Face à divulgação da lista de cerca de 8 mil militantes do PSD, Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, apressou-se a exortar por uma queixa à justiça e à protecção nacional da comissão de dados: “sempre que este tipo de situações, lamentável, acontece, é evidente que há motivos reforçados para preocupação. Espero que se proceda à investigação desta situação.”
Matos Rosa, fiel ao dono e secretário-geral do PSD, dotado da mesma falta de prudência sublinha que “só a PJ poderá descobrir quem coloca na internet informações pessoais sobre militantes e dirigentes”.Â
Ora, um e outro mentem descaradamente.
Duas fontes anónimas, um consultor de segurança e um informático afecto ao PSD, confirmaram o que se passou na verdade e a partir daà fica fácil perceber que as afirmações do Miguel Macedo e do Matos Rosa são falsas, sendo que pretendem simultaneamente esconder a falta de destreza informática de um dirigente do PSD e aproveitar o engano para voltar criminalizar o movimento recorrendo, em reincidência,  a tácticas profundamente anti-democráticas.
Consultor de segurança: “Isto é uma palhaçada. Alguém que tinha a lista excel e colocou-a num dropbox qualquer. Não foi nenhum hack. Não foi nenhuma brecha. Foi um maluco que fez upload do que tinha.”
Informático afecto ao PSD: “Não se tratou de nada de especial. Qualquer gajo que se candidate por Lisboa tem isso. Imagina um laranjinha a dizer ao outro - ‘olha, vou colocar isto online para depois mandares sms’ e pimbas. A lista ate é estranha, ou dito de outra forma, não é lista enviada a quem se candidata mas quem gere as mesas de voto. É o problema do PSD fazer tudo sem algo central.”
A lista da polémica continua online, já está na posse de uma mão cheia de pessoas, nos computadores de todos os editores de polÃtica dos meios de comunicação e vai ser estudada com afinco para descobrir quem são os homens e as mulheres atrás da besta. Quantos notáveis têm as quotas em atraso? Quantos independentes serão descobertos? Quantos gestores de PPPs? Quantos boys?* Onde vive afinal quem nos rouba a vida?
Para ajudar a que a vontade não ultrapasse a razão, seria bom o Miguel Macedo e o Matos Rosa, que é como quem diz, o Governo e a direcção do PSD, não aproveitassem a incompetência dos seus para criminalizar terceiros. A divulgação da lista dos militantes deve-se à inépcia informática da São Caetano à Lapa e não a um ataque informático de qualquer espécie, pelo que devem por isso repor a verdade, pedir desculpa e assumir as suas responsabilidades.
*Aguarda-se ansiosamente a publicação do Diário da República com o nome completo do VÃtor Pinheiro, o boy escolhido para camuflar o desemprego à frente do programa Impulso Jovem:
Pingback: One Million Dollar Question | cinco dias
Os militantes do PSD deviam distribuir a lista por email, desse modo evitavam estes problemas todos!
Isso ou colocar em pfd o ficheiro no site da São Caetano à Lapa. Para quê complicar?