Bringe Krigen Hjem!

Atentado na Sede do Governo Norueguês

Este artigo foi publicado em cinco dias. Bookmark o permalink.

34 Responses to Bringe Krigen Hjem!

  1. a anarca says:

    na Noruega ?! Strange …
    será pela Nato ???????

    • Rui Campos says:

      Fonte: Diário Digital

      “Um grupo desconhecido denominado «Ajudantes da Jihad Global» colocou uma mensagem num site afirmando que «isto é só o princípio da reacção à publicação por jornais noruegueses de caricaturas de Maomé, de acordo com a televisão estatal norueguesa NRK.
      Hoje, a capital norueguesa foi abalada por uma violenta explosão que atingiu o coração dos edifícios governamentais – onde se encontra o gabinete do primeiro-ministro -, bem como sedes de cadeias de TV e jornais, causando pelo menos dois mortos e 15 feridos. ”

      Fonte: Renascença

      “A polícia norueguesa declarou hoje não privilegiar qualquer teoria sobre a origem da violenta explosão perto da sede do Governo, que causou dois mortos.

      “Não temos uma teoria principal, nem uma tese de trabalho”, declarou um responsável da polícia num encontro com a imprensa. “Já temos coisas suficientes para fazer”, disse.

      De acordo com a polícia, uma bomba causou hoje “dois mortos e dezenas de feridos” na capital norueguesa. As televisões afirmaram que duas pessoas morreram na explosão.

      O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, que considerou a situação “grave”, disse que nenhum ministro ficou ferido na explosão. A polícia norueguesa pediu aos habitantes de Oslo para evitarem as grandes concentrações e para permanecerem em casa.

      “É preciso evitar as grandes concentrações, voltem para casa”, declarou um responsável da polícia de Oslo à imprensa. “É inteligente ficar em casa”, sublinhou.”

      É tudo o que se sabe até agora. Apenas há a lamentar a morte de inocentes.

      • Renato Teixeira says:

        É o que parece. Desta vez e sem cair na estupidez do Aznar, não se atribuíram culpas por instinto ou com dupla intenção. Ganha fôlego a possibilidade de terem sido puros vikings…

  2. paulo says:

    deves estar todo contente renato
    quando morre um libio, é e bem um escandalo.
    como são só noruegueses que se fodam

    • Renato Teixeira says:

      Contente? Esses devem estar os obreiros da guerra do Iraque, do Afeganistão, da Palestina e das restantes intromissões no Médio Oriente. Não lhe parece?

  3. Von says:

    Renato, qual foi a intenção do seu post?

    • Renato Teixeira says:

      Dar uma notícia e titular uma evidência.

      • JDC says:

        você não é jornalista nem me parece que perca o seu tempo como telégrafo retransmissor. Diga lá o que está a pensar da situação! O seu problema é que a noruega não é israel e, assim, custa-lhe mais dizer que esta ação é justa e uma reação normal de um povo oprimido…

  4. Strange days says:

    Is Israel behind this?

  5. Bolota says:

    Só pode ser lunatico quem concorda com uma acção deste tipo.
    Mas há o ditado popular que diz; ” Quem semeia ventos, colhe tempestades ” seja qual for o lado que semei ou colhe.

    Em pleno SEC XXI assitir-se empavidos e serenos á morte nua e crua, entretece-me

    • Renato Teixeira says:

      Bolota, o vento não foi semeado. Será assim tão dificil perceber que são esses que se conservam serenos?

  6. Siden det er vel bevandret i norsk, kan jeg fortelle deg at jeg ikke forstår innlegget tittelen. Det er glede, spenning eller ren terror?

    • Renato Teixeira says:

      Nem emoção, nem alegria, nem terror. O título aponta para um facto simples, que o Bolota já identificou: ” Quem semeia ventos, colhe tempestades ”. Se a Noruega não tivesse andado armada em neo-viking, teria acontecido algo do género? É a eles que deve perguntar como se sentem.

      • Devo depreender que o Renato é absolutamente insensível à perda de vidas humanas? Ou que as valoriza em função das opções políticas dos seus governantes? É que a atitude do “estavam mesmo a pedi-las” é absolutamente incompreensível. Como sou um bocado burro, explique-me devagarinho, como se eu tivesse 5 anos.

        • Renato Teixeira says:

          Toda a comoção com os inocentes. Todos os inocentes! Já o chicote bem podia ficar pelos culpados.

  7. fnv says:

    Saudando um atentado da extrema-direita norueguesa ( “Levar a guerra a casa”) etc?
    Cada vez melhor, o 5Dias.

    • Renato Teixeira says:

      Saudando? Ainda não tenho elementos para mais do que evidenciar factos e consequências inevitáveis. Esperemos mais um pouco para ver quem merece a continência e quem deve sentar-se no banco dos réus.

