Quando é que o BE e o PCP vão ter um programa comum que inclua a expropriação da Banca? Quando tivermos 50% de desemprego?

Excerto de Eric Toussaint, in CADTM

Entre os 800 bancos europeus que pediram empréstimos ao BCE, no valor de 1 bilião de euros (1 000 000 000 000 €), muitas entidades (incluindo os maiores bancos) estão novamente a ficar sem dinheiro, ou ficarão em breve, e pressionam o BCE no sentido de voltar a conceder o mesmo tipo de empréstimos a taxas mais baixas (inferiores à inflação) e com um prazo alargado.

Apesar de a atenção da opinião pública ser dirigida para a dívida pública acumulada pelos estados, a principal causa da crise reside no balanço dos bancos privados (e dos grandes grupos seguradores). Eles acumularam enormes quantidades de dívida para financiar operações de alto risco, que produzem com frequência perdas colossais. Essas perdas ocorrem à medida que os contratos sobre produtos estruturados e outros activos tóxicos vão expirando.

A lição a tirar é que mais do que nunca devemos exigir a expropriação dos bancos e a sua transferência para o sector público sob controlo cidadão»

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

49 Responses to Quando é que o BE e o PCP vão ter um programa comum que inclua a expropriação da Banca? Quando tivermos 50% de desemprego?

Os comentários estão fechados.