Somos preguiçosos, não temos sabido como nos governar, mas boa parte dos 6 milhões de judeus foram assassinados em nosso nome.

Clicar na imagem

”Podemos ser preguiçosos, não saber como nos governar, mas não matámos 6 milhões de judeus”

Boaventura Sousa Satos, VISÃO, 28/7/2011

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

15 respostas a Somos preguiçosos, não temos sabido como nos governar, mas boa parte dos 6 milhões de judeus foram assassinados em nosso nome.

  1. Oi Renato, apanhei este post… ???

  2. Oi Renato, não apanhei este post… ???

    • Renato Teixeira diz:

      Então? Eu não apanhei foi a frase do BSS. Será que a responsabilidade do holocausto pode ser imputada, em exclusivo, à Alemanha?

      • Carlos Vidal diz:

        E será que a TODA a Alemanha? Todos os alemães?
        Quererá Boaventura dizer que os alemães têm o gene do massacre, do genocídio e do Holocausto no seu sangue?
        Já agora, que gene é esse?
        Francisco Furtado, ou Boaventura, ou alguém outro, como acabar com esse gene?
        Se eu não obtiver resposta para matérias tão angustiantes, terei de considerar que Boaventura é louco (independentemente de ter muitos fãs).

        • Carlos Vidal diz:

          (E já agora, que se faz tarde e eu tenho outros trabalhos para fazer, quantos jogos de “futebol” se jogaram na “África portuguesa” com cabeças de “turras”, ó sr. Boaventura, ou outro por ele que queira responder?? Nós, portugueses, somos candidatos a que tipo de beatificação? Como diria o Genet, “o que é um alemão”?? E, já agora, “de que cor é ele”?? – adaptado da peça “Les Negres”, como se sabe.)

        • Renato Teixeira diz:

          É efectivamente um todo bastante totalitario. Enfim…

          • Justiniano diz:

            Não quereria, o BSS, dizer que sendo preguiçosos e meio desgovernados, logo, não conseguiriamos matar os tais 6 milhões!! Não que não o quizessemos, ou mesmo abstraindo de uma tal vontade!! Será apenas uma questão de engenho!!?? E com um tal engenho quem seria inocente!!??

  3. Lisboeta diz:

    ”Podemos ser preguiçosos, não saber como nos governar, mas não matámos 6 milhões de judeus”

    Não matámos 6 milhões mas a verdade é que em Lisboa – na chamada “Matança da Páscoa de 1506” – houve umas largas centenas de judeus que foram desta para melhor. Fará se não fôssemos preguiçosos…

  4. -pirata-vermelho- diz:

    ganda disparat!

    primário…

  5. “Amigos” – não é sem aspas pq vcs detestam-me – Mas Vcs DROGAM-SE???!!! Continuam a Papar a tanga Alemão Y Nórdica – que nem Porcos que comem tudo o que se lhes atira para a Pocilga???!!!

    É um facto que Aristides de Sousa Mendes quase definhou na Pobreza Rodeado de Portugueses, os Portugueses endinheirados, instruídos y bem relacionados. Mas daí a fomentarmos a MORTE Vai muito. Ou será que não é bom Recordar que a Ditadura Portuguesa celebrou o centenário da abolição da Pena de Morte! 40 anos de Ditadura sem que a questão do MATAR sob o aval da Lei fosse colocado como Instrumento! É bom lembrar este facto, quando a Alemanha y os Nórdicos – que nos consideram uns PORCOS ou como uns Porcos – nos atiram para a Pocilga as tangas ( que é o que eles pensam que é isto ) [ É! num país como a Suécia, em que ter Retrete em Casa é mais uma coisa de Status Social do que um equipamento elementar para a satisfação de uma necessidade básica – devem pensar que andamos a usar moitas como paredes etc … ].

    Matámos em África!!!!???? … Ora, quem fazia parte do exército Português nas Colónias … Por acaso era uma coisa de Brancos contra Pretos??? Por acaso traduziu-se num Black Contra White??? Brincamos!!!

    “Amigos” – Todos temos responsabilidades. É exemplar o caso de Aristides Sousa Mendes para traduzir o que é ser Português. O nosso enorme desmazelo humano em solidarizarmo-nos com quem é apontado pelos grandes como persona não grata! O nosso desmazelo em lutarmos por nós Próprios Y curvarmo-nos aos Grandes! … “Amigos”!! Pelo que leio, os grandes por aqui são os Alemães Y os Nórdicos! “Amigos”! Estão a curvar-se perante Alemães Y Nórdicos como o Circulo de gente abastada, esclarecida Y informada do Circulo de Aristides de Sousa Mendes se Curvou ao Salazar!?? … Não se esqueçam é que os alemães y os Nórdicos não são Salazar! O Salazar celebrou os 100 da abolição da Pena de Morte Y Manteve 40 anos de Ditadura sem puxar dessa cartada facilitista para as limpezas!!!!
    É suficientemente significativo para Olharem de Alto qq Alemão ou Nórdico que vos confunda com Porcos!!! Há que explicar a esses Srs, que nesta Pocilga somos mto “finos” …
    ……………………………………………………

    Esses mesmos Alemães Y Nórdicos ( acrescento os nórdicos, pq estes tomam sempre as dores da Alemanha) aclamam justiça no juízo y no trato para com as novas gerações Y para com gerações de Alemães que apenas do Genocídio tiveram o azar de serem contemporâneas. Mas esses mesmos Alemães y Nórdicos são aberrantemente Implacáveis a Julgar com Repúdio Y Abjecção o filho de Reza Pahlavi. [VERGONHOSO!] Sim. Esse mesmo, o Jovem de 17 anos ( à altura da Rev. Y saída do País) que sempre foi exemplar Y h0je tem uma Conduta exemplar Y um Papel Exemplar em Prole dos Dtºs Humanos … é só seguir o seu Trabalho – EXEMPLAR -! Aí os alemães y os Nórdicos precipitam-se com as atrocidades de um regime de Tortura etc. … Y só despertam para atrocidade de raciocínio quando equiparamos os nºs. É! Qq vida humana vale por si … mas às vezes há que lhes dar o devido peso quando o foram retiradas maciçamente. Não há comparação com uma Alemanha Nazi Y Um Irão do Xá.

    “Amigos”, não cedam às tangas Alemãs Y dos Nórdicos. A cada um os seus actos! Nós, tal como o exemplo Aristides de Sousa Mendes esclarece, temos a Tara de nos Curvarmos face aos que pensamos retirar vantagem! Neste caso, parece que é a contaminação Intelectual … Ora bem … Se é essa a fraqueza… Epá! Defendam o Reza Pahlavi que é um Génio Y um Homem Bom, y a quem toda a gente aponta o dedo por causa das atrocidades que aconteceram durante o Regime do Pai. Y deixem de levar a sério Países em que ter retrete em Casa é sinal de status Social em pleno séc. XXI.

  6. varlos cidal diz:

    espectacular argumentação!

  7. nel diz:

    o homem tem uma bolsa choruda para atacar a burguesia? não sei como é escutado, francamente.

  8. l.rodrigues diz:

    Eu destas coisas apenas tiro que se é para nos tratarmos uns aos outros com base em estereotipos, os deles são piores que os nossos.

Os comentários estão fechados.