Perdi a Bolsa!

Jovens estudantes do Bloco de Esquerda lançaram um site de denúncia de injustiças no Ensino Superior – www.perdiabolsa.com, com o objectivo da criação de um espaço na internet, no qual todos os estudantes possam denunciar a perda da sua bolsa e/ou a razão pela qual infelizmente abandonaram a faculdade. No site haverá também lugar à apresentação de propostas para evitar a exclusão, por motivos económicos, de estudantes do Ensino Superior.

Comunicado de Imprensa

Este ano lectivo tem sido dramático para os estudantes do Ensino Superior. Ao contrário do que prometeram quando estavam na oposição – sendo, inclusivé, lançado um site da JSD de denúncias dos estudantes que perderam a bolsa -, PSD e CDS não resolveram no Governo os problemas dos 20 mil estudantes que no ano lectivo passado perderam o direito à sua bolsa de estudo. Pelo contrário, agravaram-no, expulsando ainda mais 11 mil estudantes do sistema de acção social escolar.  Feitas as contas, mais de 30 mil estudantes deixaram de poder contar com o apoio do Estado para finalizarem os seus cursos, ao mesmo tempo que, em média, 100 alunos abandonam diariamente o Ensino Superior por razões económicas. O número de bolsas atribuídas este ano lectivo são semelhantes ao número de bolsas registado há 12 anos atrás, numa altura como esta, em que o valor das propinas atingiu valores incomportáveis e as condições de vida da população se agravam de dia para dia.

Por acreditarmos que o direito de acesso ao Ensino Superior é algo que deve ser assegurado pelo Estado através de mecanismos como a acção social escolar, e perante o flagelo do Ensino Superior público, reflexo também das políticas de austeridade que se têm feito sentir em todos os serviços públicos, os Estudantes do Bloco de Esquerda lançaram o site www.perdiabolsa.com, um espaço no qual todos os estudantes do Ensino Superior podem denunciar a perda da sua bolsa e/ou a razão pela qual infelizmente abandonaram a faculdade, apresentando também propostas que podem evitar a exclusão de estudantes do Ensino Superior por motivos económicos. No mesmo sentido, o Bloco de Esquerda irá apresentar esta semana, na Assembleia da República, uma proposta de novo regulamento de atribuição de bolsas de estudo mais inclusivo e justo, que permitirá que todos os estudantes que perderam injustamente a bolsa a voltem a receber.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

5 Responses to Perdi a Bolsa!

  1. Diogo says:

    Porquê tentar dialogar com um governo composto por assassinos? O site da denúncia vai alterar alguma coisa? Continua tudo a acreditar no Pai Natal? Não será este tipo de atitude o principal motivo para que a sociedade portuguesa continue na senda da destruição?

    • Carlos Guedes says:

      Sem dúvida. Nada fazer ou comentar blogues é que tem feito uma significativa diferença!

      • Diogo says:

        Acontece que eu também tenho um blogue. E tenho apontado soluções bem mais assertivas do que aquelas que são colocadas aqui…

        • Carlos Guedes says:

          E todas as soluções nunca serão demais. Agora, se acha que as suas são melhores que estas já é outra conversa.
          Eu considero tratar-se de uma excelente iniciativa e resolvi dar-lhe alguma visibilidade por aqui.

  2. Manuela says:

    Boa tarde. Bem, eu não perdi a bolsa, mas foi-me muito reduzida. A desculpa é que sou pobre demais para estar no ensino superior sem ter um trabalho que no meu país está impossível de encontrar.
    Portanto, e visto que no próximo ano não será melhor, muito provavelmente vou deixar o curso porque, quero trabalhar e não tenho onde, quero estudar e sou pobre demais. Esta é a porcaria de país que temos…!

Comments are closed.