31 de Outubro, crónica de mais um dia de luta. Os ratos fugiram perante o povo!

De facto não há palavras suficientemente elogiosas para descrever toda a actuação dos Estivadores no momento actual, desde a luta no seu local de trabalho, até à sua presença e atitude nas manifestações. Um exemplo para toda a classe operária, um exemplo para todo um povo.

Passos, Relvas e Gaspar querem fugir que nem ratos… pode ser que tenham uma surpresa.

E muito bem, já bloquearam a saída direita. É bom que o pessoal perceba que ficar na base das escadarias não tem efeito nenhum (a não ser a concentração simbólica/ritual de massa)… Os pontos chave estão do lado direito na rua de S. Bento e do lado esquerdo, a Calçada da Estrela, em ambos estes locais há saída de viaturas.

Pelo menos do lado direito parece que a saída já está bloqueada! Ça Ira! Vamos ver se se bloqueia a do lado esquerdo da calçada da estrela também. Foi aí que o deputado do PSD levou um “aperto” no 15O.

E parece que é aí que a polícia está a escoltar os deputados que saem do Parlamento, se muita massa lá estiver não conseguirão romper o cerco sem umas “amolgadelas”. Para futura referência fica o facto de que a posição de maior valor estratégico a todos os níveis à volta do parlamento é exactamente esse local. A saída esquerda do parlamento, no início da calçada da estrela.

Entretanto o sol e o publico já noticiam o cerco. Se bem que alguns dos deputados que votaram a favor deste orçamento já devem ter saído, não me parece que tenham saído todos, o cerco continua e reforça-se, a cada momento mais gente se junta. Na notícia do público há um pormenor interessante ” (…)em comparação com a última grande manifestação, a 15 de Outubro.”, na altura os media disseram centenas de pessoas… mas a verdade (sobretudo nestes momentos em que as massas estão na rua) vem ao de cima. No dia 15 de Outubro estiveram no parlamento milhares e não centenas de pessoas. Hoje irão estar muitas mais.

Já há o rebentamento dos habituais petardos e bombas de fumo.

A multidão multiplica-se em frente ao parlamento. Aqui pode-se ver já uma reportagem na Sicnoticias, dá uma ideia do ambiente que aí se vive, é um povo consciente que se ergue.

Estivadores, Confederação dos Agricultores, Funcionários Públicos, Desempregados, Juventude todo um povo em luta converge sobre o Parlamento!

Aqui pode-se ver a notícia da TVI 24, desde já há dois importantes factos a destacar, implicitamente verificáveis nessa reportagem. Primeiro, o pesadelo da Cassandra do regime , que exista uma aliança de facto entre a CGTP e a constelação “Indignados”, parece estar a ocorrer. É fundamental para o sucesso da luta a aliança, de facto, entre a classe operária mais tradicional e organizada e uma juventude/camadas urbanas pauperizadas e radicalizadas. Mais uma vez os estivadores têm estado na vanguarda desse processo. Segundo, mesmo que o cerco não seja 100% efectivo já deu que falar e mais importante, o movimento percebeu que tão, ou mais, relevante que ficar no fundo das escadarias (posição meramente simbólica e onde quem protege o parlamento tem todas as vantagens tácticas) é bloquear e ocupar os flancos. Do lado direito e esquerdo das escadarias.

Aqui está um post em que se descreve a marcha dos estivadores até à assembleia com passagem pela secretaria de estado dos transportes. Com as anunciadas privatizações da ANA, TAP e CP será um local de passagem (no mínimo) obrigatório.

Hoje também se noticia mais um flagrante caso de corrupção e compadrio. Estudo revela que Anacom favoreceu Portugal Telecom no processo da TDT. E também se sabe que este orçamento é só um meio orçamento, há mais banditismo a caminho… O protesto prossegue.

 Aqui está um link para emissão em directo. Convém também desmistificar essa conversa do “são todos iguais”. Louçã quando abandonou o seu cargo de deputado recusou reformas, subsídios e outras benesses. Fora do parlamento houve alguns deputados em protesto (na foto os que aparecem são do PCP).

Há objectos a serem arremessados para a escadaria e é frequente o rebentamento de petardos. Os cães da Polícia foram levados para a linha da frente.

Ouve-se rebentamento de petardos e a polícia está a ser ‘bombardeada’ por latas, garrafas e pedras. No local já está também a unidade cinotécnica da equipa especial da PSP.

Alguém me explica porque raio a polícia leva cães para estes eventos? Para atiçar aos manifestantes??? Muitas das garrafas e outros objectos arremessados acabam por atingir os animais e é vê-los a ganir… Porque é que os srs agentes e responsáveis da PSP levam os cães??? Uma manifestação não é uma operação “stop”. A liga dos animais ou coisa assim devia intervir e protestar contra esta forma abusiva de utilização destes animais por parte do corpo de intervenção. Só serve para atiçar os ânimos e no final quem sofre são os cães…

Nós seremos simples e serenos,
protegendo os fracos e pequenos

Assim começa o hino do corpo de intervenção, proteger os fracos e pequenos é proteger o Relvas o Passos e o Gaspar? É proteger quem rouba o povo, quem vende o país por dois tostões e umas comissões, quem quer reduzir os trabalhadores à condição de pouco mais que escravos? E depois ainda dizem “Nós somos deste Povo a espada”… espero bem que sim… mas para isso voltem-se e prendam mas é este governo de salteadores e não se virem contra o povo que justamente mostra a sua indignação. Espero bem que defacto sejam “deste povo a espada” e não mercenários a soldo da Troika nacional e estrangeira…

Já arde a fogueira, parece que há vigília pela noite dentro

 A tvi24 tem aqui um video mais recente. Os manifestantes na primeira voz, quem fala assim não é gago.

“Podes fugir, mas não te podes esconder”… Os deputados que aprovaram este Orçamento, é ver abaixo. PSD e CDS, menos um do CDS da madeira…

É engraçado ver alguns lacaios do governo a fazerem apelos velados à extrema-direita. O André que se acalme que em Portugal não tem uma aurora dourada para lhe limpar o rabinho. Comparar movimentos criminais com um povo em luta só pode vir mesmo de quem está com o cú a tremer…

A sicnotícias apresenta aqui outra reportagem, não está má.

Texto lido na manifestação do “que se lixe a Troika“.

E A LUTA CONTINUA! Alguns destaques entre vários protestos planeados e em curso. Os links são apenas um entre vários exemplos de eventos a convocar para o mesmo protesto

10 de Novembro – Manifestação Militar
Apoio popular à manifestação dos militares marcada para o dia 10 de Novembro, contra as políticas que nos roubam a todos. Só unindo forças poderemos fazer uma mudança real.
http://www.facebook.com/events/497242520293994/

12 de Novembro – Recepção a Angela Merkel em Portugal
“BardaMerkel”, Abaixo o IV Reich!!! Sobre a Alemanha e as dívidas consultar este e este interessantes textos.
http://www.facebook.com/events/115634938592699/

14 de Novembro – Greve Geral Europeia!!!!
Momento alto e fulcral de luta
http://www.facebook.com/events/437793312923304/
http://www.facebook.com/EuropeanStrike?fref=ts

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

49 Responses to 31 de Outubro, crónica de mais um dia de luta. Os ratos fugiram perante o povo!

  1. Pingback: “Há Alternativas!” | cinco dias

  2. Pingback: Reuniões Governo/FMI são “guerra aberta contra Portugal” – Equacionando a resposta insurrecional | cinco dias

Os comentários estão fechados.