A esta hora treme a burguesia espanhola. Cristina Kirshner, Presidente da Argentina, acaba de anunciar a expropriação de 51 porcento da YPF, empresa petrolífera que está nas mãos da Repsol. A chefe de Estado justificou a expropriação pela falta de investimentos da filial e assegurou que, durante 2010, a Argentina se viu obrigada a importar combustíveis por quase 10 mil milhões de dólares. Durante as últimas semanas, vários governantes espanhóis lançaram várias ameaças e alertaram para as consequências de tal decisão. Uma notícia a acompanhar.
Adenda: Um representante do governo argentino entrou na sede da YPF e leu uma lista com nomes de funcionários a expulsar do edifício. Segundo o diário El País, vários foram forçados a arrumar os seus pertences e a sair para a rua.





A seguir com imensa atenção.
O Estado argentino pretende reassumir o controlo da petrolífera, cujo capital foi vendido a investidores privados durante os anos 90, aquando da onda de privatizações lançada pelo então presidente, Carlos Menem. (mais concretamente em 1999)
“A Argentina foi saqueada pela grandes corporações, o governo neoliberal de Menem conseguiu levar o país a bancarrota, privatizando tudo e servindo aos interesses do FMI, Banco Mundial e OMC. Genocídio Social, a Argentina passou da condição de país “quase de 1º Mundo” para um país em que a maioria da população se tornou miserável. Mortalidade infantil, desnutrição, abandono social total, endividamento externo fizeram a marca do que seria o “exemplo de neoliberalismo para o mundo”. Toda essa situação se tornou insuportável até finalmente explodir na revolta popular de 19 e 20 de dezembro de 2001.”
O que é do povo ao povo tem que retornar.
Entretanto vale a pena ler este texto:
http://elpravda.blogspot.pt/2012/04/espana-cual-espana-sobre-el-conflicto.html#more
História da corrupção em Portugal.
Vejamos o procedimento de gente corrupta.
Márocas, como administrador da empresa, ao fim de uns anos e sabendo, que o seu lugar está chegando ao fim, começa a pensar o que vai ser de mim, embora com uma reforma choruda, deixo toda uma atividade que me mantinha vivo.
Bom antes que isso aconteça vai preparar, já o caminho, aos seus amigos e familiares, que trabalhando na sombra, asseguram outro rendimento, que o deixa orgulhoso dele mesmo.
Sendo assim, combinado com os seus amigos e familiares, constroem empresas de outsourcing, para quando envolver a empresa num despedimento coletivo, alegando a quebra de lucros, os amigos e familiares estejam, preparados para substituir ilegalmente os trabalhadores despedidos.
Ora quem vai desconfiar de mim, administrador da empresa com cartas dadas a todos os níveis, jogando toda a influência que tem, com os médias, empresários, governos e até gabinetes de advogados, além de todo o corpo gerente da empresa.
Estando tudo isto organizado, com o estado a meu favor mais a justiça, e a empresa a criar já o ambiente de preparação faço o ultimato o DESPEDIMENTO COLETIVO. Desgraço a vida de muita gente, mas tem que ser, pois tenho que levar uma vida de rei, dando tudo aos amigos e familiares, que se lixem os que querem trabalhar sem a minha bênção.
O administrador tem a capacidade de enganar de tal modo que alguns, apercebendo – se mais tarde deste golpe e que no fundo ainda lhes resta um pouco de solidariedade e decência, querem mostrar – se, mas já estão de tal maneira comprometidos com o corrupto, que só lamentam o despedimento coletivo.
NÃO HÁ NINGUÉM EM PORTUGAL QUE NÃO CONHEÇA CASOS DESTES, DESDE GOVERNOS Á POPULAÇÃO EM GERAL, MAS O MAIS GRAVE É ADTIRMOS QUE SE CONTINUE COM ESTE FLAGÊLO NACIONAL QUE ESTÁ A LEVAR O PAÍS PARA A MISÉRIA TOTAL.
Por: luta até á morte
não é nenhuma revolução. Trata-se apenas de um Estado terceiro-mundista que o neocolonianismo económico colocou em estado de extrema necessidade.
Mesmo assim, sobre isto, um alto-responsável pela monarquia espanhola já tinha vindo dizer antes que caso esta nacionalização se consumasse seria entendida como um ataque de “hostilidad a España y al Gobierno de España” y tendrán “consecuencias”
http://mesaredonda.cubadebate.cu/noticias/2012/04/12/ministro-espanol-amenaza-a-argentina-por-posible-nacionalizacion-de-ypf-repsol/
Não é uma revolução mas não deixa de ser uma decisão histórica.
