querido, mudei a casa! – um excelente programa para perceber como funciona a economia

Carlos Guimarães Pinto,  quando lê o que se escreve sobre economia no 5dias, imagina sentir o mesmo que eu quando oiço o “Querido” falar sobre arquitectura. A mim parece-me que no “Querido” se aprende mais sobre a economia que CGP defende do que sobre arquitectura. Se, para a arquitectura e construção o programa é um atentado, as formulações ideológicas que repercute são as bases de um sistema que pretende manter desequilibrada a balança entre pobres e ricos conferindo aos ricos a possibilidade de fingir salvar da pobreza um ou outro “caso” e fazendo disso alarde.

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

3 Responses to querido, mudei a casa! – um excelente programa para perceber como funciona a economia

  1. miguel serras pereira says:

    Está a ver, Tiago? Eu bem lhe dizia ontem que o assunto tinha pano para muitas mangas e que valia a pena reflectir sobre ele.
    Com efeito, a “solução” proposta pelo anúncio – ao advogar, como diria Z. Bauman, a busca de soluções individuais para problemas sistémicos, partilha com a economia política que nos governa o individualismo abstracto e normativo que é tanto o seu pressuposto teórico como preside ao seu método. E quer-me parecer que a mesma atitude se pode detectar em certas concepções e práticas da arquitectura – quer ao nível da identificação e determinação das “necessidades” a que cada “unidade de habitação” deverá responder, quer, em seguida, ao nível do planeamento e do urbanismo.
    Reitero, portanto, animado pela resposta que o Tiago dá ao post de CGP, o meu amigável desafio de ontem.

    msp

  2. Pingback: Q.E.D. « O Insurgente

  3. Pingback: Q.E.D. | thenewsfinder.com

Comments are closed.