http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/25-de-abril-marcha-manifestacao-revolucao-avenida-da-liberdade-tvi24/1343642-4071.html (Reportagem O que não sabem os deputados).
Os historiadores fazem muitas coisas – entre elas lembrar que independentemente da opinião de cada um Hitler Invadiu a Checoslováquia, não foi a Miss Marple. Ontem uma jornalista perguntava-me, depois de me mostrar uma reportagem em que adolescentes mostravam a sua ignorância sobre a revolução, o que eu pensava disto? O ensino é um horror e a televisão um lixo mas duvido que com 12 ou 14 anos eu soubesse mais do que eles, o que claro não justifica nada. Mas, descobri logo depois que há jornalistas que não distinguem Vasco Gonçalves de Vasco Lourenço. E logo a seguir, espante-se, vi que há deputados na adolescência em matéria de cultura, saber e história, incluindo os do BE e os do PCP, que não não sabem onde enfiar Vasco Gonçalves (de esquerda)  e Palma Carlos (de direita).  Diria o detective Poirot: «há que trabalhar as celulazinhas cinzentas…».
«Os manifestantes concentrados na rotunda do Marquês de Pombal, em lisboa, iniciaram a descida da Avenida da Liberdade, liderados por uma chaimite. Apesar do mau tempo, a rotunda estava completamente cheia cerca das 15:30, quando cabeça da manifestação se preparou para iniciar o cortejo até ao Rossio.Foram milhares na avenida, que assistiram ainda às palavras de Vasco Gonçalves no Rossio. Nem a chuva os demoveu». (Vasco Gonçalves, que já morreu, foi primeiro ministro no II, III, IV e V Governo Provisório; Vasco Lourenço é um dos dirigentes do Grupo dos 9 e hoje da A25A).
a TVI é o canal oficial do regime, superiormente descerebralizado por esta amiba que temos na Presidência – do que é que estavas à espera duma associação destas?
Ontem, através de uma jornalista da TVI, fiquei a saber que existem semi-anarquistas… Já através da SIC fiquei a saber que o desfile comemorativo do 25 de Abril na Av. Liberdade foi convocado pela CGTP…
Vasco Lourenço um traidor, já o outro Vasco não era nada disso.
Olá Raquel.
Eu acrescentaria: um dos Vascos estava com os explorados e oprimidos (defendia a implementação do Ponto 6 do Programa do MFA); o outro Vasco estava e está com as massas pequeno-burguesas e médio-burguesas, ajudou a suprimir a implementação desse Ponto 6, e a reforçar a sociedade burguesa e capitalista (com várias reformas, é certo) que vinha do 24 de Abril de 1974…
A Raquel, que é uma historiadora profissional, sabe isso melhor que eu, que sou um ‘historiador amador’…
Um abraço de solidariedade
Armando
Pobre Vasco Gonçalves, que depois de desaparecido tem que ser confundido com este badameco traidor. Viva o Companheiro Vasco!
Raquel não leve a mal, não quero fazer de si uma “bufa”, mas gostava de saber quem são os deputados do PCP ” …que não sabem onde enfiar Vasco Gonçalves (de esquerda) e Palma Carlos (de direita)…”.
Obrigado
A jovem deputada que aparece na reportagem e que ela própria diz ser do PCP.
Armando Cerqueira says:
26 de Abril de 2012 at 11:51
Olá Raquel.
Eu acrescentaria: um dos Vascos estava com os explorados e oprimidos (defendia a implementação do Ponto 6 do Programa do MFA); o outro Vasco estava e está com as massas pequeno-burguesas e médio-burguesas, ajudou a suprimir a implementação desse Ponto 6, e a reforçar a sociedade burguesa e capitalista (com várias reformas, é certo) que vinha do 24 de Abril de 1974…
________________
O famigerado Vasco* , queria implementar cá uma República Populatr
(à laia de Ãlvaro Cunhal), o *outro* , o dos 9´s, lutou para repor um
regime semelhante ao que vemos em toda a Europa. A diferença, pois . . .
* Também cantado como *O muralha de aço* . . .
Continuando licas: «… lutou para repor um regime semelhante ao que vemos em toda a europa, COM OS FABULOSOS RESULTADOS QUE PODEMOS CONSTATAR.»