Israel Nuclear

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução, com 174 votoa a favor, 6 abstenções, e 6 votos contra (EUA, Canadá, Israel, Ilhas Marshall, Micronésia e Palau) apelando a Israel para assumir o seu programa nuclear, permitir inspecções e apoiar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Israel tem sistematicamente recusado confirmar ou negar possuir bombas nucleares.

Mordechai Vanunu, técnico nuclear Israelita, acusou Israel de possuir armas nuclear. Foi drogado e capturado por agentes da Mossad em 1986, transportado para Israel, onde foi condenado num tribunal secreto, e preso durante 18 anos, 11 dos quais em solitária. Libertado em 2004, seus movimentos e discurso tem sido controlado de perto, e foi preso já várias outras vezes por violações às restrições da sua libertação condicional, por ter falado com jornalistas sobre o programa nuclear de Israel.

Sobre André Levy

Sou bolseiro de pós-doutoramento em Biologia Evolutiva na Unidade de Investigação em Eco-Etologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa
Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

17 Responses to Israel Nuclear

Os comentários estão fechados.