Morreu Eric Hobsbawm

Acabo de saber da morte, aos 95 anos, do grande historiador Eric Hobsbawm. Deixo aqui a notícia publicada no Guardian, com o seu obituário.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

4 respostas a Morreu Eric Hobsbawm

  1. António Paço diz:

    Uma correcção à notícia do Expresso online (http://expresso.sapo.pt/morreu-eric-hobsbawm=f757097): que eu saiba, o Eric Hobsbawm nunca saiu do Partido Comunista da Grã-Bretanha. Isto apesar de, por exemplo, ter criticado duramente o esmagamento da insurreição húngara de 1956, que levou à saída do seu camarada de partido (e outro grande historiador) Christopher Hill e de muitos outros comunistas, intelectuais ou não.

    • maria joão costa diz:

      “Os meses da minha estadia em Berlim fi zeram de mim um comunista para toda a vida, ou, pelo menos, um homem cuja vida perderia a sua marca característica e o seu sentido sem o projecto político a que se consagrou quando estudante, e isto apesar de esse projecto ter manifestamente falhado e de eu saber hoje que estava, de facto, condenado a falhar. O sonho da Revolução de Outubro permanece algures vivo em mim, nalgum recanto da minha intimidade, como se se tratasse de um desses textos que foram apagados, mas que continuam à espera, perdidos no disco duro de um computador, que um especialista apareça para os recuperar.”
      Interesting Times: A Twentieth-Century Life”, autobiografia de 2002, tradução de Miguel Serras Pereira, Campo das Letras.

  2. Paulo Granjo diz:

    Mais esta…!
    Que merda de ano!

Os comentários estão fechados.