Só a luta nos devolverá o emprego!

Participa na Assembleia Popular da Plataforma 15 de Outubro, este domingo, às 17h, no Rossio, onde estarão cartazes e panfletos como este para ajudares a organizar a manifestação.

As histórias que eu e a Myriam Zaluar contamos nesta reportagem, na primeira pessoa, ou as várias que o Daniel Rocha tem recolhido na série do Desemprego Tem Rosto, são a ponta do icebergue do maior drama que se abate sobre a nossa sociedade.

Em cada uma delas se desconstrói a propaganda insultuosa de um governo que nos trata como preguiçosos, piegas, coisos, gente pouco empreendedora e, no limite, incompetente. Uma atrás da outra, na penumbra das estatísticas, estão pessoas com provas dadas no mercado de trabalho e outras a quem ainda não lhes foi concedida a oportunidade de mostrar as suas capacidades.

Milhares de jovens que abandonam os estudos para serem explorados a baixo custo ou que saem das universidades para realizar estágios atrás de estágios, onde exercem a actividade profissional plena de responsabilidades mas vazia de qualquer direito. Milhares de adultos abandonam a sua área de formação para fazerem pela vida nas áreas que o mercado os consegue absorver, tantas vezes sem qualquer dignidade. Milhares de veteranos que, no auge da sua profissão, se vêem atirados para casa, para a depressão e cada vez mais para o suicídio, numa espiral tão maldita como dramática. Todos eles, entre o sub-emprego e a precariedade, vão alternando a sua condição de desempregados com a de escravos modernos, amarrados aos grilhões do silêncio, do isolamento e da vergonha.

A hecatombe é de tal ordem que as razões para participar na Manifestação Pelo Direito ao Trabalho e fazer da luta contra o desemprego uma prioridade é de todos e não só dos que já foram privados de salário. Não por solidariedade, o que já seria bastante, mas sobretudo porque este é um garrote que independentemente da força do laço está no pescoço de todos os de baixo.

Ler também: Desempregados, Rise Up!“Vivemos em prisão domiciliária”O coiso do coisoDESEMPREGADOS APELAM A MANIFESTAÇÃO PELO DIREITO AO TRABALHOPELO DIREITO AO TRABALHO! – O custo humano e o preço do desemprego, em números e dezenas de outros artigos sobre o assunto escritos ao longos dos últimos meses, aqui no 5dias.
Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Só a luta nos devolverá o emprego!

Os comentários estão fechados.