Mais um escrito miserável de Camilo Lourenço

Dá-lhes Angela, dá-lhes. Com força!!!

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

39 respostas a Mais um escrito miserável de Camilo Lourenço

  1. rosaamarela diz:

    Mas nós queremos cumprir, que somos gente séria.

    Não queremos é à custa de nos tornar a todos “miseráveis”. !

    • faria diz:

      parabens! so os vigaros que uam para o taitii, brasil, ilhas malucas e nao pagavam a ninguem, do sor nao gostam.

    • Pedro diz:

      Não faço a mínima tenção ler uma obra que nada mais faz do que defender as teses de Passos Coelho e C.ª. Dispenso, por completo a sua leitura, podia ir para a reciclagem, porque não irá ficar na história de Portugal!!!

      • JOMARA diz:

        Fiquei um pouco triste após ler o rol de comentários que aqui vão vertendo.
        Entre eles, felizmente, vejo que ainda existem pessoas capaz de raciocinar de forma mais lúcida e que, se dão ao trabalho de tentar fazer um reposicionamento de raciocínios, que mais não revelam do que deixar vir à tona seus recalcamentos por imaginarem que tudo e todos se pautam por sua própria conduta que sintetizo: Atingir protagonismo e algum lugar que lhes permita também no modelo de parasitismo, as respectivas benesses.
        Nestas coisas de política, eu ouso de forma um pouco simplista, aceito, fazer a destrinça entre quem luta por causas e quem luta acima de tudo por interesses, próprios ou de uma clientela que lhes está afecta.
        O que me constrange mais, mas muito mais mesmo, é conseguirmos ter a capacidade de fazer as respectivas filtragens para em consciência podermos nos solidarizar por quem luta verdadeiramente por causas nobres, quer seja na política quer na solidariedade humana.
        No caso vertente, Sr Camilo Lourenço, transparece-me que, suas posições incomodam muito. Talvez não tanto pelo tipo de análises que faz, mas mais por apenas focalizarem sobre ele uma intenção de se estar a pendurar no casaco de quem lhes possa no futuro abrilhantar sua carreira.
        Não é local adequado para escalpelizar aqui o caso brasileiro de Lula da Silva e o “MENSALÃO”. Mas seria uma forma de poder analisar as formas, às vezes únicas de se poderem acessar posições onde se possam no futuro gerir de forma até revolucionária, toda uma estrutura de mudança em prol de uma causa nobre de solidariedade e encetamento de rumos que possam conduzir a todo um melhor futuro para a sociedade, e cujos destinos avocaram como causa sua.
        Acho que muitos dos comentários enfermam por assentarem numa cultura de parasitismo, em que tudo que se pretende vislumbrar no futuro, tem por bases esse tipo de posturas.
        Qualquer tipo de progresso assenta sempre na principal vertente da produção de tudo que nos permite a nossa sobrevivência. E o que vejo?
        Gente que optou por fazer carreiras mais viradas para as tecnologias, que são utilíssimas concordo, mas para que funcionam precisam de uma base de sustentabilidade, e essa sustentabilidade não é possível sem a matéria prima, oriunda da real produção, mas em cujo processo esta geração de “aviário” não pretende se envolver.
        Alguém me formulou de qual seria a minha posição se tivesse filhos que, tendo terminados seus cursos académicos não vislumbrassem condições de empregabilidade, (foi na comissão de trabalhadores da RTP). Minha resposta bem simples: Olhe, eu para chegar onde cheguei, e não foi muito longe, tive de comer o pão que o diabo amassou, já o mesmo parece que não aconteceu no seu caso em que houve o privilégio de poder fazer carreiras académicas.
        Tenho a percepção de estar a “pregar aos peixes” mas também penso que muita gente que ousa pensar e raciocinar me entende e não deixará de estar de acordo comigo.
        Quanto ao Sr Camilo, parece que existe a vontade velada de o achincalhar, pois para o efeito apenas se limitam a por em evidência a parte em que diz que os sacrifícios é algo a que estamos condenados. Mas não se centra de quando ele afirma que a política actual está errada na medida em que não está virada para o crescimento essencial para que possa ser dada a volta ao actual estado calamitoso em que nos encontramos.
        Haja mais bom senso, e menos paixões fanáticas por objectivos que apenas existem no campo dos sonhos. E bom domingo para todos.

