Os EUA e a NATO persistem nos seus planos para redesenhar as fronteiras do Médio Oriente. Israel aprofunda a sua escalada contra a Autoridade Palestina e a construção de colonatos nos territórios da AP. A pressão sobre a SÃria e o apoio a forças internas terroristas hostis ao regime de Assad persiste, incluindo (paradoxalmente) apoio a forças alinhadas com a al-Qaeda. Os EUA tem neste momento mais de 10 mil tropas junto da fronteira SÃria (ref), juntamente com forças da França e Reino Unido. As tensões na fronteira entre a SÃria e a Turquia, membro da NATO, têm todo o potencial para servir de pretexto para puxar toda a NATO num assalto à SÃria. E persistem as ameaças ao Irão, pelo seu alegado programa de armas nucleares. Um artigo recente de Seyed Hossein Mousavian, académico em Princeton e ex-negociador nuclear do Irão, apontam as razões pelas quais pensar que o Irão tem um programa de armas nucleares é mera fantasia.
Boa tarde.
Uma dúvida: como conseguirão os Estados Unidos e aliados convencer o Paquistão, a Arábia Saudita e principalmente a Turquia a abdicar de território? Pela força? Duvido.
O Paquistão ainda vá, uma vez que as suas ogivas nucleares são controladas por americanos logo são trunfo que não entra na equação. Mas a Arábia Saudita tem aquele poder de convocar todo (quase todo) o fanatismo islâmico deste mundo contra Washington. E não se deve subestimar o nacionalismo turco, esse gigante, por enquanto, adormecido.
Parabéns e obrigado.
Algumas achas para a questão.Ou o eterno controlo das fontes energéticas:
http://www.globalresearch.ca/syria-turkey-israel-and-the-greater-middle-east-energy-war/5307902
Excelente analise André. Quanto ao comentário do/da Jacquerie, é interessante e correcto. Mas uma coisa á a vontade de dividir o Médio Oriente em ‘pequenos reinos invejosos’ entre si como já dizia o nosso querido Lourenço, outra coisa é se o plano se pode concretizar. A vontade existe de certeza absoluta, ser possÃvel não é outra coisa…
Últimos preparativos da Nato para intervir na SÃria
http://actualidad.rt.com/actualidad/view/80539-ultimos-preparativos-otan-intervenir-siria