Bruno,
Mas o que fez o neoliberal Menem, não é o que está a fazer o neoliberal Passos Coelho????
Se o FMI levou a Argentina á bancarrota não vai levar Portugal ao mesmo ponto de penuria???
Ao que fez Cristina Kirshner, chamo eu mulher de colhões. Bentida hajam mulheres como esta.
não é uma mulher de colhões mas de grandes ovários!
O filme Bruno, o filme nestas coisas é sempre importante…
A privatização da YPF é dos maiores roubos da história neoliberal. Nenhum país abdicou da sua indústria petrolífera a não ser que a tenha perdido numa guerra.
Um filme fundamental.
Fernando Solanas, realizador do documentário, foi baleado depois de ter denunciado publicamente o processo de privatização.
Nuno Teles chama a atenção para o depois do minuto 59:00, onde o caso da YPF é tratado em concreto. O documentário é todo obrigatório, dados os paralelismos com a situação portuguesa nos dias que correm,continuo a citar o mesmo Nuno, nos Ladrões de Bicicletas
Não é uma revolução.Mas não deixa de ser um dia Histórico.
Luís Almeida,Bolota,…estou com vocês.Grande Mulher de facto.
Força Cristina
Grande Mulher! Abençoada!
QUE FAÇAM O MESMO À GALP EM TODOS OS PAÍSES DO MUNDO É O QUE EU DESEJO AOS FILHOS DA PUTA DOS OLIGARCAS DO PETRÓLEO!!!!!
Toda a expropriação de propriedade privada é um roubo____Lrak Xram
Toda a expropriação da propriedade colectiva é um roubo____Caxineiro
Todos os vende-pátrias serão um dia julgados, pelo povo ou pela história
Gosto de o ver do lado das pessoas e contra a petrolífera que em 2010 expropriou 10 mil milhões de dólares dos salário privados dos argentinos. Atendendo ao sentido geral dos seus comentários Confesso que desta feita o seu bom-senso me surpreendeu. Continue assim.
é verdade licas… nacionalizações só mesmo quando os bancos estão aflitos…
Expropriação de todas as petrolíferas! Abolição da propriedade oligarca!
Uma mulher que faz uma politica justa, já admirava Cristina, agora admiro muito mais.
Aposto 100 contra 1 que uma vez nacionalizada
a tal *petrolífera de fabulosos lucros* passe a ser
deficitária a muitos milhões de milhões . . . é da história
(e ela constitui a grande mestra da vida) . . .
claro licas, e a noruega não existe… e os privados tem uma relação previlegiada com deus daí os seus super poderes…viu-se isso na crise fianceira, e não foi a primeira… mas não deixe que os factos atrapalhem o raciocinio.
Já começaram as represálias:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/ypf-repsol-espanha-argentina-cristina-kirchner–agencia-financeira/1341771-1728.html
Resiste Cristina! Resiste Argentina!
Ehpá, a Cristina está aterrada, afinal um investimento enorme em “uma estrutura de «até 20 pessoas»” representa milhares de milhöes para o PIB da Arrentina. Ela já nem deve dormir hoje!
Pingback: PPP – Proveitos Pornográficos para os Privados, ou o exemplo da Linha do Norte | Aventar
Bruno, até podes já ficar a saber qual será o fim desta controvérsia. Depois de “nacionalizada”, a empresa dentro de algum tempo será privatizada novamente – “dificuldades de gestão” (ruína), funcionalidade das empresas, interesses chineses, etc -, desta vez em mãos argentinas, por sinal, aquelas que a tinham deixado arruinada: a “famiglia” Eskenazi.
Francamente… uma sopeira com estilo de dona de bordel diz umas chalaças ao estilo Mussolini, e logo há quem veja “revoluções”. Verás.
Um castelo -branco com dotes peneirentos fala em sopeira com estilo dona de bordel
Sai ao estilo de outro castelo-branco com os adjectivos que se adivinham.
será monarquico e andará nas caçadas com o outro?
O estilo e a prosápia desta cambada…
Claro, é típico e vai direito à zona média do vizinho: é “isto”, a esquerda – pois, ainda me lembro do debate Louçã/Portas – e a direita que temos, irmãs siamesas.
* Já agora, o outro não se chama 2castelo branco”. Chama-se Vieira e o nome que usa não passa de um pseudónimo. Sabe de quem é irmão? Do Sérgio Vieira, antigo ministro da Frelimo e hoje governador de província (Moçambique).
Pingback: PPP – Proveitos Pornográficos para os Privados, ou o exemplo da Linha do Norte – Aventar
Pingback: O princípio do fim para Kirchner « O Insurgente