        • De diz:

          Bom domingo para todos enquanto tenta defender um patifório , cúmplice de terrorismo social?
          V. deve estar a brincar.Que tal um reposicionamento de raciocínios, desta vez contra o parasitismo neoliberal que como toda a gente sabe defende as suas exclusivas benesses?
          As posições de camilo incomodam?Olhe que depende da perspectiva.Para os terroristas sociais que nos governam claramente que não incomodam nada.Até o chefe do gangue, Coelho, se apresta para estar presente no lançamento publico do conteúdo estomacal do dito cujo.Isso não lhe acende nenhuma luzinha no paleio”carpitório” com que quer responder às acusações sobre este serventuário do Capital?
          Quanto a paixões fanáticas deixe-se de rodriguinhos tolos e pretensiosos. Diante da fome e da miséria, diante de terroristas como estes que nos governam e que camilo é um sebento apologista, não se responde com estados de alma.
          Responde-se com outra coisa. Cumplicidade com esta corja é que nem pensar

          Já agora:”Do rio que tudo arrasta se diz que é violento mas ninguém diz violentas as margens que o oprimem.”

          • Manuel Gonçalves diz:

            Camilo Lourenço. Força! Não tenha receio dos invejosos, dos imbecis, dos incompetentes e dos parasitas que viveram todos estes anos à custa dos trabalhadores . São esses que aos milhares grassam por este triste e pobre país e não gostam de ouvir as verdades que V. muito bem diz. Só um embecil , pouco inteligente ou politico da treta, que governa para ganhar eleiçoes e atirar-nos para a banca rota é que acredita que o nosso país tem condições para proporcionar tudo e a todos de “borla”.(Educação, saúde, Segurança e alimentar os milhares de parasitas, que se habituaram a viver dos subsidios)Como diz senhor Camilo, quem pode tem de pagar e só quem realmente nada tem é que tem direito a tudo sem pagar. Isto é que é a Social Democracia. Deixem-se de mais palhaçadas e de ilusionismos, porque é por estas e por outras que Portugal está nesta situação…Um abraço para o Camilo Lourenço e para todos os que pensam como ele e não têm receio de o afirmar publicamente.

  2. A.Silva diz:

    Execrável personagem!

    • Português diz:

      Leiam esta reportagem.
      http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=60083

      O Sr. que voçês falam é assim tão imbecil?!? Eu acho que não…
      É das vozes mais lucidas que existem no nosso país neste momento… as medidas de austeridade são dificeis? Meu deus como o são, o que não nos podemos esquecer é de quem nos colocou lá, não de quem nos informa das consequências de não pagarmos o que devemos.

  3. Nuno Cardoso da Silva diz:

    Camilo Lourenço é o protótipo do imbecil ignorante que desde há muito polui o espaço da comunicação social. Se me permitem a ordinarice, o seu sonho é ser sodomizado pela Merkel, com um dildo colossal, em manifestação pública de sado-masoquismo. Devíamos metê-lo nu numa jaula, devidamente besuntado de vaselina, e remetido à chancelaria alemã, em Berlim…

    • JgMenos diz:

      Não que lhe permita a ordinarice, mas provavelmente é o melhor argumento de que é capaz!

      • Nuno Cardoso da Silva diz:

        Não é argumento, é explosão de cólera contra um reles serventuário de todos os interesses oligárquicos apostados em destruir a nossa sociedade. Em tempo de guerra seria fuzilado por conluio com o inimigo.

        • JOMARA diz:

          Pois Nuno Cardoso, pela sua linguagem pode facilmente ver-se quem vomita este tipo de baboseiras.
          “Reles serventuário”!!!!!!!!!!!! E quem é você? Pelo que vomita, acho que nem para o grau de “reles” poderia ser aproveitado.
          Você é, concerteza, alguém que que se auto avalia de iluminado. Só que sua iluminação deve estar de velas todas apagadas. Na escuridão em que se encontra, resta-lhe apenas vociferar este tipo de comentários pois não vive neste mundo de realidades punjentes, infelizmente, mas que de nada servem palavras ocas, aliás até um pouco obcenas, face ás verdadeiras realidades que, só pessoas com o perfil de Senhor Camilo conseguem ver de forma lúcida. Mas se isso o deixa feliz, valha-lhe ao menos isso, pois que “vozes de burro não chegam ao céu”….

