Uma novidade bizantina

Brasões de um imperador Romano-Germânico

A proposta de direcção bicefala feita pelo Francisco Louçã para o futuro do BE, a tal que ele considera ser “a solução para o século XXI”, afinal é uma originalidade que remonta pelo menos ao século XII, e ao contrário do que alega Louçã, o Grande, a sua natureza é monárquica, não republicana. O sentido de novidade do Bloco de Esquerda tem um intervalo de 800 anos, mas a generosidade da proposta não pode ser colocada em causa, sobretudo porque está a ser capaz de romper com o monopólio que o Dr. Relvas tinha conseguido no filão humorístico.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

12 respostas a Uma novidade bizantina

  1. Augusto diz:

    Ca ganda discuberta…

    Mas está errado…

    Foi o Deus ( um qualquer á sua escolha) quando criou o Adão e a Eva……

  2. José Manuel diz:

    O brasão não é do Império Romano, mas sim do medieval “Sacro Império Romano Germânico”.
    Por outro lado o Império Romano, o genuíno, conheceu várias soluções governativas, desde a República, o Império uno ou dividido entre Ocidente e Oriente e ainda, uma das mais inovadoras, que foi a Tetrarquia com a divisão do Império por quatro Césares.

  3. É raro concordar com o Renato mas esta é na mouche:)
    é algo paradoxal um acérrimo democrata como Louça cooptar. Além disso não coopta apenas uma das 2 pessoas.
    O exemplo mais antigo conhecido que se ajusta como uma luva mais que o Bizantino é para mim Diarquia espartana.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Esparta#Diarquia
    Abraço

  4. Portela Menos 1 diz:

    Posts direitistas? Prefiro treinar o português no Blasfémias.

  5. Fernando Rebelo diz:

    Caríssimo Dr Louçã: farto?…
    É sair. Não discuta, nem proponha coisa alguma.
    Saia.
    O seu projecto não passou de um saco de gatos, o chamado “albergue espanhol”, onde tudo cabia. A maior confusão. UDP’s, Trotskistas, ex- PC’s e Daniéis Oliveiras… Francamente! Conseguiu criar a verdadeira “Ship of Fools”, que era escusada. A Esquerda não precisava deste Bloco onde se insinuaram criaturas sinistras: veja o exemplo da sua camarada Deolinda Romba, um nojo .

  6. Carlos L. diz:

    Cada um escolhe os modelos que quer, claro. Mas a referência bizantina como sendo a fonte de um sistema de coordenação feito por uma dupla é apenas o que é… uma referência bizantina. E a República Romana não conta?

  7. imbondeiro diz:

    Fiquei um tudo nada aborrecido com o camarada Louçã devido a esta sua veneta da direcção bicéfala. Primeiro, porque ela demonstra um completo desprezo pela Cultura e pela História Clássicas. Segundo, porque ela é, em si, uma bandeira de despudorado desamor pela nossa tão necessitada classe jornalística. Eu explico-me: não teria sido muito mais bonito e elegantemente clássico optar por uma solução directiva a três? Tal solução tem pergaminhos históricos comprovados e sabendo nós como acabaram os romanos triunviratos, sempre os nossos queridos jornalistas venderiam alguns jornais e tempo de pantalha em discussões bizantinas acerca de quem seria o César ( ou a Cesarina ), ou o Augusto ( ou, eu sei que isto soa horrivelmente, mas perdoem-me, a Augustina ) a sair inteiro da barafunda fratricida. Lideranças duais? Ó camarada Francisco, isso é para meninos ( e para meninas…)!!!

  8. d. diz:

    Oh Renato, não tens mais nada para fazer que não envolva encher de palha este “filão humorístico”? é que parece que andas a pedinchar papéis nessa crónica de costumes. Um gajo vem ao 5 dias, ler sobre coisas minimamente importantes… não estás em casa a lançar bitaites com os teus amiguinhos.

  9. Justiniano diz:

    O sacro império romano germanico, a grande casa, boa escolha!!

  10. Bruno Simão diz:

    Deixem lá essas merdas. Há coisas a acontecer no país.

  11. Zuruspa diz:

    Já referiram que o brasäo apresentado é aquele do Império Romano-Germânico. Pelo menos corrige na legenda da imagem.

    Se queres águias de dupla tola bizantinas tens
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Palaiologos-Dynasty-Eagle.svg

Os comentários estão fechados.