O nosso dia, amanhã. O almoço deles. A praia dos outros.

 

1

Amanhã, faça o tempo que fizer, os que sempre lutam festejarão o 1º de Maio com a CGTP, a central sindical de classe dos trabalhadores portugueses. Como constatámos recentemente no 25 de Abril, não foi com acções fáceis, cómodas e mediáticas à vontade do freguês, que ficámos mais ricos e com super-poderes. A única luta que vence é aquela que ganha consciências. A única luta que conquista consciências é a do dia-a-dia, persistente e trabalhosa. Inversamente, toda a acção que aponta caminhos fáceis, serve de escape e afasta do caminho da emancipação (do caminho da tomada de consciência) novos companheiros de jornada. Nada disto exclui, antes requer, a alegria e a criatividade. Mas alegria e criatividade aliadas à consistência política e à constante exigência de entrega e coragem.

Amanhã celebramos o 1º de Maio porque é o nosso dia. Temos o dever de celebrá-lo em luta porque ele foi negado a quem por ele se bateu com medo, coragem e sangue. Não podemos deixar de refazer este dia, pois ele é também um pedaço desse território livre que a história dos nossos heróis anónimos conquistou  e nos entregou para cuidar.

2

Amanhã, as forças da emancipação sobem até à Alameda. E as forças da traição descem à restauração. Vejamos então a convocatória de um sindicato da UGT:

“Caro Colega,
O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas vem convidá-lo para um almoço convívio no 1º de Maio, integrado nas comemorações do Dia do Trabalhador.
Oferecido pelos Sindicatos da Febase, o almoço tem lugar pelas 12h00 nas nossas instalações no Marquês de Fronteira, em Lisboa, onde aos sócios do SBSI se juntarão colegas dos restantes Sindicatos da Federação.
À semelhança dos anos anteriores, o almoço precede a manifestação da UGT na Av. da Liberdade. A Central Sindical e os Sindicatos nela filiados vão pugnar por medidas de combate à crise e reivindicar a manutenção do emprego, o reforço da negociação colectiva e a defesa do Estado Social.
Vamos encher os Restauradores!
As inscrições para o almoço devem ser feitas, impreterivelmente, até às 17h00 do dia 29 de Abril (sexta-feira), indicando o número de acompanhantes (sem limite) para que seja possível calcular o número de presenças e organizar tudo em conformidade.
Os sócios interessados devem fazer a inscrição no respectivo Secretariado ou directamente para a Direcção:
Tel: 21 321 60 90 Fax: 21 321 61 80 e-mail: direccao@nullsbsi.pt
Esperamos contar consigo para mais uma vez, todos juntos, comemorarmos o Dia do Trabalhador.
Viva o 1º de Maio!
A Direcção”

Portanto, caros colegas, há sempre uma febra que espera por si. O Continente e o Pingo Doce vão estar abertos. A UGT pode fazer aí as suas compras de última hora. Afinal sempre há almoços grátis.

Este artigo foi publicado em cinco dias and tagged , , , . Bookmark the permalink.