          • De diz:

            Jomara:
            Sorry mas a sua voz não chega de certeza ao céu.
            Mas mais do que a sua voz, a voz do pulha inenarrável que é camilo lourenço, o serventuário como bem diz Nuno Cardoso da Silva, chega aonde quer chegar.Que não é ao céu nem ao inferno.Mas ao núcleo duro do poder dos neoliberais com tons fascistóides.
            Agora vá tentar aconchegar a roupa ao camilo

    • elisabetesoares diz:

      Numa jaula devia voce ser metido

    • JOMARA diz:

      Pedro! Ao que vejo, sua oca argumentação nada mais expressa que uma, talvez invejosa ânsia, de tecer os mais baixos argumentos para denegrir a imagem do Sr. Camilo. Afinal o que diz você de substancial? Para além de expressões agressivas e de baixo nível, não vejo que para aqui traga algo de substancial devidamente alicerçado em factos que possam demonstrar e corroborar o que pretende afirmar. Não penso que ele, como todos os seres humanos, não tenha os seus pontos fracos e sensibilidades diferenciadas das em relação a determinadas matérias. Mas em termos do que vem expressando no que respeita à política económica, não vejo nada que ele afirme que me não pareça ser a fiel análise da situação em que o País se encontra. Seria interessante que você, em vez de vomitar obscenidades pegasse em suas teses e tentasse rebatê-las… Mas atendendo ao perfil que deixa transparecer, isso não estará ao seu alcance, e se dito por si até nem poderá ter qualquer conotação de merecimento. Talvez seja melhor continuar da forma que o faz feliz…
      Ao Sr. MANUEL GONÇALVES, deixo meu apreço por se não deixar embalar por estes comentadores de pretensa meia-tigela que, não tendo mais nada para dizer, vociferam autênticas baboseiras e disparates. Entrei por este LINK acidentalmente, mas porque constato que pessoas bem pensantes não abundam, não me apetece voltar e admiro o Sr. e outros que conseguem ir suportando este rol de maledicência descabida e para além de mal humorada, completamente vazia de conteúdo…

      • Dedpul diz:

        Invejosa ânsia… de quem, do camilo? Sinceramente não percebo este espírito de missão que vocês têm em defender o gajo. Só se forem da mesma família (quero dizer biológica, e não ideológica). É que não sei se já repararam mas o rapazinho não é especialmente brilhante, independentemente do que apregoa. Alguém vê um rasgo, uma ideia genial, qualquer coisa, não mediana, vinda dali? Não! Apenas uma repetição, dos argumentos desta malta que se está a encarregar de destruir o país: passos, gaspar, relvas, borges, fernandoa ulrichs, etc. (não falo nos estrangeiros, porque esses não têm obrigação de nos defender)… esta malta que aproveita o pretexto da crise da dívida pública e o empréstimo da troika para implementar o seu sonho direitista domado até há pouco tempo. “Deus nos livre de ser como a grécia”. F***se! quem me der viver na grécia. Vocês são cegos, não se apercebem do que realmente aí vem… Este camilo, enfim, é um peãozeco que seria insignificante se não houvesse tanta gente burra. Uma mera cassete que afinal não é exclusiva do PCP

  4. Luis Reis diz:

    Nã, é um retorna, cujo papá era mais um do regime do botas,só isso…

  5. Caxineiro diz:

    A comunicação social está cheia de sabujos. Este, é só mais um

  6. JgMenos diz:

    Como sempre, o mais fácil é maltratar o mensageiro!
    Mas a caridade anda pela mó de baixo, e a compaixão só se aplica aos humildes!

    • Robin dos broches diz:

      Tens razão Jg. O passos, num rasgo de génio, bem que tentou ser caridoso pros patrões mas nem os patrões aceitaram esse gesto de humildade. É uma tragédia.
      É por isso que as TVs põem estes artolas no ar diariamente pensando estar a enganar o pessoal; não se dando conta que cada vez enganam menos gente e a breve prazo estes sabujos só enganarão velhinhas analfabetas e atrasados mentais

      Abraço das Caxinas!

