Daniel J. Boorstin
“Nunca se consome o objecto em si (no seu valor de uso) – os objectos (no sentido lato) manipulam-se sempre como signos que se distinguem quer filiando-o no próprio grupo tomado como referência ideal, quer demarcando-o do respectivo grupo por referência a um grupo de estatuto superior. (…) É precisamente ai que reside o valor estratégico e a astúcia da publicidade: atingir cada qual em função dos outros, nas suas veleidades de prestigio social ratificado. Nunca se dirige apenas ao homem isolado: visa-o na relação diferencial e quando dá a impressão de retardar as suas motivações ‘profundas’, fá-lo sempre de modo espetacular, isto é, convoca sempre os vizinhos, o grupo, a sociedade inteiramente hierarquizada para o processo de leitura e encarecimento que ela instaura. (…) O consumo define-se sempre pela substituição da relação espontânea mediatizada por meio de um sistema de signos.”
Jean Baudrillard
A reler os teóricos dos pseudo-eventos, a propósito desta notÃcia e dos contributos do Party Program e do Rick Dangerous.
Caro Renato
Desculpa-me lá, mas às vezes acho os teus posts uma espécie de não-posts.
E tem toda a razão. Ainda bem que não são notÃcia no Público.
Lol!
Conta-se muitas vezes, a propósito do assassinato de Ribeiro Santos, o momento tragicómico imediatamente anterior ao crime em que, depois de os estudantes imobilizarem um bufo da PIDE, um PIDE presente no local foi chamar a PIDE para que a PIDE dissesse se o PIDE era PIDE ou não era PIDE. Aqui, temos o BE a ir ter com o BE para pedir ao BE que vote a ILC do BE. «Primeiro em tragédia, depois em farsa», bem dizia o outro.
O PI é muito mais que o BE. E olha que não lhes tenho simpatia especial, principalmente ao BE. Mas é a verdade.
Para ser mais preciso é, nas minhas contas, um activista. Já deixei de papar grupos. Pode deixar a encomenda para quem de direito.
Ainda bem que o Movimento dos Sem Emprego nada tem a ver com o MAS.
Assim fico mais descansado
E pode mesmo. Há um militante do MAS na sua coordenadora, e poucos mais a ir aos plenários. Sobretudo, sobra muita gente ao MSE que não é do MAS, da Rubra, do Colectivo Mumia ou, pasme-se, do Bloco de Esquerda, da Renovação Comunista e do Partido Comunista Português. Há vida além do apparatchik.
Ainda bem que é assim, Renato Teixeira.
Outra coisa que me deixa descansado é que faltam de 2 meses para o Natal
Um bom Natal, portanto. Aposto que é do Sporting.
“Há vida além do apparatchik.”
Tão simples, afinal. E é precisamente o que se ocorre dizer em resposta à patetice de post do Renato. Obrigado pela dica.
Não tem de quê.
Bom dia, mas permitam-me um desabafo/pergunta?
Porque é que voces que compartem o mesmo espectro polÃtico (esquerda-extrema esquerda) se odeiam tanto?
A sério, é que para quem está de fora, além de incompreensÃvel e ridÃculo, parece mesquinho e auto-destruidor…
Sem animo de ofender, saudações cordiais,
Jose dos Passos DAM
A extrema-esquerda ama-se, mas tem uma forma estranha de o demonstrar. O BE é outro assunto, naturalmente.
Eheheh…
Farpa venenosa no bloco, o sarcasmo no seu melhor.. vocesselencias odeiam-se de facto.
Alguem vos leva a sério?
Entre outros, o João Passos Dias Aguiar Mota. 😉
Mas entao… nada neste blog é para levar a sério?…
Tudo não passa de brincadeiras adolescentes?…
Levados da breca, co diacho!
Sim! Dê lá um abraço ao Dias Loureiro e,já agora ao opus dei bankster Jardim Gonçalces-estes é que são uns grandes ‘senhores’.Veja lá se está na hora de lhes ir lamber os testÃculos.Ele há gente para todos os papeis…
Quando o Renato Teixeira da Revista Rubra, se reúne com o Renato Teixeira do MSE, como se cumprimentam…AO ESPELHO?
Todos os dias, mas costumamos prescindir da presença dos órgãos de comunicação social.
Não te esqueças do Renato Teixeira do Cerco a S.Bento. Esse também aprecia palmadinhas nas costas dos outros dois.
Ele não percebe. O Renato Teixeira não percebe que é um Tamagochi, uma espécie de hamster que o pessoal usa para brincar. De vez em quando, quando ele percebe os vidros que o cercam, só no reflexo, percebe que está sozinho. Mas ainda assim, não aprende nada. Mas é bom ser assim, de vez em quando vimos aqui vê-lo a correr nas rodinhas, como os ratinhos hamster. É um cruzamente entre o tamagochi (porque é só digital) e um hamster, porque está fechado e anda às voltas e voltas e voltas.
Tanta poesia desperdiçada. Gostei particularmente da ideia de tamagochi, ainda para mais associado a este post.
Ainda não percebi quem é da direita, da esquerda ou dos canhotos, mas o meu papel é estar do lado da justiça por isso umas vezes concordo e apoio os da esquerda e à s vezes, por engano, os canhotos … mas não me lixem, PS/PSD/CDS é uma porcarÃa e contra a porcarÃa estarei sempre !
Quanto aos Grupos e grupinhos de esquerda, entendam-se. Não se digladiem, que isso dá merda !!!