prepara o assalto final.
Nas condições actuais por que passa o povo português é mesmo esta a discussão que precisamos.
É aguardar Duarte. Verá, já e no fim, que não há série mais unitária que esta. Até aceito posts de encomenda. Quem quer incluir no cardápio?
Alguns temas para discussão neste tempo.
Como diria O Ulianov, que fazer?
1 como tomar o poder nas actuais circunstancias?
Luta institucional, luta eleitoral, luta de massas?
As duas primeiras como apoio à luta de massas , sendo esta a essencial ?
Ruptura com o sistema ou ruptura dentro do sistema?
Existem condicoes agora para apostar numa luta de massas que conduza à derrota da direita? que governo constituir?
Não existem essas condicoes e alternativa vai ser lenta e eleitoral?
Que polÃtica de alianças neste caso?
Etc
O GOVERNO E O FMI ANUNCIAM O GENOCÃDIO DO POVO PORTUGUÊS
e vocês batem punhetas com 70 anos de atraso.
ESQUERDA (CAVIAR) de m€rd@
Claro anarco-ciclista. A época nao está para punhetas.
é uma vergonha
Mantenham os camaradas (entre vós) esse entranhado amor pelas ‘massas’ e sempre acabarão por acomodar as diferenças.
Sempre vos unirá essa plena desconfiança e ignorância do ‘homem’ e esse culto pelas ‘massas’ que planeais amassar, arvorando-vos a essa vanguarda de padeiros amassadores que não hesitam em atear os fogos de ilusão e irrealismo em que as massas se haveriam de coser.
Pingback: Votar no 5dias! (III) | cinco dias