31O – “Somos todos estivadores!”

Os estivadores estão em greve às horas extraordinárias porque o governo português aprovou uma nova legislação de trabalho portuário que terá implicações terríveis no futuro profissional e pessoal dos actuais e futuros estivadores.

A reestruturação do sector portuário tem vindo a ser apresentada como a grande aposta para o relançamento da economia nacional. Reestruturação e relançamento são eufemismo para flexibilização e cortes salariais de forma a relançar os lucros dos sectores exportadores à custa do corte no poder de consumo de quem trabalha. Por isso a luta dos estivadores tem uma implicação determinante na vida de todos nós. A sua vitória será, antes de mais, uma vitória contra a política de desemprego e carestia apregoada pelo governo como uma saída nacional. Polítca brutal de cortes em salários e pensões, devorados pela subida de impostos,destruição dos serviços públicos, despedimentos e privatizações que Passos Coelho, Paulo Portas e Vitor Gaspar querem aprofundar com o OE para 2013. Por isso as manifestações contra o Orçamento e a Greve dos estivadores fazem parte da mesma luta.

Somos todos estivadores hoje, porque a luta contra a precariedade, desemprego e a miséria é só uma!

Por isso nós, activistas de diversos movimentos e do mundo sindical, organizadores e participantes da Concentração “Cerco ao Orçamento” do passado dia 15 de Outubro, nos juntamos às concentrações de dia 31 de Outubro contra a aprovação do Orçamento de Estado. Para que as várias lutas contra este governo e austeridade convirjam, durante as concentrações organizaremos um acto de solidariedade com a luta dos estivadores, em S.Bento, onde lançaremos um abaixo-assinado de apoio à sua luta.

Subscrições Colectivas: CADPP; Comissão de Trabalhadores Santander-Totta; Movimento Sem Emprego; Plataforma 15 de Outubro; Revista Rubra. Subscrições Individuais: Alexandra Martins – Plataforma 15 de Outubro; Alcides Santos – Movimento Sem Emprego; Ana Rajado – Movimento Sem Emprego; Délio Figueiredo – Comissão de Contratados e Desempregados do SPGL; João Pascoal – Comissão de Trabalhadores Santander-Totta; Renato Guedes – CADPP; Raquel Varela – Revista Rubra; Rui Viana – CADPP; Tiago C.- Plataforma 15 de Outubro.
Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

38 Responses to 31O – “Somos todos estivadores!”

Os comentários estão fechados.