1 POR CENTO PARA A CULTURA: de Évora a Lisboa, a campanha na rua!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Manifesto em Defesa da Cultura foi apresentado publicamente em Lisboa, a 15 de Dezembro de 2011, e tem alargado o seu raio de acção a novos subscritores, novas vontades e nova dinâmica. Cresceu enquanto elemento mobilizador da sociedade portuguesa, tendo a cultura como sua bandeira e a defesa da cultura como a sua luta. Este não é apenas mais um protesto de artistas, investigadores e técnicos, mas uma iniciativa de cidadãos para cidadãos.

Esta iniciativa é agora um movimento. Depois das sessões de divulgação em vários pontos do país, como Lisboa, Porto, Évora, Beja e Portalegre, seguiu-se a campanha “1 POR PARA A CULTURA”, que tem granjeado o entusiasmo de dinamizadores culturais e activistas da cultura, e cidadãos, de Norte a Sul do país.

É tempo de ir mais longe. O Manifesto em Defesa da Cultura, em colaboração com o STE – Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, vai levar a cabo um amplo programa de iniciativas a partir de 23 de Junho de 2012. Balões de S. João vão carregar a reivindicação de 1% para a Cultura pelos céus da Cidade Invicta. Por vilas e cidades, a Cultura sairá à rua despertando consciências. No Alentejo, serão realizadas iniciativas em Évora, Beja, Moura e Serpa. O programa culmina num dia recheado de actividades, a 9 de Julho, em Lisboa.

Já amanhã, o Manifesto em defesa da Cultura reúne-se em Évora para definir o plano de actividades.

O tempo de pôr fim a este rumo de desastre é o tempo de hoje. Tempo de protesto e de recusa. Tempo de mobilização de toda a inteligência, de toda a criatividade, de toda a liberdade, de toda a cólera contra uma política que chama “austeridade” à imposição de um brutal retrocesso histórico. Defender a Cultura é uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes acima do medíocre ruído dos “mercados”.

Manifestamo-nos em defesa da cultura. E agiremos em conformidade.

http://emdefesadacultura.blogspot.pt
http://www.facebook.com/pages/Manifesto-em-defesa-da-Cultura/106598242792390

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , . Bookmark the permalink.

28 Responses to 1 POR CENTO PARA A CULTURA: de Évora a Lisboa, a campanha na rua!

Os comentários estão fechados.