  8. ovotas says:

    mais uma posta triste. enfim. boa sorte.

  9. Pedro says:

    Que os especialistas em terrorismo comecem já a arranjar bodes expiatórios, é típico, agrada-me bastante observar a relutância do Renato em precipitar-se a conclusões.

    Entretanto deixo-vos algumas notícias circunstanciais (atenção, algumas são traduções do Google):

    21 Julho 2011Jonas Gahr Store: The occupation must end, the wall must be demolished and it must happen now (Ministro dos Negócios Estrangeiros – Google Translate) artigo original

    19 Julho 2011Foreign Minister urges Palestine donor help

    onde afirma:
    I urge Israel to work systematically to improve the conditions for Palestinian value creation and to lift the current blockade of Gaza

    Norway believes it is perfectly legitimate for the Palestinian president to turn to the United Nations with such proposals

    18 Julho 2011Jonas Gahr Store: – Norway is ready to recognize a Palestinian state

    6 Julho 2011The Norwegian delegation in Gaza gives up

    12 Junho 2011Norway to end Libyan fighter contributions

    15 Dezembro 2010The Palestinians have an embassy in Oslo

    16 Dezembro 2010Israel condemns Palestinian embassy

    • Pedro says:

      É de notar que a notícia de ontem:

      Jonas Gahr Store: The occupation must end, the wall must be demolished and it must happen now

      foi proferida onde o atentado de hoje ocorreu (Utøya, acampamento da juventude política to partido do governo AUF, juventude que além disso apela ao boicote a Israel)

      AUF WANT BOYCOTT: Foreign Minister Jonas Gahr Store was met by demands that Norway must recognize a Palestinian state when he visited the Labour Youth League summer camp at Utøya Thursday. Her blir Støre geleidet rundt i leiren av AUF-leder Eskil Pedersen. Here the Minister ushered around in the camp of the AUF leader Eskil Pedersen. (Foto: SCANPIX) (Reuters)

      Isto é matéria de facto… não de mera especulação ou teoria (da conspiração).

      • Renato Teixeira says:

        Acho forçada a relação, confesso. Mas já se viu de tudo neste mundo. Venha de onde vier a guerra está em casa de quem a anda a produzir por esse mundo fora. Não lhe parece?

      • Pedro says:

        Como o Renato, ainda não tirei as minhas conclusões. Esta pequena selecção (por natureza subjectiva e tendenciosa) que sirva mais de antidoto aos venenos do costume, e não para curar a doença da desinformação/manipulação.

        A desinformação prolifera, e acabo de me cruzar (noutro site que não menciono) com a prova em como a desinformação também se encontra em fontes supostamente progressistas, esperando para já que não tenha grandes repercussões e que o site em causa (que já foi informado) se retrate da notícia que emitiu, idealmente atribuindo o mesmo espaço/tempo nesse fim.

        Só digo que venha de onde vier, é ABSOLUTAMENTE ESSENCIAL VERIFICAR FONTES sobretudo nos tempos correntes.

        E respondendo… sim parece-me que quem faz guerra, habilita-se! No entanto parece-me também que a Noruega como alvo estaria uns furos largos abaixo dos alvos mais imediatos para o leque de eventuais beneficiários (qui bono) deste atentado. Aliás benefícios/beneficiários esses que ainda é muito cedo para inventariar como plausíveis.

        E isto é deixando de lado aquilo que a História tem demonstrado como os incontornáveis beneficiários do terrorismo, se não numa interpretação a curto prazo naquela que é a longo prazo.

        Estamos a viver pressões inauditas, imensas e crescentes para darmos respostas que nunca exigiram tamanha ponderação, receio pela insurgência do imediato perante a maior complexidade do Problema!

  10. Pingback: Anders Behring Breivik! | cinco dias

  11. Pingback: Descubra as diferenças « O Insurgente

  12. Pingback: Descubra as diferenças (2) « O Insurgente

  13. Pingback: Anders Breivik e 5 Dias: a violência como o ponto em que os extremos se tocam « O Insurgente

  14. Pingback: Música para os tempos que correm V – Sexo, drogas, feminismo, distorção e Carlos Guimarães Pinto. | cinco dias

  15. Sofia says:

    repugnante

  16. Vasco says:

    «O massacre terrorista na Noruega exige condenação e vigilância. É inseparável das campanhas de promoção da violência, da guerra e duma extrema-direita cada vez mais abertamente racista. É inseparável da teorização dos «choques de civilização» que tentam «legitimar» as infindáveis guerras de agressão imperialistas no Médio Oriente e mundo árabe.»

    Jorge Cadima, no Avante! de hoje.

    http://www.avante.pt/pt/1965/opiniao/115616/

Comments are closed.