Marikana no Esquerda net

O Esquerda net acaba de publicar um artigo sobre Marikana, um editorial de uma revista sul africana que desconheço (e cuja linha política também não nos é dada a conhecer). Imagino que tenha sido seleccionado por ser um bom artigo. Digamos que é um  artigo de princípio contra a actuação da polícia, de denúncia das condições de vida dos mineiros. Até aqui o meu acordo total. O que não compreendo, e fica por explicar no artigo, é este parágrafo:

«É também um fracasso do Sindicato Associativo da Construção e Minas (AMCU), que age de forma oportunista, esforçando-se por recrutar membros descontentes do NUM, mobilizando os trabalhadores com reivindicações irrealistas e não condenando a violência por parte dos seus membros».

O Esquerda.net publica um artigo onde chama oportunista a um sindicato por recrutar membros dissidentes do NUM. O NUM para quem não sabe é o sindicato pró-Governo. Eu não sei o que é o AMCU, se é bom ou mau (e quem está a fazer o Esquerda net também não sabe mas sobretudo não se esforçou por saber) mas pergunto-me: É proibido, errado, um sindicato recrutar membros descontentes com outro sindicato? Isso faz dele oportunista? Os trabalhadores não escolhem o sindicato que querem? O que são reivindicações irrealistas? Ao chamar-se oportunista ao sindicato e burros aos trabalhadores por irem atrás de “reivindicações irrealistas” não podíamos pelo menos ter ficado a  saber que “reivindicações irrealistas” são essas? Porque é que  sindicato deve condenar a violência dos trabalhadores? É por estas razões que um sindicato se torna oportunista?

Para ler mais e melhor aqui, aqui

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

8 Responses to Marikana no Esquerda net

Os comentários estão fechados.