    • De diz:

      Sorry mas ele não é, como pretende, apenas o mensageiro.
      Ele encarna a mensagem.Ele vibra com a mensagem.E utilizar aqui o termo”caridade” aplicada a um patife desta espécie é uma piada de mau gosto.
      A “caridade” com que o referido personagem apela: “Dá-lhes Angela, dá-lhes. Com força” é tão eloquente que as palavras são desnecessárias.

      Miguel Botelho põe o dedo na ferida:”o que escreveria Camilo Lourenço se tivesse vivido em 1938 ou 1939 – «Carrega-lhes, Hitler. Dá-lhes com força!»

    • Carlos Carapeto diz:

      Uma pergunta. Qual era a posição deste energumeno quando os amigos dele estavam instalados no poleiro e pediam dinheiro às carradas para satisfazer a sua clientela?

      Que economistas de chacha são estes que não tiveram a sensatez de pensar que as dividas tinham que ser saldadas no futuro?

      Eles alguma vez tiveram a honestidade de informar o povo que estavam a endividar o país até à raiz dos cabelos?

      E porque razão tem que ser o povo chamado à responsabilidade para pagar aquilo que não pediu, uma divida feita nas suas costas , que lhe foi sempre escondida?

      Estes “senhores” governantes cometeram um crime contra o povo que neles depositou confiança, por esse facto deviam ser julgados em tribunais populares, e condenados por aqueles que traíram.

      Democracia é isso mesmo. O poder exercido por o povo.

  7. Miguel Botelho diz:

    É caso para pensar: o que escreveria Camilo Lourenço se tivesse vivido em 1938 ou 1939 – «Carrega-lhes, Hitler. Dá-lhes com força!»

  8. Eu proponho começar a tratar este tipo por “pigmeu da periferia que cospe no prato”

  9. Bruno Peixe diz:

    Faz-me lembrar um bocado o Luís Intestino Delgado. O que este foi para o sabujismo de Barroso e Portas para o imperialismo guerreiro do Bush, o Camilo é agora para fascismo económico do Passos e do Portas.
    Um torcedor histérico que faz com que os torcedores menos histéricos pareçam ponderados.
    De notar que, para eles, a crise é o pretexto para fazerem, na economia, o que sempre acharam que devia ser feita.
    Espero que a Adriana também tenha um abraço para ele. Afinal, no fim da linha, haverá sempre uma razão forte para fazerem o que fazem.

    • De diz:

      “De notar que, para eles, a crise é o pretexto para fazerem, na economia, o que sempre acharam que devia ser feita.”

      Na mouche

      • V Cabral diz:

        O Camelo do Oliveira, é o economista mais famoso da minha rua, e porque sou bairrista não gosto de ouvir dizer, que se trata dum reles guru charlatão … calem-se !!!

  10. JF diz:

    Inteligência na escrita têm vocês e nota-se alguma coluna vertrebral … mas muito torta.
    A quem vocês lambem as botas ? Se calhar ao Engºque foi para PAris descansar e que nos deixou uma conta calada a partir de 2013 de 2,7 mil milhões de euros todos os anos e até 2050. Feito de propósito no começo da suposta nova legislatura. Escrevam-lhe, chamem-lhe nomes.Ou se calhar pertencem aos partidos radicais que vão fazendo greves e enterrando tudo mais um pouco. Onde estavam todos os cobardes que se escondem atrás da escrita, se é que se pode chamar escrita a este vomitado de frases que trocam entre vocês ?
    Vocês, aves rara da mal dicência, têm andado distraido quanto aos alvos.
    Se foram vocês alguns dos desgraçados a quem vamos ficar a dever mais esta pesada herança, não vos vou tratar mal, resta-me apenas a amargura de viver e fazer parte de povo tão miserável e inculto e ter acima de tudo pena de vós, apesar de vocês até escreverem bem, com palavras caras, aplicadas em termos verbais corretos e a escrita a correr-vos escorreita,mas e o resto ?
    Tratam mal tudo e todos porque devem ter algum problema social e psiquico. Espero que a pouca inteligência que ainda têm sirva para pensarem alguma coisa de útil em vez de badolhoquices sem nexo.
    Cresçam e se puderem emigrem que merda como vocês temos cá muita, só atrapalham.
    Como já sei que os muitos que têm problemas de cabeça vão me responder com mais idiotices, deixo-vos um desejo simples e popular dito. Desejo-vos o dobro do que me desejarem e sejam muito felizes.
    Por favor não peçam mais nenhum 25 de Abril que este foi tão mau.

