URGENTE (em actualizaçäo)

Na madrugada de domingo para segunda-feira, o Wellington foi detido pela PSP de Santa de Marta de Corroios. Hoje ligou para uma amiga (a única de quem se recordava o número de telemóvel, pois ficou sem o seu) às 8h40. Ligou do número 218470261. Disse que estava no Aeroporto, muito maltratado. Precisa de um advogado para impedir que seja posto num avião de volta para o Brasil.

Os dados de que disponho são poucos. Sei que o Wellington trabalha numa roullote em Corroios e que tem contrato de trabalho.

Liguei para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do Aeroporto de Lisboa e, para além de não me darem qualquer informação ainda conseguiram brincar com a situação. Acabaram por dizer que só um advogado pode ter acesso a qualquer informação.

Todas as tentativas que fiz para encontrar um advogado foram, até ao momento, infrutíferas.

ADENDA: o advogado apareceu. Em dose dupla. A caminho do aeroporto.

ADENDA 2: os advogados estão, neste momento, reunidos com o Wellington, nas instalações do SEF, no Aeroporto de Lisboa.

ADENDA 3: O caso é bastante complicado. Os advogados já saíram da sala onde puderam conversar com o Wellington durante quase duas horas. A detenção do Wellington aconteceu na sequência de um desacato entre ele e outra pessoa. Não estamos ainda na posse de todos os dados, pois mesmo a conversa com os dois advogados que me acompanharam ao aeroporto não permitiu esclarecer tudo. A falta de documentos aliada à ineficácia de uma advogada oficiosa que, em tribunal, permitiu que nos autos constasse que o Wellington não tinha trabalho nem residência fixa – o que não corresponde, de todo, à verdade – colocaram-no à beira da expulsão do país. Continuarei a acompanhar o caso e irei actualizando este post.

Quero, desde já, deixar um sincero obrigado a todos os que foram acompanhando este caso e, em especial, aos dois advogados que foram comigo ao aeroporto bem como à minha camarada que fez questão de para lá se deslocar para prestar, também, o seu auxílio! Não preciso de vos nomear pois vocês sabem quem são!

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , . Bookmark the permalink.

37 Responses to URGENTE (em actualizaçäo)

Os comentários estão fechados.