“Tradição 21”, episódio 1: Alentejo

“Tradição 21″ é um programa radiofónico que mostra a reinvenção actual da música tradicional portuguesa. Dos vestígios domundo rural até aos novos projectos urbanos, os testemunhos e os sons da tradição, sem preconceitos ou purismos e aberta ao grande público.

Este é um programa da Academia RTP, realizado por mim e pelo meu colega Manuel Feijão, contém quatro episódios (correspondentes a quatro regiões) e vai para o ar num horário um pouco embaraçoso: Domingos, 7:20 da manhã, na Antena 1. Assim sendo, aproveito para divulgar o programa aqui no blog, de forma a poder chegar a um público mais alargado. O primeiro programa foi para o ar ontem e diz respeito à música alentejana.

Alentejo… entre a alma profunda e abrangente do cante e o novo impulso da viola campaniça, entre os bonecos de Santo Aleixo e os pequenos grupos e rituais, entre as experiências criativas com o cantar alentejano e a exploração folk mais endiabrada.

Aqui fica o link do programa:

     http://www.rtp.pt/play/p1007/e100593/tradicao-xxi

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

3 respostas a “Tradição 21”, episódio 1: Alentejo

  1. Dina diz:

    Bom dia. Tenho o hábito de ouvir regularmente a Antena 1 (e felizmente de também acordar cedo ao domingo de manhã) e tive a sorte de ouvir hoje a emissão do Tradição 21 dedicada este domingo (08-12-2012) à musica da Beira Baixa, creio eu. Gostei muito do programa, na medida em que, mesmo estando a par de alguns projectos de “reinvenção” da musica tradicional portuguesa, não tinha noção do quão alastrado e prolífero é este fenómeno. Gostaria muito que me indicassem os nomes dos projectos mencionados este domingo e alguns dos seus trabalhos editados.
    Muito obrigada e continuação do bom trabalho.

    • João Torgal diz:

      Muito obrigado. Deixo aqui algumas ideias:

      – O projecto Aduf, trabalho expansivo à volta do adufe, tem um disco homónimo lançado há dois anos;
      – Os Velha Gaiteira também lançaram nos últimos anos o seu disco de estreia, fusão entre a música da Beira Baixa e a gaita transmontana. Alguns temas podem ser ouvidos aqui: http://www.myspace.com/velhagaiteira
      – O Musicalbi tem décadas de carreira. O último disco “Adufando” é deste ano;
      – Há todo um mundo para explorar da Brigada Victor Jara. Esse património é bastante mais mediático, embora não tanto como devia.

      Estarei naturalmente ao dispor para mais sugestões, desta ou de outra região. Mais uma vez, muito obrigado pela escuta à hora imprópria 🙂

  2. Pingback: “Tradição 21″, episódio 2: Beira Baixa | cinco dias

Os comentários estão fechados.