    • francisco diz:

      camilos medinas carreiras e outros que por ai andam que fazem milagres com os 500 euros que mais de 70% dos Portugueses recebem deviam fazer o teste de viverem eles so com esse dinheiro so um ano. Claro esta que se percebe como estes srs vivem de expedientes (quando nao se pode ganhar ao enemigo juta te a ele) pessoas como estas que conseguem passar por cima dos outros para terem tudo na vida que acham que um operario nao merece ou um prof etc so eles podem ter os filhos a estudar so eles merecem ter boas casas bons carros muitos deles comprados com o trabalho de outros. Este camilo como outros camilos que por ai aparecem disfarçados de anjinhos nao sabe o que e o trabalho pois nunca fizerao nada de util na vida tiraram um curso sabe se la como e depois encostados a partidos do poder para terem acesso aos bens que nao querem ver nas maos de que produz.E isto que Portogal tem e enquanto nao corrermos com esta escumalha da sociedade teremos sempre um pais pobre e na cauda da europa

    • De diz:

      Um serigaito a passar entre as gotas de chuva,enquanto assobia para o lado. Um camilo disfarçado de não-camilo a ver se passa entre as ditas gotas.Tão só e somente.
      E que repete o já dito, como se um camilo ou um não-camilo pudesse repetir algo que já não houvesse sido dito.
      Tenho dito.O Francisco foi mais completo e já falou na necessidade de correr com.

    • Antonio Almeida diz:

      A minha vontade não é moldar ou contornar quando a frontalidade é a mais indicada. Antes demais estar de acordo com o seu texto e sinto a mesma revolta ao ler certas tretas que nada contem.
      Permita-me neste caso, transmitir o meu horizonte no sentido de dar claridade à escuridão que pasta no Portugal à beira mar, que não vão além de ideologias e convicções de ocasião.
      Tenho para mim que parte destes detractores são dependentes do parasitismo nacional e formados em teorias milagrosas que os tempos levam ao seu fim.
      Como bem a descreve, a verdade está aí e esclarecer é necessário a bem de Portugal e de todos os Portugueses que foram enganados, nos quais me incluo.
      Da minha experiência, sou do tempo do denominado obscurantismo, que a nossa escuridão aceitava qualquer archote iluminado, mesmo que poluísse.
      Hoje estamos no mesmo obscurantismo que muitos dos enganadores da nossa praça não se cansavam de usar na boca arreliada mas tudo foi mantido a favor do parasitismo nacional.
      Assim, outras vitimas estão a formar-se e é preciso acender a luz para que vejam a verdade e não continuem no erro por falta de ajuda. Boa semana de trabalho,A.Almeida.

    • Dedpul diz:

      Para falares no sócrates tens também de falar no cavaco, no barroso e no santana. Vês diferenças entre esses e o que foi para França? Se vês, és apenas um faccioso… Parabéns, o teu clube ganhou… e Portugal perdeu, outra vez!

  11. dgs diz:

    É dos poucos comentaristas honestos e sérios, infelizmente como ele há poucos. Há muitos muitos anos que vem dizendo a verdade e sem rodeios, sobre o estado económico do País. Se os portugueses querem fazer como a avestruz, que enterra a cabeça na areia, é lá com eles. Só que problema não vai afectar infelizmente, quem enterrou a cabeça na areia, vai-se reflectir em todos os portugueses, que não foram dados nem achados para o actual estado de bancarrota da Nação Portuguesa. A intoxicação que os portugueses têm sido sujeitos pela comunicação social e por todos aqueles que levaram o País à situação actual, leva-nos a esquecer os verdadeiros responsáveis, como o Sr. Guterres, Sampaio ( este é de bradar aos céus), que recebe uma autêntica fortuna por ser o Rei da Capital da Cultura, Mário soares, cavaco silva, o emigrante Sócrates e toda a sua corja de ladrões, que com ele governaram 6 anos e com isso terem arranjaram bons tachos e terem enchido os bolsos.
    Termino com uma frase que hoje ouvi de Camilo “Vai ser duro e vai doer muito, desta vez a dor não vai ser superficial, vai até aos ossos”. Quem não gosta da realidade, é esconder-se num quarto escuro

