Democracia ou Socialismo?

Numa altura em que se propagam os discursos a defender a democracia – como se não fosse justamente sobre o regime democrático que a troika se impôs mas sob um regime de ditadura fascista ou aparentado – deixo aqui um texto de Álvaro Bianchi, hoje director do Arquivo Edgard Leuenroth, sobre a noção de esquerda, direita e outros equívocos.

«Em alemão, francês, inglês e espanhol são usadas palavras muito diferentes para referir-se à esquerda: Linke, Gauche, Left, Izquierda. Mas o radical utilizado para Socialismo é o mesmo: Sozialismus, Socialisme, Socialism, Socialismo. A jocosa conclusão é que a esquerda nos divide e o socialismo nos une». 

O texto completo num novo blog, feito por intelectuais marxistas brasileiros.

http://blogconvergencia.org/blogconvergencia/?p=246

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

2 Responses to Democracia ou Socialismo?

  1. Chico Costa diz:

    Que maravilha, simplicidade e beleza. Quando era jovem, na ditadura, os padres usavam nas aulas de religião e moral os mesmos textos divulgadores maravilhosos simples e belos.

  2. É, de facto, impressionante aquilo a que chamamos “Democracia”: é uma estratégia antiga do capitalismo (se calhar, da modernidade – estou a lembrar-me das novidades que os artesãos florentinos introduzem no final da Idade Média, legitimando-as como cultura clássica renascida…), que torna o obscuro “desejo” em transparentes metas de consumo e a complexa “liberdade” na escolha entre produtos comerciais.

    E há outra coisa que me preocupa: já o Thoreau menosprezava a facilidade de escolha expressa num voto que não nos compromete – está a ficar pior, parece-me que o futuro da tal democracia é o dos “like”, ou não, polegar para cima ou para baixo.

    Também me preocupa que o seu “blog” pareça ser um local onde você fala para o boneco. Seja como for: muitos parabéns pelo brilhante espaço crítico.

Os comentários estão fechados.