donos de portugal

Estreia na RTP 2, na noite de 24 para 25 de Abril, à 1h30. Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.

Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as grandes famílias cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins – afirmam-se sobre a mesma base.

No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

3 respostas a donos de portugal

  1. Rocha diz:

    E afinal não estreou nada. Vá lá de deu um documentário interessante sobre a Cova da Moura e outro sobre Moçambique.

    Mas a verdade é que Donos de Portugal não passou ontem à noite na RTP, nem 1 nem 2.

  2. Essas “coisas” não devem passar na televisão pública. É um atentado à sensibilidade nacional, as pessoas não o compreenderão e além disso terminam chorando sem saber porquê. Famílias? O que é isso? Ninguém domina o país além do “povo”. O povo é que domina quando há eleições. Vivemos uma democracia activa desde o 25 de abril e além disso essas “coisas” das famílias desapareceram, acho até que foi o soares que os obrigou a não regressar.

    ó pá esta merda só dá pena! dá pela que existam quase 10 milhões que vêem o país pelo olho do cu e pelo mesmo orifício consigam comer, falar pensar e outras coisas que não merecem ser mencionadas. Chama-se a isto unidade nacional, ou consenso natural da mediocridade. Viva o olho do cu e o 25 de abril que ainda estará para vir com o Sebastião!

    Abraços

  3. Miguel JDS diz:

    Pois é !!! Muitas dessas pessoas que dizem mal e falam mal dessas familias , são o que são e receberam grandes quantias graças a essas familias!! conheço várias, !! petencem a partidos de esquerda , só dizem mal de tudo, não tem soluções para nada. Quem escolhe os governos não são essas familias que são uma minoria , o povo é escolhe !!!

Os comentários estão fechados.