Portugal não é só Lisboa. Porto, Coimbra, Braga, Faro, Évora e Angra do HeroÃsmo juntam-se ao mundo inteiro na manifestação internacional.
À margem das mobilizações o governo não desiste da estratégia do medo. Agora é o SIS e a PSP que está atenta aos tumultos. Pergunto-me se vão estacionar paisanas na São Caetano à Lapa, infiltrar agentes em São Bento, fazer rusgas no Rato ou colocar câmaras de vigilância no Largo do Caldas. Se travarem a violência que tem emanado de tão nobres democratas, não é provável que ela tenha origem noutras praças.
Será que a CGTP vai seguir o exemplo dos demais sindicatos que pelo mundo fora estão a aderir ao chamado? Se todos juntos somos fortes qual a razão para uma parte do sindicalismo continuar de costas votadas para os novos movimentos de protesto e uma parte dos novos movimentos de protesto continuar de costas voltadas para o sindicalismo?
*Chegou-me agora a informação que Santarém também sairá à rua!
[a 12 dias das ruas voltarem a ser nossas]
Quando um jovem estende a mão o idoso deveria retribuir – e vice-versa. Tudo indicia que está em causa o protagonismo e o poder. Quando os que se têm por exemplo, não estendem a mão a quem apela, algo está mesmo mal.
Em que é que ficamos?
Eles querem-nos organizados, conduzidos à manif. em autocarros com ar condicionado, protestantes comedidos, sóbrios, sobre o olhar omnisciente e omnipresente da segurança da CGTP e do partido.
Eu quero uma manifestação inorgânica, desorganizada, espontânea, anárquica, sem o beneplácito da CGTP e do PCP. O PCP sempre teve as manifestações sobre controle e disso eles não têm medo. Como partido o PC tem que se submeter às regras do jogo. Eu prefiro jogar sem regras. Como eles fazem.
Pingback: Lições do 12 de Março, a pensar nas aulas do 15 de Outubro (XVII) | cinco dias
Pingback: Portugal: Democracia Sai à Rua a 15 de Outubro · Global Voices em Português
Pingback: Portugal: Democracy Takes to the Streets on October 15 · Global Voices
Pingback: Portugal: Democracy Takes to the Streets on October 15 :: Elites TV
Pingback: Lições do 12 de Março, a pensar nas aulas do 15 de Outubro (XX) | cinco dias
Pingback: Portugal: Die Demokratie geht am 15. Oktober auf die Straße · Global Voices auf Deutsch