    • Dedpul diz:

      Esteve bem em enumerar os responsáveis pelo estado a que o país chegou. Só não percebo é porque razão se esqueceu de outros, como o BARROSO e o SANTANA. Curiosamente só nomeou um PSD, Dom CAVACO, mas aparentemente de forma envergonhada (o único com letra pequena… até parece que era para passar despercebido, este que foi um dos principais). Quanto ao Camilo, enfim, preferia que continuasse a falar sobre passes de jogadores de futebol. Não que percebesse muito do tema, mas pelo menos não era tão ofensivo como desde que “comenta política económica”. Porque é que me dou ao trabalho de escrever aqui? Se não me engano, o camilo “comenta” na RTP, ou seja, basicamente, pagamos-lhe para ele nos dizer que devemos ser espezinhados. Isso, vindo de um gajo que não passa por dificuldades, é para mim particularmente repulsivo… E vocês? Qual é a razão para o defenderem?

  12. cravo e canela diz:

    É dos poucos comentaristas honestos e sérios, infelizmente como ele há poucos. Há muitos muitos anos que vem dizendo a verdade e sem rodeios, sobre o estado económico do País. Se os portugueses querem fazer como a avestruz, que enterra a cabeça na areia, é lá com eles. Só que problema não vai afectar infelizmente, quem enterrou a cabeça na areia, vai-se reflectir em todos os portugueses, que não foram dados nem achados para o actual estado de bancarrota da Nação Portuguesa. A intoxicação que os portugueses têm sido sujeitos pela comunicação social e por todos aqueles que levaram o País à situação actual, leva-nos a esquecer os verdadeiros responsáveis, como o Sr. Guterres, Sampaio ( este é de bradar aos céus), que recebe uma autêntica fortuna por ser o Rei da Capital da Cultura, Mário soares, cavaco silva, o emigrante Sócrates e toda a sua corja de ladrões, que com ele governaram 6 anos e com isso terem arranjaram bons tachos e terem enchido os bolsos.
    Termino com uma frase que hoje ouvi de Camilo “Vai ser duro e vai doer muito, desta vez a dor não vai ser superficial, vai até aos ossos”

    • Antonio Almeida diz:

      Chegou a hora da verdade, todos os irresponsáveis dela querem fugir através de greves e manipulações tentando agregar os incautos mas tal, chegou ao seu termo.
      Não há milagres nem bruxa que resolva e trabalhar é preciso.
      Todos os detractores tem os dias contados e podem começar a pensar melhor na forma de se adaptarem.
      O parasitismo não tem futuro e a vergonha vai ser implantada afim de filtrar vigaros, mangas, paliantes, treteiros e activistas de coisa nenhuma.
      É mesmo a hora da verdade, as festas são para quem as financiar ou tiver mérito para nelas se integrar.
      No mesmo trilho de Cravo e Canela caminhamos bem, saudações,A.Almeida.

      • De diz:

        No mesmo trilho do cravo e canela ou do trilho de dgs?
        Oh almeida que fazer?Por qual optar?
        Irresponsável vai fugir?Vai tentar continuar as manipulações tentando vilipendiar quem faz greve?Oh antónio isso ainda é um direito dos trabalhadores que pagam tal direito com a perda do seu salário e a raiva do patrão.
        Como detractor que é parece que anda a contar os dias.Parasita sem vergonha anda rodeado de vígaros, mangas, paliantes, treteiros e activistas neoliberias a cantar hossanas ao governo?
        No fundo no mesmo trilho do dito?
        Caminha bem.. ao lado da trupe dos terroristas sociais passos e companhia mais os seus lacaios sebentos ,como o camilo lourenço

    • De diz:

      Ora bem.
      Chegado aqui,sou surpreendido graças a um comentário oportuno de José Oliveira, por uma dupla de comentários de “dgs” e de “cravo e canela”.
      Pena terem copiado um pelo outro.
      (Mas fica bem que um aporte consigo as siglas de dgs.
      Está mais de acordo com o camilo himself.)

  13. jose oliveira diz:

    Então não é que o primeiro ministro esteve no lançamento do livro do dito cujo, est+a tudo dito, este tipo ambiciona um lugsr no poleiro.

Os comentários estão fechados.