ABC Economia Marxista

Os juros da dívida descem, o desemprego sobe.

 

Reunião Pública do CADPP  – 17 de Abril, 19 horas www.cadpp.org

 

O que é a suspensão da dívida?
Um país devedor pode declarar unilateralmente a interrupção do pagamento da dívida pública e respectivos juros.
A suspensão do pagamento da dívida não é inédita. Entre 1946 e 2008 houve 169 suspensões do pagamento da dívida, com uma duração média de 3 anos.
Há várias razões legítimas para o fazer, entre as quais: encargos inesperados resultantes duma calamidade natural ou social; recursos limitados para responder às tarefas prioritárias dos Estados (direitos humanos, saúde, educação, assistência social); dúvidas sobre a legitimidade da dívida – neste caso faz-se uma auditoria acompanhada de suspensão dos pagamentos até à conclusão do processo, como aconteceu no Equador em 2008. (In 27 Mentiras da Dívida, edição CADPP)

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

3 respostas a ABC Economia Marxista

  1. Gentleman diz:

    «Os juros da dívida descem, o desemprego sobe.»

    Seria quase o cúmulo do optimismo achar que a recente descida nos juros da dívida se pudesse reflectir de forma tão rápida no mercado de trabalho*. O capitalismo pode ser um sistema dinâmico, mas tão tanto.

    * Tipicamente isso demora entre 12 a 18 meses.

  2. Anónimo diz:

    Uma pergunta: quando sabemos o resultado da auditoria à dívida?

  3. “Os juros da dívida descem, o desemprego sobe.”
    A “economia”que ganha é a que é endossada pela classe hegemónica- a “má economia” actua via os dispositivos e mecanismos da política económica para impor a austeridade conforme aos interesses do complexo financeiro-coorporativo por intermédio de um estado que instrumentaliza a política monetária-que se opõe sempre a qualquer forma de activismo que não promova os seus interesses estritos:o estado através dos seus incentivos deve promover sempre os grupos que comandam os destinos do capitalismo contemporâneo como forma de estimular a economia.

Os comentários estão fechados.